Campeonato Brasileiro Senior Top e Amadores reúne a elite do hipismo na Hípica Paulista

05 de julho de 2023

Essa semana a caravana do hipismo brasileiro tem encontro marcado na Sociedade Hípica Paulista. Entre 6 e 9/7, o Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), a 1.55m, e de Amadores que disputam o título brasileiro em cinco alturas.

A categoria Senior Top conta com 30 conjuntos (cavalo/cavaleiro) que além do título brasileiro também pontuam na 5ª de 10 etapas do ranking brasileiro 2023. De quebra, a disputa que distribuiu R$ 200 mil em premiação também vale pela 5ª de sete observatórias pan-americanos em solo nacional para formação do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023 no Chile.

Encontram-se na liderança do ranking após 4 etapas, Stephan Barcha, atual bicampeão brasileiro senior top 2021/2022 que veio especialmente da Europa para defender o título, 54 pontos.

Stephan com Chevaux Primavera Montana Império Egípico, que vem em brilhante campanha na Europa em 2023., na conquista do bi brasileiro senior top 2021/2022. Esse ano, Stephan compete com Chevaux Goldfinger Império Egípcio

Doda Miranda ocupa o 2º posto, 48 pontos, seguido por Lucio Osório, 44 pontos, Thiago Rhavy de Sá e Silva, 39 pontos, Luciana Lossio, 32 pontos, e Guilherme Foroni, 29 pontos.

Doda e DTC Un Prince rumo ao vice na Copa São Paulo 2023, 3ª etapa do ranking brasileiro senior top

José Roberto Reynoso Fernandez, que vem empatado em 8º lugar no atual ranking brasileiro  é pentacampeão brasileiro senior top 2020/2019/2018/2016/2015 e pode conquistar o hexa.

Zé Roberto em clique com seu craque Azrael W esse ano disputa o Brasileiro com Elevage Cassinera du Rouet e Cornet D Or JMen

Entre os 27 concorrentes da categoria Senior Top são três as amazonas: a brasiliense Luciana Lóssio, campeã do ranking brasileiro senior top 2021, a carioca Stephanie Maciera e Andrea Guzzo Muniz Ferreira, baiana radicada em São Paulo. Vale lembrar que o hipismo é o único esporte olímpico em suas três modalidades em que homens e mulheres competem em total condição de igualdade.

Luciana com sua Lady Louise na conquista do ranking brasileiro senior top 2021

Os títulos brasileiros da categoria para cavaleiros e amazonas não profissionais são disputados em cinco séries: Amador B, 1m, Amador A, 1.10m, Amador, 1.20m, Amador Top, 1.30m, e, a partir desse ano, incluindo também a categoria Amador Super Top, a 1.40m, totalizando mais de 500 conjuntos e cerca 400 competidores, considerando que parte deles salta com dois cavalos.

Concorrentes das categorias Amador A e Amador saltam na pista de grama com armação de percursos a cargo de Lucia Faria Alegria Simões. Amadores B, Top e Super Top e os concorrentes da categoria Senior Top saltam na pista de areia com armação de Gabriel Malfatti.

E são os amadores – cavaleiros e amazonas não profissionais de 21 a 41 anos ou também outros masters (acima de 41 anos) que optam por saltar a categoria – que na prática levam o hipismo de geração em geração. Boa parte deles montava na infância e juventude e acaba parando no início da carreira profissional e já estabilizados profissionalmente voltam a montar.

Luciana Lossio, primeira mulher ministra do Superior Tribunal Eleitoral entre 2011 e 2017,por exemplo, foi campeã brasileiro Amador Top 2019/2020, tendo voltado a montar há pouco mais de 10 anos e hoje aos 49 anos vem disputando com sucesso a categoria Senior Top.

E, é claro, que o amor pelos cavalos e paixão pelo esporte também costumam passar para filhos e netos, característica que torna o hipismo um esporte familiar e há ocasiões em que três ou até mesmo quatro gerações podem se encontrar competindo em um mesmo evento.

Ordens de Entrada e Resultados

Transmissão ao vivo SHPTV / Horsepix

Imprensa SHP com CBH

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Notícias Relacionadas