Cavaleiros e amazonas da casa brilham na Seletiva do Sul-americano 2019 na SHP

16 de abril de 2019

Entre 12 e 14/4, a Sociedade Hípica Paulista foi palco da 3ª de quatro seletivas da 1ª fase para formação dos Times Brasil rumo ao Sul-americano da Juventude 2019, entre 16 e 22/10, no Peru. A disputa reuniu 102 jovens talentos entre 12 e 18 anos de oito estados. Com alto nível técnico foram disputadas quatro categorias: Pré-mirim, 10 a 12 anos, a 1.10 metro, Mirim, 12 a 14 anos, 1.20 metro, Pré-junior, 1.30 metro, e Junior, 1.40 metro. Em 2019, o Brasil tem a difícil missão de igualar o resultado do Sul-americano da Juventude 2018, no Chile, em que a nata jovem do hipismo dominou o pódio individual e por equipes com 100% de aproveitamento em todas as categorias, incluindo ainda Young Riders, 1.45 metro.

Pedro Malucelli Egoroff , novo sócio SHP, com Umeunig Z: campeão Junior

A armação dos percursos, mais uma vez, esteve a cargo da course-designer internacional e ex-amazona olímpica Lucia Faria Alegria de Simões, que também idealizou os percursos das primeiras duas seletivas na Sociedade Hípica Paranaense em Curitiba e no Caxangá Golfe e Country Club, em Recife. A 4ª e última seletiva será na Sociedade Hípica de Brasília, entre 16 e 19/5.

Na primeira fase das seletivas, os jovens talentos devem participar em no mínimo duas das quatro etapas. Na 2ª fase, no Campeonato Brasileiro de Juventude, entre 11 e 14/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), a participação é obrigatória. Já na categoria Young Riders (16 a 21 anos), a 1.45 metro, o Campeonato Brasileiro, entre 25 e 28/7, na Sociedade Hípica Brasileira (RJ) definirá a escalação das equipes.

A amazona da SHP Isabella Toledo com Kauana Welestina: vice-campeã na classificação geral da seletiva Pré- mirim

Em todas as quatro etapas da 1ª Etapa para efeito de contagem da seletiva valem os dois melhores resultados (com direito a um descarte se o concorrente saltar as três provas). Em breve a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgará a contagem oficial da seletiva após 3 de 4 etapas. Caio Sérgio de Carvalho, renomado treinador, ex-cavaleiro olímpico e coordenador das categorias de base da CBH, acompanhou de perto o desempenho dos jovens em todas as categorias.

“Nas seletivas a gente não visa somente selecionar e observar, mas principalmente preparar os jovens talentos. O grau de dificuldade vai aumentando gradativamente visando o Campeonato Brasileiro que, por sua vez, prepara para o Sul-Americano. Ao longo das seletivas também vamos conhecendo os cavaleiros e além da performance, notamos quem é mais frio ou se pressionado”, destaca Caio Sérgio de Carvalho, que acompanha os jovens talentos na preparação e nos Campeonatos Sul-americanos há cerca de 14 anos. “Desde quando começamos esse trabalho, muitos jovens talentos já estão disputando GPs, realmente é muito bom contribuir na renovação do esporte”, complementa Caio Sérgio. Ao lado dos pais e treinadores, Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH, também prestigiou a competição.

Destaques da SHP

Diversos representantes da SHP fizeram bonito na seletiva. Na classificação geral Pedro Egoroff, novo sócio da SHP, garantiu o topo do pódio na categoria Junior classificando-se duas vezes em 2º lugar e 8º na prova final. Na mesma série, a amazona Carolina Chade montando Flying High das Umburanas garantiu um 3º e um 1º lugar nas duas primeiras provas, efetivamente válidas pelas seletiva, e poupou sua montaria na prova final. Raphael Halaban com Shaitaan e Dito van de Rispen também teve boas atuações. Outra representante da SHP foi Maria Cochrane Pucci cada vez mais afiada com Zippo.

