Na noite do sábado, 27/2, teve GP 5* – Suncast dotado em U$ 350 mil – no Palm Beach International Equestrian Center (PBIEC) em Wellington, na Flórida (EUA). Para o medalhista olímpico Doda Miranda com sua nova montaria AD Cornetto K o resultado foi excelente com o 3º posto na disputa vencida pelo campeão olímpico americano McLain Ward apresentado HH Azur.
Para Ward, bicampeão olímpico por equipe e ouro individual pan-americano, a vitória foi a segunda em um GP 5* em três semanas, uma vez que também venceu o GP Fidelity Investments com montando Rotchild. HH Azur, um sela belga de 10 anos, é a maior aposta de Ward para os Jogos Rio 2016.
O percurso, armado pelo espanhol Santiago Varela, contou com 44 conjuntos dentre os quais quatro se habilitaram para o desempate. Doda e AD Cornetto K foram o primeiro conjunto completando o percurso sem faltas em 45s90. Com uma falta, 47s58, o irlandês Cian O’Connor e Aden Springs and Ronnoco Jump Ltd.’s Good Luck emplacaram em 4º lugar. O campeão olímpico Harry Smolders and Copernicus Stables’ Apollonia 23 em faltas em 45s64 viriam a garantir o 2º posto. Último em pista, Ward e HH Azur deram tudo de si cruzando a linha de chegada para a vitória sem faltas em 42s99.
Para Doda o 3º posto foi mais que especial, uma vez que somente se habilitou ao GP de última hora com desistência de um conjunto. O brasileiro está com AD Cornetto K, um hannoveriano de 10 anos filho de Cornet Obolensky x Calido, há apenas cinco meses.
“O Cornetto K é um cavalo muito bom, talvez o melhor que eu já tenha montado”, declarou Doda. “Ele tem indo bem, mas não fiquei tão satisfeito com nossa apresentação na WEF Challenge Cup na última quinta-feira. Fiquei feliz em poder disputar o GP e fiz algumas pequenas mudanças na embocadura, proteção das orelhas e esporas. Gostei muito da 1ª e 2ª passagem. Decidi ser rápido, mas sem muito risco pois ainda não conheço o Cornetto tão bem. Também fiquei muito feliz com a conquista de Ward e HH Azur, que realmente mereceram vencer.”
Doda está no Winter Equestrian Festival, a maior e mais longo competição do mundo com mais de 9 milhões em premiação e que segue até 3 de abril, pelo 3º ano consecutivo. O evento também serve como etapa observatória do Time Brasil de Salto, treinador pelo norte-americano George Morris, para os Jogos Rio 2016
Resultado completo – clique aqui.
Com a fonte Lauren Fisher and Callie Seaman for Jennifer Wood Media, Inc. e Brasil Hipismo; fotos: Sportfot / divulgação