Adestramento

O que é Adestramento ?

 

Considerado o mais clássico dos esportes hípicos, o Adestramento tem sua origem no século XVI, na Itália, à época do Renascimento das artes e ciências. Os exercícios desenvolvidos têm como base as antigas práticas de guerra através de reedições de testes feitos com cavalos nos exércitos europeus, em especial as Academias de Nápole e Ferrari.

No Adestramento, internacionalmente conhecido como Dressage, o conjunto (cavalo/cavaleiro) precisa efetuar determinados movimentos – que são as figuras, divididas em menor ou maior grau de dificuldade, de acordo com o nível da reprise – completamente entrosado, revelando harmonia e equilíbrio.

O Adestramento estreou nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, Suécia, em 1912. A modalidade faz parte dos Jogos Equestres Mundiais (World Equestrian Games) desde a primeira edição em 1990, na Suécia, e dos Jogos Pan-Americanos e campeonatos continentais como o Europeu e o Sul-Americano, além de promover anualmente uma Final da Copa do Mundo, realizada na Europa, e que reúne os melhores conjuntos do mundo da modalidade.

 

Adestramento no Brasil

 

No Brasil, o esporte foi introduzido em 1922, quando da vinda da Missão Militar Francesa. Em 1941, com a fundação da Confederação Brasileira de Hipismo, no Rio de Janeiro, o Adestramento foi oficializado como prática esportiva. O primeiro Campeonato Brasileiro foi realizado em 1955, no Rio de Janeiro.

Nas décadas de 1970 e 1980, a modalidade conquistou importantes resultados que colocaram o Brasil na ótica mundial do esporte. A partir dos anos 1990, os países do Cone Sul aceleraram o processo de integração, se unindo na promoção de provas, o que resultou na realização dos Concursos de Dressage Internacional (CDI) e o Campeonato Sul-americano. Ainda na década de 1990, consolidaram-se parcerias entre Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e suas federações estaduais – principalmente a Paulista (FPH) – e a iniciativa privada na promoção de provas nacionais e internacional (Copa Amil e Torneio Gerdau) para desenvolvimento do esporte.

A partir de 2003, o Adestramento conquistou uma importante aliada na promoção, fomento e organização do esporte: a Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL), chegando a responder por mais de 60% dos inscritos em provas nacionais e internacionais.

Notícias de Adestramento

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...

Calendário

Rankings

Parcial do ranking de Adestramento SHP após 2 de 8 etapas

Parcial do ranking de Adestramento SHP após 2 de 8 etapas

Em 20/4, o Ranking de Adestramento SHP chegou a sua 2ª de oito etapas ao longo da temporada 2024 com nada menos que 98 conjuntos inscritos. Com status de mais concorrido ranking da modalidade no Estado e país, o Ranking conta com patrocínio Laffranchi, Amigos do...

Premiação do Ranking de Adestramento SHP em foco

Premiação do Ranking de Adestramento SHP em foco

Na noite da quinta-feira, 30/10, a premiação do 27º Ranking de Adestramento SHP contou com a presença dos melhores do ano, familiares, amigos e patrocionadores. Michele Behar, vice-presidente da SHP e diretora de Adestramento, deu as boas vindas a todos agradecendo a...