Representantes da SHP faturam dois ouros e três pratas no Brasileiro de Masters 2020

28 de setembro de 2020

Terminou nesse domingo, 27/9, o Campeonato Brasileiro de Master 2020 – voltado a cavaleiros e amazonas amadores acima de 40 anos – na Sociedade Hípica Paulista. A disputa se deu em quatro alturas: Master B, 1 metro, Master A, 1.10m, Master, 1.20m e Master Top, 1.30m, com participação de 104 conjuntos.

Encerrando o Brasileiro de Masters, o carioca Gustavo Padilha conquistou o penta Master Top e o cavaleiro da casa Luiz Felipe Verdi foi vice

Representantes da SHP emplacaram em todos os pódios e se para alguns atletas o hipismo e a competição vêm de longa data para outros, o Campeonato foi uma estreia. Esse foi o caso de José Roberto Lages Guimarães, tricampeão olímpico como treinador vôlei e sócio da SHP, que aos 66 anos disputou seu primeiro campeonato e na verdade até então somente havia competido em uma prova na semana anterior. Montando Hunter Massangana, Zé Roberto foi vice-campeão Master B sem faltas no obstáculos com somente dois pontos perdidos por excesso de tempo, um a cada passagem do 2º dia de competição.

José Roberto e Hunter Massangana deram show em pista

Sagrou-se campeão o experiente e sempre competitivo ginete da SHP Giancarlo Aquino, 43 anos, de volta às pistas apresentando Jab HS Farandula, único a terminar os quatro percursos ao longo dos três dias de competição, sem um único ponto perdido. Cinco conjuntos foram ao desempate para decisão da 3ª colocação que ficou com Paula Pastore com Valentina do Refúgio, sem faltas, 39s77. Todos os três primeiros representando São Paulo.

Cavaleiro Giancarlo e Jab HS Farandula abriram a rodada de campeões brasileiros masters

“Foi meu primeiro campeonato de hipismo, foi lindo e muito bem organizado aqui na Hípica Paulista. Tenho que agradecer ao Esdra Ramos e ao Caloi que são meus professores e todos que me incentivaram. Eu estava muito reticente porque realmente o nível estava alto e o meu cavalo me ajudou em diversos momentos. Estou muito feliz, não esperava nunca ser vice-campeão. Eu queria somente participar e terminar a prova. Senti um frio na barriga enorme. Para mim estar aqui foi muito mais difícil do que uma disputar final olímpica. O hipismo é dificil tecnicamente, precisamos estar muito em sintonia com o cavalo. Eu montei o cavalo Hunter Massangana só seis vezes antes da competição e acabou dando tudo certo. Foi incrível, uma sensação única, só tenho a agradecer”, destacou Zé Roberto.

Zé Roberto com seu treinador Esdra Ramos

Já na categoria Master, valeu a experiência de Richard Bilton, 55, montando BM Invictus que fechou o campeonato com apenas 1 ponto perdido. “Fui campeão paulista mirim, junior, campeão paulista e brasileiro amador em várias alturas, inclusive, no Amador Top e agora campeão brasileiro Master, é muito legal”, destacou Richard, que atualmente só monta em provas. “Meu irmão Charles Bilton, que foi campeão paulista mirim em 1972, organiza parte dos cavalos que ficam estabulados no interior paulista Ricardo Monteiro da Luz.”

Richard com BM Invictus faturou mais um título em sua bem sucedida

Quatro conjunto foram ao desempate para decisão do vice-campeonato que coube a amazona da casa Gabriella Miguel montando Simba des Flayelles, dupla campeã brasileiro Master A em 2017, única a zerar, na boa marca de 44s34.

Com Simba des Flayelles, Gabriela foi vice e montando Land Yanni do Feroleto, 3ª, mas pela regra passou para 4ª colocação uma vez que um mesmo atleta não pode ficar entre os três primeiros com dois cavalos.

Ana Carolina Borja de Almeida com Caprice van de Hermitage garantiu a 3ª colocação. Ambas representando São Paulo.

Ana Carolina e Caprice van de Hermitage

Já na categoria Master Top o carioca Gustavo Padilha, 55, confirmou favoritismo conquistando nada menos que o pentacampeonato. Montando Czamitza JMen II, Gustavo foi o único a fechar os três dias competição com zero ponto perdido.

