Representantes da SHP dão show no Brasileiro de Masters

13 de agosto de 2018

Em clima de confraternização cavaleiros e amazonas acima de 40 anos dos mais diversos Estados estiveram a postos no Campeonato Brasileiro de Masters na Sociedade Hípica Portoalegrense, entre 9 e 12/8. Foram disputadas quatro séries: Master B, 1 metro, Master A, 1.10 metro, Master, 1.20 metro e Master Top, 1.30 metro, todas com armação de José Evandro Gervásio de Oliveira. O Brasileiro de Masters é o único Campeonato exclusivo para maiores de 40 anos, lembrando que o hipismo é o único esporte olímpico em que homens e mulheres competem em condições de igualdade e sem limite de idade.

Na disputa individual dois títulos ficaram com São Paulo e outros dois com Rio Grande do Sul. Os representantes da Sociedade Hípica Paulista Ronaldo Milan, Roberto Podval, José Marino, José Miguel Neto, Luiz Felipe Verdi e Katia Loeb honram São Paulo em todos os pódios.

Ronaldo Milan é o campeão brasileiro Master B

Fazendo jus à experiencia – que no hipismo faz a diferença – o paulista Ronaldo Milan montando Villa, único sem faltas ao longo das três provas, foi o grande campeão da série Master B, superando demais 18 conjuntos. Outros quatro conjuntos – todos com uma falta – habilitaram-se ao desempate na decisão pela medalha de prata e bronze. Sem poder ficar com dois cavalos entre os primeiros Ronaldo – que detém cerca de 20 títulos brasileiros e estaduais – abdicou de saltar com sua segunda montaria Stan de Bedon.

Ronaldo com Villa comemora o merecido título brasileiro

Sagrou-se vice-campeã, honrando as cores do Rio Grande do Sul, Cinara Machado Silveira com FG Alegra que zerou o desempate em 29s98. Em 3º lugar chegou Ingrid Nogueira Araújo com One Love, sem faltas, 33s34, também representando o hipismo gaúcho. O cavaleiro da SHP José Antonio Miguel Neto com QH Divendy garantiu a 4ª colocação.

José Miguel com QH Divendy

Ronaldo com o amigo Eduardo Carvalho, o treinador Totty Miranda e anfitrião gaúcho Antonio Tigre

Master B – 1 metro – 19 conjuntos

Campeão Ronaldo Milan / Villa – FPH – 0 pp
Vice Cinara Machado Silveira / FG Alegra – FGEE – 4 pp
3º Ingrid Nogueira Araújo / One Love – FGEE – 4 pp
4º José Antonio Miguel Neto / QH Divendy – FPH – 4 pp
5º Ronaldo Milan / Stan de Bedon – FPH – 4 pp
6º Caroline Pereira Cadore / Donatella Mystic Rose – FCH – 8 pp

Roberto Podval é vice e José Vicente, bronze, no Brasileiro de Masters

Na categoria Master a medalha de ouro ficou em casa com Paula Garcia Rodrigues com A após desempate com o cavaleiro da Sociedade Hípica Paulista Roberto Podval,vice no Paulista de Masters, apresentando Carousi. Ana Paula e Royal Calei zeraram em 40s10 conquistando o título. Com uma falta, em 42s94, Roberto com Carousi foi vice. Em 3º lugar chegou José Vicente Marino, também sócio da SHP, com Coupe, com apenas 4 pontos ao longo da competição. Com One Step du St Homme, Podval também foi 5º colocado. A categoria teve participação de 14 conjuntos.

Missão cumprida para Podval e Carousi

Ótima atuação de José Vicente com Coupe

Master – 1.20 metro – 14 conjuntos


Campeã Ana Paula Garcia Rodrigues / Royal Calei – FGEE – 0 pp
Vice Roberto Podval / Carousi – FPH – 0 pp
3º José Vicente Marino / Coupe – FPH – 4 pp
4º Rodrigo Barrozo / Chaparral – FPrH – 8 pp
5º Roberto Podval / One Step du St Homme – FPH – 8 pp
6º Fabiane Bauab / Evine VDL – FPrH – 12 pp

Gilberto Freire, paranaense sócio da SHP, é 5º no Brasileiro Master A

Na categoria Master A, cinco dos 20 conjuntos fecharam a 3ª e última prova sem faltas habilitando-se ao desempate na corrida pelo título. Com mais um atuação perfeita o multipremiado paulista Antonio Manoel Lopes Sanches, o Toninho, montando Borachan Bruno zerou em 27s38 acrescentando mais um título brasileiro à sua coleção. A amazona da casa Marta Bier Johannpeter com Navenna de Joter foi vice, pista limpa, 29s12. Enquanto o paranaense Alexandre de Oliveira Franco montando Enigmatic Journey Polana garantiu bronze, sem faltas, 31s72. O cavaleiro paranaense sócio da SHP João Gilberto Freire com Temprament garantiu a 5ª colocação.

À direita João Gilberto, sócio da SHP, 5º colocado

Master A – 1.10 metro – 20 conjuntos


Campeão Antonio Manoel Lopes Sanches / Barochan Bruno – FPH – 0 pp
Vice Marta Bier Johannpeter / Navenna de Joter – FGEE – 0 pp
3º Alexandre de Oliveira Franco / Enigmatic Journey Polana – FPrH – 0 pp
4º Andrea Hering Vilas Boas / Accordeus – FPrH – 0 pp
5º João Gilberto Freire / Temprament – FPrH – 0 pp
6ºE Antonio Manoel Lopes Sanches / Best of Z – FPH – 4 pp
6ºE Marta Bier Johannpeter / Srta Aciana Joter – FGEE – 4 pp

Luiz Felipe Verdi é 4º no Brasileiro Master Top

Finalmente na série Master Top, o cavaleiro profissional Denis Gouveia montando Visa Versa DV Z confirmou favoritismo faturando ouro pelas cores do Rio Grande do Sul com apenas 4 pontos perdidos (pp), superando demais 6 conjuntos. Também pelas cores da casa Cristina Marque Brambilla com Fabricio Método foi vice, 8 pp. Por São Paulo, Marcio Alexandre de Sales com Carlana chegou em 3º lugar, 17 pp. O cavaleiro da SHP Luiz Felipe Verdi com Garçon van de Burcht, vice-campeão paulista Master Top, subiu ao pódio em 4º lugar, 17 pp.

Luiz Felipe prestigiado na cerimônia de premiação

Somente na categoria Master Top é permitida a participação de profissionais. Em todos as demais categorias estiveram em pista exclusivamente cavaleiros e amazonas amadores.

Master Top – 1.30 metro – 7 conjuntos


Campeão Denis Gouveia / Visa Versa DV Z – FGEE – 5 pp
Vice Cristina Marque Brambilla / Fabricio Método – FGEE – 8 pp
3º Marcio Alexandre de Sales / Carlana – FPH – 17 pp
4º Luiz Felipe Verdi / Garçon van de Burcht – FPH – 17 pp
5º Marco Antonio Martini Frederico / Be Impressed – FPH – 26 pp

Na disputa por equipes – categoria Master – São Paulo foi ouro com três representantes da SHP: Roberto Podval / Carousi, José Vicente Marino / Coupe e Katia Lara Loeb / Cuszco de Narcimento ao lado de Nina Franziska Babbe / Congo Itapuã.

Everaldo Mendes, chefe de equipe de SP, com José Vicente, Katia Loeb, Nina Babbe e Roberto Podval

Resultado completo.

SHP via Imprensa CBH ; fotos: FGEE facebook

Notícias Relacionadas