“A Sociedade Hípica Paulista é esteio da história do hipismo no Brasil e a criação de seu Centro de Memória vai permitir que a força ancestral do clube seja transmitida para a comunidade atual”, destaca o escritor e historiador Jorge Caldeira.
Chegou a hora do 30º CSI-W e CSN Indoor 2020 na Sociedade Hípica Paulista, entre 28/10 e 1/11. A abertura do mais tradicional evento na centenária casa esse ano culmina com a vernissage da Exposição Jayme Loureiro Filho, importante cavaleiro e presidente da Sociedade Hípica Paulista por dois mandatos entre os anos 1940 e 1960. Idealizador do picadeiro coberto, palco do Indoor e que leva seu nome, Loureiro Filho teve papel decisivo na construção da sede do Brooklin.
A Exposição Jayme Loureiro Filho é resultado projeto de implantação do Centro de Memória Sociedade Hípica Paulista que já está em curso há um ano e 9 meses. “No levantamento realizado até o presente momento foram catalogados 400 troféus, 41 medalhas e escarapelas, 291 quadros, mais de 8 mil páginas de documentos como atas de reuniões, registro de ações como reformas, auditorias, orçamentos, entre outros, quase 300 livros e mais de 35 revistas/catálogos e 33 livretos”, conta Assahi Lima, da Aurora Projetos – Cultura, Memória e Tecnologia e associada fundadora do Museu da Democracia.
Assahi Lima e equipe apontaram alguns destaques do acervo: um livro contendo o nome dos sócios fundadores (homens – 243, senhoras – 5). Um caderno manuscrito com a assinatura dos sócios fundadores, dentro de uma caixa de madeira com a frente em vidro. O número I da Revista Sociedade Hípica Paulista (Ano I, Novembro de 1960), que estará em exibição na exposição. Estatutos de 1921 e 1930.
Para Lima, “a exposição evidencia a importância que o hipismo teve na vida de Jayme Loureiro Filho, que se transformou posteriormente em uma dedicação pelo aprimoramento da Sociedade Hípica Paulista nas suas duas gestões como Presidente. É ele que idealiza e inicia a construção do maior picadeiro coberto da América Latina, à época da sua inauguração, entre outras importantes obras como a sede social e piscina.”
0 escritor e historiador Jorge Caldeira, doutor em Ciência Política e membro da Academia Paulista de Letras, destacou a importância do levantamento histórico. “A Sociedade Hípica Paulista é esteio da história do hipismo no Brasil. A mais que bem vinda criação de seu Centro de Memória vai permitir que a força ancestral do clube seja transmitida para a comunidade atual. Parabéns pela iniciativa”, disse Caldeira, que começou a frequentar o clube ainda na infância.
Exposição Jayme Loureiro
Data: 28 de outubro e 01 de novembro de 2020
Localização: Sociedade Hípica Paulista
Abertura: 28 de outubro – meio dia
“- É verdade Presidente, que este picadeiro coberto será o maior da América do Sul?
Não somente o maior da América do Sul, como o será do mundo, pelo que sei não há área coberta maior para a prática do esporte hípico.”
Jayme Loureiro Filho em entrevista à Revista Sociedade Hípica Paulista
Novembro de 1960. Ano I, Número I.
SERVIÇO
CSI-W e CSN Indoor SHP 2020
28/10 a 1/11
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, nº 206 – Brooklin Novo – SP
Ingressos na recepção:
28 e 29/10: R$ 80
30 e 31/10 e 1/11: R$ 100
Limitação de público: 60% da capacidade