Ouro para Stephan Barcha e bronze por equipes para o Time Brasil de Salto no Pan

06 de novembro de 2023

Na quarta-feira, 1/11, teve dia de decisão por equipes na modalidade Salto nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, em Quillota, sede do hipismo nos Jogos. O Time Brasil arrematou a medalha de bronze. Os EUA foram ouro e a prata coube ao Canadá, que com o resultado garantiram a qualificação de seus países em Paris 2024. O bronze também tem direito a vaga, mas Brasil já estava qualificado e assim a vaga olímpica ficou com o México que fechou a competição por equipes no 4º posto.

Pedro Veniss, Marlon Zanotelli, Stephan Barcha e Rodrigo Pessoa: bronze para Time Brasil no Pan 2023

A disputa conforme a regra se deu sob dois percursos idênticos idealizados pela armador internacional brasileira Marina Azevedo, primeira mulher na história dos Jogos a armar as provas de Salto. A disputa foi emocionante até o final e no 2º percurso o Brasil precisava de três percursos sem faltas para garantir o ouro na briga direta com os EUA, porém ao final, bateu na trave e o Brasil foi bronze, totalizando 20,32 pontos perdidos, com duas faltas (8 pontos) do último brasileiro Rodrigo Pessoa e Major Tom, cavalo de 10 anos, que está disputando seu primeiro campeonato. Os EUA foram ouro, 12,37 pp, e o Canadá, prata, 17,62 pp.

O Brasil largou pela ordem com Pedro Veniss e Nimrod de Muze Z que cometeu uma falta no primeiro percurso e zerou o 2º, e com resultado do 1º dia em que foi 2º colocado, fechou com 4,26 pp e virou em 4º lugar rumo à final individual.

Pedro, cavaleiro criado na SHP, e Nimrod de Muze em salto perfeito

Já Marlon Zanotelli com Deese de Coquerie, vencedor da 1ª prova, não teve um bom dia fechando com 21 pp no primeiro percurso e desistência no 2º. Com duplo zero, ou seja dois percursos zerados, Stephan montando Chevaux Primavera Império Egípcio, égua de criação nacional de 11 anos, foi o melhor resultado brasileiro na Copa das Nações e vem em 3º lugar no campeonato, totalizando 4,06 pp. Rodrigo e Tom Major que cometeu uma falta no primeiro percurso e duas no 2º, totaliza 16,55 pp, na 21ª colocação, e ao lado de Stephan e Pedro qualificou-se para a final individual, mas o cavaleiro optou por poupar Major Tom na final. Os dez primeiros conjuntos viraram com menos de uma falta para a final.

Rodrigo e Major Tom

“Tinhamos uma esperança boa, os cavalos todos saltando bem. Infelizmente hoje por diversos motivos não fomos como a gente esperava. Mas a competição é assim, sempre aprendemos com nossos erros e voltar da próxima vez”, resumiu Rodrigo Pessoa.

Stephan que disputou seu primeiro Pan e virou em 3º rumo à final individual, comentou a atuação. “Hoje não foi o dia da equipe. Tivemos fortes e unidos, acho que o ambiente foi espetacular. Para mim é uma super experiência, consegui um duplo zero, me qualificou para a final. Seguimos e na final na sexta lutar juntos para buscar um pódio”, destacou Stephan.

Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio: duplo zero na Copa das Nações

Dito e feito. Na grande final do Salto nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 na sexta-feira, 3/11, Stephan, 34, com Chevaux Primavera Império Egípcio, égua de criação nacional de 12 anos, garantiu uma atuação espetacular arrematando o ouro individual. Após o 1º percurso sem faltas, Stephan e Primavera, que haviam virado para final em 3º lugar, assumiram a liderança entre top 20 que foram para o 2º decisivo percurso, a 1.60m.

Stephan e Primavera em salto perfeito a caminho do ouro

Com faltas de outros favoritos como dos norte-americanos McLain Ward e Laura Kraut que vinham com menos de uma falta na liderança da competição após as duas qualificativas anteriores, Stephan e Primavera tornaram a cumprir um percurso perfeito e mesmo com leve toque na última vertical, pôde comemorar o ouro em seu primeiro Pan-americano. A dupla de ouro totalizou 8,06 pontos perdidos (pp), incluindo sua pontuação do primeiro dia e dois percursos zerados na Copa das Nações, quando o Brasil arrematou bronze por equipes.

