[post_date]
Rodrigo Pessoa é 4º e Cassio Rivetti, 5º, no GP do Global Champions Tour na Holanda
O cavaleiro campeão olímpico Rodrigo Pessoa conquistou neste sábado, 2/8, o quarto lugar no GP do Concurso de Salto Internacional 5* de Valkenswaard, na Holanda. O brasileiro, montando Status, terminou o percurso com uma falta no desempate e o tempo de 41s97.
A prova, com obstáculos a 1.60m, foi válida pela décima etapa do Global Champions Tour e teve como campeão o conjunto alemão Christian Ahlmann / Codex One, com triplo zero em 41s68. O segundo lugar ficou com o sueco Henrik Von Eckermann / Gotha FRH, também sem falta em 41s91, seguido pelo alemão Ludger Beerbaum / Chiara 222, com três passagens limpas e o tempo de 42s50. Há menos de mês, em 12/7, Rodrigo e Status foram vice no GP da 8ª Etapa do Global Champions Tour, em Cascais, Portugal.
O cavaleiro paulista sócio da Sociedade Hípica que defende a Ucrania Cassio Rivetti com Vivant também foi ao desempate e com uma falta em 42s37 garantiu o 5º posto.
Dos 41 conjuntos que participaram do GP, oito foram para o desempate após dois percursos sem faltas. A prova, que teve o percurso elaborado pelo italiano Uliano Vezzani, distribuiu 300 mil euros e somou pontos para o ranking mundial de salto da Federação Equestre Internacional.
Ainda nesse sábado, na prova a 1.45m, o jovem cavaleiro Marlon Zanotelli ficou em quinto lugar, com Nenuphar’Jac. O conjunto brasileiro completou o percurso sem faltas em 57s21. Marlon e Rodrigo Pessoa são dois dos cinco cavaleiros contemplados pelo projeto Brasil Medalhas, numa parceria entre a CBH, COB e Ministério do Esporte.
O Global Champions Tour é considerado o maior circuito hípico do mundo e conta com 14 etapas espalhadas pela Europa, Ásia e Oriente Médio com nove milhões de euros em prêmios. O CSI5* de Valkenswaard, que começou ontem, 1/8, e termina no domingo, 3/8, tem a participação dos principais cavaleiros e amazonas do mundo e distribui 450 mil euros em prêmios.
SHP com MktMix Assessoria de Comunicação – foto: Stefano Grasso / GCT