A Final da 8ª Etapa do Ranking de Salto da Sociedade Hípica Paulista teve direito a GP, a 1.40 metro, disputado em duas voltas. Dos 42 conjuntos, 13 voltaram para a 2ª e decisiva volta com armação de Gabriel Malfatti e premiação de R$ 30 mil. A vitória ficou em casa com o top Bartholomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, que montando Qonfidence registrou duplo zero em 45s75.
Logo atrás, com mais um percurso limpo em 45s76, o pernambucano radicado em São Paulo André Miranda montando Charleston JMen foi vice.
Pela Hípica Paulista, a 3ª e 4ª colocação foi de Fábio Sarti com Desteny, com o qual foi vice do GP no Clube Hípico de Santo Amaro em 16/7, e Umberto, ambos com duplo zero e o tempo de 46s40 e 48s32.
“A Qonfidence é excepcional. No começo do ano fizemos 13 percursos sem faltas e eu já tinha ficado em 2º em dois GPs, estava na hora dela ganhar um”, declarou Totty, referindo-se à égua de 12 anos. “Compramos ela no começo de 2014 na Europa e no final de 2015 foi vendida para minha aluna Sarah Vasconcellos que por hora parou de montar, então a égua voltou pra mim”, conta Totty. “Em 2014 emplacamos em 5º lugar no GP do The Best Jump a 1.60 metro. Mas acredito que seja montaria na altura de 1.40/1.45 metro e de vez em quando subir para 1.50 metro. Devo saltar ela no GP`/ Clássico do Aniversário da Santo Amaro e também no GP Indoor, se até então não for vendida.”
O cavaleiro elogiou a iniciativa da boa premiação no Ranking da Hípica Paulista bem como no Clube Hípico de Santo Amaro, ambos com R$ 30 mil em premiação, nesse domingo, 17, e sábado, 16, respectivamente. “Acho espetacular. Estamos em contato com a Santo Amaro e acho importante fazer um GP um dia aqui e outro lá, porque com a crise econômica no país, ano que vem provavelmente não teremos o patrocínio fortes nos GPs do circuito brasileiro. Então essas disputas são ótimas para manter os cavalos em forma. Em ambos os eventos tivemos a participação dos principais cavaleiros e o nível de competitividade fica ótimo. Assim a gente se mantém ativo para as principais competições sem diária do tratador, estabulagem, transporte dispendioso e hotel. Fica bom!”
Em 5º lugar chegou Vitor Dantas Medeiros apresentando Eros de Islavarie, sem faltas, 55s24, pela Hípica
Paulista. Com uma falta no melhor tempo do 2ª volta, 44s72, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, cavaleiro do CHSA e da SHP, montando Azrael W Sanol Dog Protécnica fechou na 6ª colocação.
A 8ª Etapa do Ranking SHP também foi válida como 1ª de 3ª seletivas para o Longines Indoor 2016 (saiba mais).
Fonte: SHP – C. May com imagens Luis Ruas