Rider Biomechanics, posturologia e biomecância aplicadas à equitação, ministrou curso para instrutores da Escola SHP

26 de janeiro de 2023

Em 23 e 24/1, a Rider Biomechanis ministrou um curso para os profissionais da Escola de Equitação da Sociedade Hìpica Paulista, sempre pioneira em busca da excelência no ensino. Basicamente são abordas inovações e atualizações sobre postura e suas implicações mecânicas nos movimentos do corpo humano no hipismo.

Parte do grupo de instrutores da Escola de Equitação SHP com a certificação do curso do Rider Biomechanics System

Sobre a Biomechanics

A Rider Biomechanics tem como missão dar embasamento científico e fundamentação técnica relativa a cinesiologia humana relacionado aos esportes equestres, proporcionando o aprimoramento da cinética corporal sobre a sela, trazendo a consciência sobre o movimento do corpo humano, postural e biomecânico, em todas as modalidades equestres.

Postura e equilíbrio

Posturologia e biomecânica aplicadas à equitação

Posturologia é uma disciplina de origem francesa relacionada à postura em todos os seus aspectos. Já e Biomecânica é uma ciência voltada às análises físicas de movimentos do corpo humano buscando a partir de indicadores cinemáticos e dinâmicos.

No caso da equitação estudam-se as relações entre as variáveis posturais e seus distúrbios funcionais, aplicando-as à integração do cavaleiro com o cavalo. O bom funcionamento do sistema depende de captores posturais de cavaleiros e amazonas, acionados por portas de entrada sensoriais, responsáveis pela comunicação de interdependência que tem como objetivo manter o corpo em equilíbrio durante movimentos estáticos e dinâmicos durante a montaria.

A análise do movimento esportivo já acontece vastamente em outros esportes. O estudo do comportamento e sobrecarga articular e os efeitos dos mecanismos motores no processo do equitar se relacionam com eficiência da técnica esportiva e com a fluidez do movimento do conjunto. Portanto, o entendimento destas mecânicas e o respeito à cinética articular de cavaleiros, amazonas e cavalos está relacionado com a melhora da performance.

O equilíbrio do assento (sentar na sela) deve ser independente do uso das mãos (rédeas)

“Trazemos a ciência para sela, ajudamos cavaleiros e amazonas amadores ou profissionais a entender cada detalhe do corpo humano com o grande objetivo de modernizar e atualizar o esporte equestre, substituir o empírico pela técnica, fomentando a boa equitação, valorizando a qualidade do movimento e as boas práticas equestres”, destaca a professora Raquel Bártholo, da Rider Biomechanics .

Claudia Uenishi, fisioterapeuta da equipe de equoterapia da SHP, está entre os profissionais credenciados pelo Rider Biomechanics System. Com o workshop, os professores da Escola da SHP também se familiarizam com os princípios do sistema a ser englobado nas aulas de acordo com as necessidades de cada aluno.

Claudia Uenishi na bola de pilates em simulação do uso das rédeas

Sobre Raquel Bártholo

Formada em educação física pela Unicamp
Pós graduada em fisioterapia traumato-ortopédica
Fisiologista do Esporte Especializada em Hipismo
Posturologia e Biomecânica Humana
Neurological Assessment com certificação internacional DAN e AHA
Socorrista com certificação internacional DAN e AHA
Amazona de Adestramento

Com a fonte: www.riderbiomechanics.com.br  ; imagens: Escola SHP

Notícias Relacionadas