Hidroesteira

É um equipamento capaz de submeter os cavalos a um exercício intenso, de baixo impacto e excelente intercâmbio calórico.

Além de desses benefícios, na hidroesteira o animal estará parcialmente submerso, mas sempre com os membros em contato com o piso, mantendo a postura (sem movimentos laterais) e trabalhando os mesmos músculos utilizados normalmente durante o trabalho montado, porém reduzindo a chance de traumas e stress (Equiboard, 2023)

Originalmente as esteiras foram projetadas para a reabilitação de lesões músculo-esqueléticas em humanos, mas seu uso rapidamente se popularizou no treinamento e condicionamento físico. Atualmente, os programas de reabilitação e condicionamento aquáticos vem ganhando popularidade em uma ampla variedade de espécies. Essa modalidade de duplo objetivo reflete as propriedades únicas da água: sua viscosidade combinada com a flutuação permite exercícios de alta resistência e baixo impacto, o que é importante ao reabilitar um animal com lesões, e também ao tentar evitar lesões futuras.

A hidroesteira revolucionou a reabilitação e o condicionamento de atletas humanos, e hoje esses mesmos princípios estão ganhando reconhecimento no treinamento e condicionamento de equinos atletas. Segundo a pesquisadora Persephone Greco-Otto, do Canadá existem inúmeras alegações sobre os benefícios do exercício em hidro esteiras para cavalos, mas as evidências não são conclusivas.

Na hidro esteira disponível na SHP é possível controlar a velocidade da esteira e a altura da água. Essas características são essenciais, pois permitem aos profissionais responsáveis a variação dos protocolos de reabilitação, importante para abordar diferentes estágios de lesões musculoesqueléticas, para aumentar a mobilidade articular, melhorar o controle postural, promover resistência e ativação muscular, além de diminuir a inflamação.

 

O uso da hidro esteira possibilita:

  • Ganho de massa muscular;
  • Melhora na qualidade dos movimentos;
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
  • Desenvolvimento da flexibilidade e elasticidade;
  • Menor tempo de recuperação dos equinos;
  • Previne patologias osteomusculares normais em exercício de pista;
  • Substitui os exercícios montados para a reabilitação de tendinites, desmites e tratamento de dor.
    Hidroesteira

    Regras de uso:

     

    • Proprietário/Responsável do animal deve assinar o termo de responsabilidade previamente na secretaria da Vila Hípica;
    • Primeira compra será do Ticket de adaptação, o qual permitirá 15 passagens pelo equipamento, para que o cavalo se habitue aos sons, contato com a água e movimentação;
    • Após as 15 passagens deverá ser comprado o ticket para hidroesteira na secretaria da Vila Hípica, o qual deve ser entregue ao operador do equipamento, no momento do uso;
    • Deve-se agendar um horário com o operador, que acompanhará todo o treinamento/passagem do animal, seguindo as recomendações do Médico Veterinário.