Stephan Barcha confirma o bi brasileiro Senior Top; José Reynoso, penta, emplaca em 4º lugar

18 de julho de 2022

No domingo, 17/7, a grande final do Campeonato Brasileiro Senior Top 2022 – valendo como última seletiva objetiva para os Jogos Sul-americanos, Odesur 2022 – movimentou a Sociedade Hípica Paulista decidido em um GP, a 1.60 metro, disputado em dois percursos distintos. Ao final, Stephan Barcha montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato consecutivo 2021/2022.

Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio deram show de categoria

Mas a decisão foi acirrada. Com uma falta na 1ª passagem Stephan deixou a pista na vice-liderança parcial e Guilherme Foroni montando Casella Blanca JMen que zeraram o 1º percurso passaram a liderar com 1 ponto perdido trazido da 2ª parcial disputada na 6ª feira, 15/7. Já na 2ª volta Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio fizeram um percurso perfeito no traçado idealizado pelo argentino Ivan Tagle.

Stefan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, bicampeões brasileiros senior top 2021/2022, retornam às pistas no Indoor 2022 também em busca do bi no GP

Último a largar no 2º percurso, Guilherme e Casella Blanca JMen, de apenas 9 anos, estreantes em um Brasileiro, fecharam com 9 pontos perdidos e 10 ao longo da competição, conquistando o vice-campeonato.

Guilherme e Casella Blanca JMen em salto perfeito a caminho do primeiro título

“Campeonato é campeonato, percurso é percurso, não pode vacilar. Eu montei um pouco forte na água, ela esquentou, tem muito temperamento. Mas aí a 2ª volta veio coroar o Campeonato bonito, com uma disputa legal com o Gui (Foroni) até o final. Estou muito feliz pela consistência da égua,” comemorou o Stephan. “A Primavera vai descansar um pouco, agora vamos para o Indoor e aí fazer a preparação final para o Odesur 2022. Eu gostaria de agradecer todo mundo que me ajuda, ao proprietário da égua José Romero Gomes da Silva e à família Maranhão Gomes, que não estão aqui, mas estão torcendo, ao time Chevaux, ao Haras Império Egípcio, que esse ano me apoia e me dá mais um suporte para essa égua fantástica e olhar em frente”, acrescentou o campeão.

Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio na reta chegada rumo título perante casa na Hípica Paulista

“É o bicampeonato, agora vamos para o Odesur e se Deus quiser, ano que vem o Pan-americano e lutar muito por Paris 2024”, comemorou Stephan, ao lado de sua esposa Roberto e três filhos. “Gostaria de fazer um agradecimento a mais para essa trinca, meus três filhos, e minha esposa maravilhosa Roberta. Há dois meses não vou para casa, concurso em cima de concurso e é tudo por eles. Logo serão as crianças estarão montando, se eu não tivesse o suporte da Roberta não seria possível.

Três conjuntos com 23 pontos perdidos ao longo dos quatro percursos do campeonato foram ao desempate para decisão do bronze que ficou com Marcello Ciavaglia com GR Garuda, pista limpa, 37s46.

Mais um importante resultado Marcello e GR Garuda

José Roberto Reynoso Fernandez Filho, pentacampeão brasileiro senior top e sócio da SHP, levou sua nova montaria Santiago Rosebud, ao 4º posto, sem faltas, 39s64.

Zé Roberto e Santiago Rosebud, BH de apenas 9 anos, teve apenas 15 dias de adaptação antes da competição

Já em 5º lugar chegou o jovem talento Paulo de Miranda com Kentucky M, que fechou o desempate, com uma falta, em 41s62.

Paulo e Kentucky M, BH de apenas 9 anos, de propriedade e criação de Caio Costa, sócio da SHP

E fechando o placar na 6ª colocação aparece Guilherme, dessa feita, com Chelsea JMen, totalizando 24 pp ao longo do campeonato. O Campeonato distribuiu R$ 140 mil em premiação.

Comemoração no pódio do Brasileiro Senior com dirigentes, familiares, patrocinadores e amigos

Sobre a Seletiva rumo ao Sul-americano 2022

O Campeão Brasileiro tem vaga assegurada nos Jogos Sul-americanos 2022, em Assunção, no Paraguai, entre 7 e 11/10. Outras duas vão para o vencedor e vice da seletiva. Ao todo foram quatro as etapas seletivas, além do Brasileiro em curso. A equipe é de cinco conjuntos (incluindo um reserva). As outras duas vagas serão definidas pela comissão técnica. Pedro Paulo Lacerda, chefe de equipe do Time Brasil de Salto, acompanhou a competição.

SHP com Imprensa CBH; imagens: Felippe Saad

Notícias Relacionadas