Imbatível Gustavo Padilha: pentacampeão brasileiro Master Too

O cavaleiro da casa Luiz Felipe Verdi com Garçon van de Burcht garantiu o vice-campeonato, 7 pontos perdidos. Três conjuntos terminaram com oito pontos perdidos e dois foram ao desempate pelo bronze que ficou com Rodrigo Goulart da Cunha com Hercules Massangana, representando o Rio de Janeiro.

Luis Felipe e Garçon van de Burcht em salto perfeito

Na categoria Master A, sete conjuntos com uma falta foram à decisão do pódio. Montando Salamandra Chap Latino, Luis Ricardo Macaes Coutinho, 43, pernambucano que defende São Paulo, conquistou seu primeiro título brasileiro, após desempate, sem faltas, na ótima marca de 33s81.

Luis e Salamandra Chap Latino a caminho da vitória

O vice-campeonato ficou com a amazona Miriam Maffei com Stella Nova, por São Paulo, e Carolina Pereira Cadora com Fenícia Método, por Santa Catarina, foi 3ª, ambas sem faltas 37s12 e 37s36. Honrando as cores de São Paulo e da SHP, José Vicente Marino montando Caland Joter fechou o pódio na 6ª colocação.

Zé Vicente e Caland Joter

Final Master B – 33 conjuntos

Campeão Giancarlo Aquino / Jab HS Farandula – FPH – 0 pp
Vice José Roberto Lages Guimarães / Hunter Massangana – 2 pp
3º Paula Pastore / Valentina do Refúgio – FPH – 4 pp – 0/39s77
4º Giancarlo Aquino / Pistache da Umburanas – FPH – 4 pp – 1/43s32
5º Daniela de Azevedo Souza Defina / Darlan ML – FPH – 4 pp 0 4/46s75
6º Marcia Hernandes / Sylvano – FPH – 4 pp – Elm

Final Master A – 35 conjuntos

Campeão Luis Ricardo Macaes Coutinho / Salamandra Chap Latino – FPH – 4 pp – 0/33s81
Vice Miriam Maffei / Stella Nova – FPH – 4 pp – 0/37s12
3º Carolina Pereira Cadore / Fenicia Método – FCH – 4 pp – 0/37s36
4º Maria Silvia Motta Mahfuz / Cassilan JMen IV – FPH – 4 pp – 0/40s16
5º Rodrigo Otavio Kost / CL Sir Lordinho – FPrH – 4 pp – 4/38s99
6º José Vicente Marino / Caland Joter – FPH – 4 pp – 8/35s41

Final Master – 22 conjuntos

Campeão Richard Bilton / BM Invictus – FPH – 1 pp
Vice Gabriella Miguel / Simba des Flayelles – FPH – 4 pp – 0/44s34
3º Ana Carolina Borja de Almeida / Caprice van de Hermitage – FPH – 8 pp – 8/47s07
4º Gabriella Miguel / Land Yanni do Feroleto – FPH – 4 pp – 4/45s82
5º Marta Bier Johannpeter / Srta Aciana Joter – FGGE – 4 pp – 8/53s23
6º Sergio Murollo / Enorme B – FPH – 5 pp

Final Master Top – 14 conjuntos

Campeão Gustavo Padilha / Czamitza JMen II – FEERJ – 0 pp
Vice Luiz Felipe Verdi / Garçon van de Burcht – FPH – 7 pp
3º Rodrigo Goulart da Cunha / Hercules Massangana – FEERJ – 8 pp – 4/52s38
4º Gustavo Padilha / Brooklyn Z – FEERJ – 8 pp – ff
5º Francisco Cirne Lima / Donato da Pedreira – FGEE – 8 pp – El
6º Marco Antonio Martini Frederico / Collin – FPH – 12 pp

Resultado completo

SHP com fotos: Luis Ruas, Gabriela Lutz e Emerson Emerim

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Notícias Relacionadas

Copa do Brasil 2024 na SHP tem vitória Raphael Leite no GP, a 1.40m

Copa do Brasil 2024 na SHP tem vitória Raphael Leite no GP, a 1.40m

Na sexta-feira, 13/12, o Concurso de Salto Nacional 3* Copa do Brasil, teve seu primeiro GP, a 1.40m, e no final de semana até domingo, 15/12, serão definidos os campeões nos GPs, a 1.05, 1.15, 1.25 e 1.35m, marcando o encerramento da temporada oficial na Sociedade...