Carolina Chade com seu Flying High das Umburanas

Na categoria Pré-mirim, o destaque da SHP foi Isabella Toledo com Kauana que computando com um 7º, 6º e 1º lugar conquistando o vice-campeonato na classificação geral.

Mais um registro de Isabella Toledo com Kauana Welestina em salto perfeito

Outra jovem representante da SHP na mesma categoria Laura Zanoide com Winner, campeã da 1ª seletiva em Curitiba, também teve boa atuação com apenas uma falta nas duas primeiras provas e pista limpa na última.

Laura Zanoide com seu Winner

A SHP também foi muito bem representada na categoria Pré-junior. Antonio Cirne Lima, novo sócio da SHP, com SL Ordeiro emplacou duas vezes em 3º lugar totalizando apenas 1,28 pontos perdidos (pp) e poupou sua montaria na prova final. Montando Unforgettable, Antonio fechou as duas primeiras provas com 5,51 pp.

Antonio Cirne Lima com seu SL Ordeiro

Philip Greenlees com Premiere Avignon Z também teve boa atuação com apenas 2,95 pp na duas provas válidas pela seletiva.

Philip Greenlees e Premiere Avignon Z

Maithe Marino com Donadoni BH venceu a 2ª prova e registrou 6,71 na 1ª. Maria Luiza da Silva Martha Vieira, campeã sul-americana Pré-junior 2018, também largou na seletiva com sua Wonder Z zerando a 1ª prova. Helena Egoroff, nova sócia da SHP, venceu a prova final com Bo PME e computou apenas 12,43 pp na classificação geral.

Maithe Marino com Donadoni BH

Na categoria Mirim, João Egoroff, novo sócio da SHP, ficou em 8º na classificação geral com Anton 640 e zerou a prova final com Holandesa T. Julia Lacombe Reche disputou a seletiva com Darla RCLI zerando a 1ª prova e com Petit Paul de Beufau, a amazona registrou apenas uma falta nas duas primeiras provas.

João Egoroff com Anton
Julia Lacombe com Darla RCLI

Campeões classificação geral da 3ª seletiva

Junior

Campeão Pedro Malucelli Egoroff / Umeunig Z – FPH – 11,32 pontos perdidos (pp)
Vice Raphael Montesano Mari / Gicara 2 – FPH – 18,72 pp
3º Sofia Correira Barrozo / Coriolana JMen – FPrH – 30,79 pp

Pré-mirim


Campeão Henrique Dias Renno Silva / Oracle Tok – FHMG – 52 pontos
Vice Isabella Toledo / Kauana Welestina – FPH – 45 pontos
3º Bettina Rojas Bastos Mello / Ziezo HB- FSMH – 45 pontos

Pré-junior

Campeã Lara Ozores de Souza / SL Ilustre – FAMH – 2,52pp
Vice João Pedro de Almeida Chaves / Calanthus JMen – FEP – 5,33pp
3º Otaviano Vilaça / Vanety Z – FPH – 6,05 pp

Mirim


Campeã Vivian Park Kang / Luna Pullman – FPH – 0 pp – 30s72
Vice Isadora Pastore Resende Vilela / GB Cestelle – FPH – 0 pp – 32s46
3º Felipe Mello Siqueira / Silver Sea 3k – FPH – 1 pp

Agenda Seletivas

CSN I Etapa Summer Tour – Curitiba – Paraná: 14 a 17/3
CSN I Etapa Circuito Norte Nordeste – Caxangá Golf e Country Club – Pernambuco: 22 a 24/3
CSN Seletiva SP – Sociedade Hípica Paulista – SP: 11 a 14/4
CSN XIV Copa JK – Sociedade Hípica de Brasília – DF: 16 a 19/5
CBS Pré Mirim, Mirim, Pré-Junior, Junior – Clube Hípico de Santo Amaro – SP: 11 a 14/7
CBS Young Rider – Sociedade Hípica Brasileira – RJ – 25 a 28/7

SHP com Imprensa CBH ; fotos: Luis Ruas e Gabriela Lutz

Notícias Relacionadas