Ouro para Stephan e Chevaux Primavera Montana Império Egípcio

A medalha de prata ficou com Kent Farrington montando Landon, pelos EUA, que fechou o camponato com 9,64 pp. O bronze foi controverso com o norte-americano Mclain Ward montando Contagious que estava na liderança da competição antes da prova final e perdeu 12 pontos, fechando o campeonato com 15,34 pp. O brasileiro Pedro Veniss, ouro por equipes no Pan Rio 2007 e Lima 2019, fechou a final individual com seu Nimrod de Muze na 5ª colocação, totalizando 16,26 pp, a menos de uma falta do medalhista de bronze.

Pedro e Nimrod de Muze: 5º lugar na final do Pan 2023 a menos de uma falta da medalha de bronze

Stephan, ouro, Kent Farrington, prata, e McLain Ward, bronze

Parceria de ouro

A parceria com Primavera, de 12 anos e filha de Calvaro Z em HFB Primaluna de 12 anos recém completos, de propriedade do Haras Império Egípico, há cerca de dois anos, já dura seis anos.

Stephan e Primavera: campeões pan-americanos 2023

“Eu monto a Primavera há seis anos. No começo ela era uma égua bem sensível, mas em praticamente tudo que disputamos tivemos êxito. Hoje é um dia muito especial que não dá para esquecer e está na história, a Primavera é uma égua incrível e sempre tentei levá-la da melhor forma possível”, destacou Stephan Barcha, que entre outros títulos foi bicampeão brasileiro senior top 2020/2021 (rendimento máximo), mantendo também sua performance nos principais GPs do país em 2022. No início de 2023, a dupla foi para Europa no intuito de disputar uma vaga no Time Brasil e, entre outras conquistas, integrou o time medalha de ouro na Copa das Nações de La Baule, França, e foi bronze no GP5* Rolex em Roma. Em 2022, foi ouro por equipe e prata individual nos Jogos Sul-americanos (Odesur), carimbando a vaga do país para o Pan.

Stephan Barcha: campeão pan-americano 2023

Entre suas dedicatórias a toda equipe e proprietários da Primavera, Stephan se emocionou ao falar de Ibsen Villaça, seu professor no início da carreira (in memorian) e do amigo Vavá Nascimento, que faleceu precocemente no início de 2023 “Todos os dias eu escuto os audios do Vavá, me incentivando a chegar aqui”, contou o campeão pan-americano, bastante emocionado. Mas também não faltou outra dedicatória mais que especial ao técnico Philippe Guerdat. “Na véspera do Pan em Lima, eu tive um acidente na Suíça e estava disputando a vaga na equipe. O Guerdat foi comigo ao hospital. O médico falou que quebrei a clavicula e Guerdat na hora falou você está fora da equipe e no mesmo fôlego disse você é jovem e ainda vai conquistar muita coisa. Eu tenho um carinho muito especial por ele, é mais que técnico, mas um amigo.” Agora, é claro, Stephan já pensa em Paris 2024. “Hoje vou comemorar muito e a partir de amanhã começa o planejamento para os Jogos Olímpicos. Mas antes a Primavera também terá um merecido descanso.”

Stephan e o técnico Philippe Guerdat: emoção da conquista

A amzona Ana Eliza Aguiar Ramos, titular do Haras Império Egípcio e sócia da SHP, ao lado do marido José Ramos, acompanhou de perto a conquista e falou sobre a personalidade da égua, que tinha que ser conduzida a pé até a entrada da pista, onde então Stephan voltava à sua sela. “Ele é mulher né, geniosoa”, brincou Ana Elisa. Agora após o retorno à Europa, Primavera vai descansar na propriedade de Ana Eliza e José Ramos em Portugal. “Ela ficará no piquete, mas vai trabalhar também”, contou Ana. O retorno às competições será no começo de 2023.

Histórico brasileiro na competição

O Time Brasil de Salto foi ouro por equipes seis vezes: Winnipeg 1967, Havana 1991, Mar del Plata, 1998, Rio de Janeiro 2007, Lima 2019. No individual foi ouro com Stephan Barcha em Santiago 2023 e Marlon Zanotelli, em Lima 2019. O país também detém duas pratas individuais com Nelson Pessoa Filho em Winnipeg 1967 e seu filho, o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, na Rio 2007, além de bronze individual com Vitor Teixeira em Havana 1991 e Winnipeg 1999, Bernardo Alves, em Guadalaraja 2011. Agora, ao todo, o Brasil detém 17 medalhas incuindo prata por equipes em Chicago 1959, Guadalajara 2011, bronze por equipes em Santo Domingo 2003 e Santiago 2023. Os EUA venceram os Jogos Pan-americanos oito vezes, além de ter conquistado seis ouros individuais.

SHP com informações Imprensa CBH; imgs: Luis Ruas

Notícias Relacionadas