Polo

Polo e a Hípica Paulista

 

A paixão pelo Polo permeia gerações de famílias paulistanas há mais de 100 anos formando craques e perpetuando o apreço por esse que é considerado o Jogo dos Reis. Resgatando e mantendo a tradição, o lendário campo de polo “Calu Souza Aranha” da Sociedade Hípica Paulista, único na capital e recém reformado, foi reinaugurado em grande estilo no Grand Polo em 24 de junho de 2017.

Os jogos de polo promovidos pelos amantes do hipismo já movimentavam os campos das famílias da alta sociedade em suas fazendas no interior do Estado de São Paulo no início do século 20. Mas foi em 1927 que a Hípica promoveu o primeiro torneio de Polo na então sede de Pinheiros, apresentando a novidade ao público.

Em 1942, a Hípica Paulista mudou para sua terceira e definitiva sede no Brooklin e o Polo junto com o Salto era o grande foco esportivo. Entre os pioneiros na história do Polo estão Osvaldo Porchat, Paulo Aquino, Alfredo Penteado, Dario Meirelles, Totó Meirelles, Fernando Dehaume, Octaviano Souza Bruno, Joaquim Egydio Souza Aranha, PG Meirelles e Calu Souza Aranha, entre muitos outros.

Em sua passagem pela Hípica em 1979, o herdeiro do trono inglês Príncipe Charles venceu o Torneio Príncipe de Gales tendo como companheiros PG Meirelles, Antônio Palma e José Luiz Herreros.

Fundado em 1975, por Giorgio Moroni e amigos da Hípica Paulista, o Helvetia Polo Country Club, em Indaiatuba, com mais de 20 campos é a grande e fantástica sede dos principais Torneios da modalidade. Nos campos do Helvetia e região as famílias Souza Aranha, Matarazzo, Mansur, Martins Bastos, Coutinho, Kalil, Junqueira, Rudge, Meirelles, Moroni e Scott seguem fazendo a história do polo brasileiro e mundial.

Sem dúvida, um Torneio de Polo no campo da centenária Sociedade Hípica Paulista, é mais que especial: adrenalina e beleza do jogo e todo glamour e tradição da elite ligada à modalidade no coração da capital paulista.

Calendário

Regulamentos