Na tarde do sábado, 16/7, o GP Enio Monte, um dos grandes mentores do cavalo Brasileiro de Hipismo, foi a principal atração da Copa Santo Amaro de Salto no Clube Hípico de Santo Amaro. Disputado a 1.40 metro, o GP contou com a participação de 42 conjuntos, dentre os quais 17 habilitaram-se ao desempate. Fazendo jus a condição de sempre favorito, José Roberto Reynoso Fernandez Fº, cavaleiro da casa e da Sociedade Hípica Paulista, levou Challenger JMen à vitória sem faltas na excelente marca de 34s01.
Outro top da Hípica Paulista Fabio Sarti montando Destiny que cruzou a linha de chegada com pista limpa em 36s53 comemorou o vice-campeonato compartilhado. Uma vez que Francisco Musa com Bolero JMen registrou exatamente o mesmo resultado por Santo Amaro.
Ismar Augusto Ribeiro Neto, o Duto, com Chronos JMen honrou a Hípica de Campinas na 4ª colocação, pista limpa, 38s13. Pela Hípica Paulista, Bartholomeu Bueno de Miranda, o Totty, deu show de categoria com Ariness van´t Wolferink e cruzou a linha de chegada com pista limpa, em 40s46.
Única mulher no pódio , Roberta Motin com seu Overnight completou o pódio na 6ª colocação, sem faltas, 43s14, também honrando a SHP.
“Vencer o GP Enio Monte montando um cavalo de criação nacional, sem dúvida, é muito prazeroso. Ainda mais montando um cavalo do Haras Agromen, meu grande parceiro há muitos anos”, destacou Zé Roberto. “Eu também gostaria de parabenizar o Felipe Braga, cavaleiro da minha equipe que se acidentou e vinha montando o Challenger JMen. Foi uma tarde maravilhosa e nesse domingo, quero buscar a vitória no GP do ranking SHP.”
Justa homenagem a Enio Monte
“Estou muito emocionado com esse homenagem com um GP em meu nome”, destacou Enio Monte, de 86 anos, dos quais 41 dedicados à criação de cavalos de esporte. Pioneiro na arte de selecionar desde a década de 1970 o cavalo de hipismo nacional, Ênio Monte tem um trunfo que nenhum outro criatório brasileiro alcançou: seu Haras Itapuã, em Arandu, interior paulista, é o único criatório no País com produtos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000.
Em nome da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo, idealizada por Enio Monte em 1977, Luis Rocco, diretor técnico da entidade, entregou uma bandeja ao criador e horseman exemplar.
SHP com infos CHSA; fotos: Luis Ruas e Duílio Andrade