Equoterapia

A Equoterapia é indicada como tratamento complementar para crianças e adultos com deficiências físicas e intelectuais e necessidades de especiais. Também é indicada no tratamento de transtornos de desenvolvimento, síndromes genéticas, distúrbios de aprendizagem, hiperatividade e déficit de atenção, depressão, estresse, fobias, medos e agressividade.

A Equoterapia, a cargo de uma equipe multidisciplinar, é aplicada por intermédio de programas específicos, organizados de acordo com as necessidades do praticante e dos objetivos a serem alcançados.

Hipoterapia

O enfoque principal é a reabilitação física. O cavalo é o principal recurso e é utilizado como instrumento cinesioterapêutico de forma a favorecer ganhos motores como equilíbrio, força muscular, adequação de tônus muscular, reações posturais. Além disso são utilizadas técnicas específicas da área da fisioterapia para atingir resultados ainda mais positivos.

Reeducação Equestre 

O praticante já apresenta condições de se manter sozinho sobre o cavalo e consegue interagir com o animal e ambiente. As atividades deste programa estão direcionadas a intervenções nas áreas da educação.

Pré-esportivo 

O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo sozinho, podendo participar de práticas específicas de equitação. Aqui o cavalo é utilizado como instrumento de inserção social.

Benefícios físicos

O passo do cavalo realiza um movimento tridimensional similar à marcha humana. Quando se está montado a cavalo esses estímulos são transmitidos ao Sistema Nervoso Central, desencadeando respostas neuromusculares que favoreçam o equilíbrio, adequação do tônus muscular, reações de proteção, fortalecimento muscular entre outras habilidades motoras que possibilitem maior desempenho e independência funcional. Em paralelo são utilizadas técnicas específicas da área da fisioterapia para atingir resultados ainda mais positivos.

Aspectos Psicológicos

Inúmeras pesquisas científicas relatam os benefícios do convívio com animais e, com cavalo, não seria diferente. A relação de amizade e afeto pelo animal, de familiarização com o ambiente equestre propiciam ao praticante um caminho de descobertas e novas conquistas. O contato com a natureza, num espaço amplo e arborizado permite que o praticante se desvincule de sua doença que, muitas vezes se encontra atrelada a baixa auto-estima, a depressão e ao stress e busque sua saúde.

Aspectos educacionais

O cavalo e o ambiente equestre são facilitadores e motivares de aprendizagem. Com a utilização de materiais lúdicos e pedagógicos é possível durante a montaria trabalhar habilidades cognitivas, habilidade de memória, atenção. As atividades psicopedagógicas são elaboras de acordo com a necessidade do praticante e podem estar associadas às habilidades que o mesmo está aprendendo na escola. Utilizando percursos com letras, números, cores podemos trabalhar habilidades cognitivas como: associação, comparações, classificação entre outras habilidades como noção de direita e esquerda (lateralidade), espacial, corporal, coordenação motora ampla e fina.

Também integram as atividades e trabalhos em solo que podem acontecer antes ou depois da montar como higiene do animal, alimentação e encilhamento. Em um contexto lúdico e de cuidado com o animal, os praticantes são incentivados a se sentirem mais preparados a desempenhar suas atividades rotineiras.

Aspectos sociais

Os esportes têm sido cada vez mais utilizados como ferramenta de integração e inclusão social e a prática de andar a cavalo não seria diferente. O esporte e a atividade física são fatores motivadores extremamente positivos.

Resumo benefícios complementares

  • Desenvolvimento biopsicossocial e melhora da qualidade de vida;
  • Melhora da autoestima, confiança e afeto;
  • Momento de lazer e contato com a natureza;
  • Estímulo ao relacionamento interpessoal e reintegração social;
  • Desenvolvimento das potencialidades particulares do praticante reintegração social;

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 18:00
Sábado das 08:00 às 12:45

Contato

Mariana Fernandes

Responsável – Equoterapia

Telefone

+55 (11) 5504-6162

E-mail

equoterapia@shp.org.br

Equipe

Mariana Fernandes Pereira Favero

Psicóloga e Coordenadora

Mayara Santos Silva

Fisioterapeuta

Natale Gerbelli Toller

Fisioterapeuta

Verônica Diegues Gomes da Cruz

Psicóloga

Vinicius da Silva

Fisioterapeuta

Como apadrinhar uma criança?

Você pode fazer parte da nossa história apadrinhando uma criança e dando a ela a oportunidade de ter sua vida transformada, mediante um investimento mensal pelo período de um ano (que é o tempo médio para conquistar os resultados significativos).

Os resultados emocionam e incentivam a quem pratica, nossa equipe e a todos os outros envolvidos.

Notícias da Escola

Alerta de golpe fraudulento em nome da secretaria da Escola

Alerta de golpe fraudulento em nome da secretaria da Escola

Gostaríamos de alertá-los sobre uma situação preocupante que recentemente veio ao nosso conhecimento. Temos recebido relatos de que um número desconhecido está entrando em contato com algumas famílias, se passando pela secretaria da escola e oferecendo vagas mediante...