100% de aproveitamento de Carolina Chade na conquista do Brasileiro de Juniores; Pedro Egoroff e Thales Marino chegaram em 3º e 4º lugar

16 de julho de 2019

Para a Sociedade Hípica Paulista, o saldo no Campeonato Brasileiro da Juventude 2019 no Clube Hípico de Santo Amaro, entre 10 e 14/7, foi mais que positivo: dois ouros individuais junior, pré-junior e uma prata individual mini-mirim, por equipes ouro e prata na série junior (premiação extraoficial), prata pré-junior e ouro pré-mirim. Fechando a rodada dos cinco campeonatos de alto rendimento o segundo ouro para uma amazona da SHP foi de Carolina Chade, a Cacá, montando Flying High das Umburanas na difícil categoria Junior, disputada a 1.45 metro.

Carolina, a Caca, e seu Flying High das Umburanas a caminho da vitória

Dos 18 conjuntos que disputaram a 1ª parcial, 16 foram para a terceira e última prova sob dois percursos. Ao final somente Caca e Flying High das Umburanas garantiram duplo zero falta sagrando-se vencedora da prova e do campeonato sem um único derrube e apenas 1,71 pontos perdidos (pp) trazidos da 1ª parcial.

Carolina, vencedora da prova final e do campeonato também levou o prêmio de conjunto mais bem apresentando, aqui em registro com seu pai e avós

Com essa conquista, Carolina, 16, acumula os títulos brasileiros mini-mirim 2014, o vice-campeonato sul-americanos mirim 2016, dois vice campeonatos brasileiros pré-junior 2017/2018 e agora o campeonato brasileiro pré-junior 2019. “Essa conquista é fruto do trabalho de todos os dias, a dedicação e amor que eu tenho pelos cavalos e tudo que eu gosto. Então é muito bom ver todo o esforço e amor sendo recompensado nos resultados. Agora minha próxima grande meta é o Sul-americano 2019”, comemorou Caca, que treina com seu padastro Marcos Ribeiro Jr.

Uma imagem que vale mais que 1000 palavras

O vice-campeonato ficou com outra jovem amazona de São Paulo já consagrada em pistas internacionais Sarah Pimenta da Costa, campeã sul-americana pré-junior 2017, que montando Gentle Z fechou o campeonato com apenas 5,11 pp, com uma única falta no 2º percurso da prova final.

Na 3ª e 4ª colocação aparecem mais dois jovens talentos sócios da SHP: Pedro Egoroff, bicampeão do ranking brasileiro junior 2016/2017 e vice-campeão brasileiro junior 2018, apresentando Umeunig Z, 12 pp, Thales Marino, campeão sul-americano junior 2018, montando Deauville, 12,47 pp.

Pedro Egoroff e Umeunig Z, irmão próprio de seu cavalo Wangu Cooper
Festa no pódio da categoria Junior

A exemplo das categorias pré-mirim, mirim, pré-junior, a disputa dos juniores foi válida o Sul-Americano da Juventude 2019 que acontece no Paraguai, entre 16 e 22/9.”Achei o Campeonato Brasileiro muito bom e cada vez mostra mais a importância das seletivas. A gente observa que as seletivas preparam muito bem o pessoal para chegar ao Campeonato Brasileiro que, por sua vez, vale como prévia para o Sul-americano. Então eu acho que esse modelo tem dado muito certo”, ponderou Caio Sérgio de Carvalho, que acompanha a evolução e bem sucedida campanha da nata jovem do hipismo em Sul-americanos há mais de 10 anos. O Brasil é líder absoluto do quadro de medalhas na competição.

Caio Sérigo de Carvalho, ilustre cavaleiro da SHP e diretor das categorias de base da CBH, com Pedro Paulo Lacerda, diretor de Salto, e Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da SHP, atentos ao desempenho dos atletas.

“Os resultados que temos conquistado vêm muito em função desse processo com boa armação e crescente grau de dificuldade dos percursos nas seletivas”, observa Caio, ex-cavaleiro olímpico e treinador de diversas gerações de campeões. “No Campeonato Brasileiro temos um confronto direto entre os cavaleiros e as mesmas características do Sul-americano e, por isso, a parte emocional já é totalmente diferente. Nas seletivas sempre é possível descartar um percurso e no Brasileiro não, assim podemos observar ainda melhor os conjuntos”, acrescentou o dirigente. “Agora a comissão da CBH já fez uma prévia do processo seletivo, vamos esperar o resultado oficial para ter certeza dos números e fazer uma avaliação final. Queremos soltar a convocação ainda antes do Brasileiro de Young Riders.”

Na categoria Junior, a disputa das equipes foi extraoficial uma vez que contou com duas equipes de São Paulo e uma mista. E coube a São Paulo na dobradinha no topo do pódio e a equipe mista Pará e São Paulo ficou com o 3º lugar. Carolina com Flying High das Umburanas integrou a equipe campeã ao lado Sarah Azevedo Pimenta da Costa / Gentle Z, Lys Kang / Macarena Tok e Raphael Mari / Gicara 2. Enquanto a equipe medalha de prata contou com os sócios Thales Gabriel de Lima Marino / Deauville, Raphael Halaban / Rahmannhof´s Canterburry e Pedro Egoroff / Umeunig Z ao lado de Juliana Salles Amaral de Almeida / Christoball JMen.

São Paulo dominou o pódio das equipes com direito a quatro representantes da SHP

Campeã Carolina Souza Chade / Flying High das Umburanas – FPH – 1,71 pp
Vice Sarah Azevedo Pimenta da Costa / Gentle Z – FPH – 5,11 pp
3º Pedro Malucelli Egoroff / Umeunig Z – FPH – 12 pp
4º Thales Gabriel de Lima Marino / Deauville – FPH – 12,57 pp
5º Lys Katherine Park Kang / Macarena Tok – FPH – 13,26 pp
6º Laura Bosquirolli Tigre / Fleur de Vauxelles – FGEE – 16,99 pp

SHP com a fonte Imprensa CBH ; fotos: Luis Ruas

Notícias Relacionadas