Disputa no Clube Hípico de Santo Amaro que também recebeu o Brasileiro de Amadores e Taça Brasil de Adestramento teve bom público e serviu como esquenta para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O Internacional 2*, Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento agitou o Clube Hípico de Santo Amaro nesse final de semana, entre 23 e 25/5. Na série Internacional – válida pelos Campeonatos Brasileiros Senior Top e Senior (cavaleiros e amazonas profissionais acima de 21 anos), o julgamento esteve a cargo de Claudia Moreira Mesquita, Sandra Smith de Oliveira Martins, do Brasil, e Max Piraino, do Chile.
No Brasileiro Senior Top disputado em dois dias – com as reprises Intermediária II, Freestyle Grand Prix e válida como observatória olímpica – a dobradinha foi dos jovens irmãos gêmeos Tavares de Almeida, de 22 anos. Sagrou-se campeão com duas vitórias Pedro Tavares de Almeida apresentando Xaparro Vouga, com a média final (soma das duas provas) de 67,256%. Enquanto o vice-campeonato ficou com Manuel Tavares de Almeida montando Aoleo, 66,336%.
Já Leandro Aparecido da Silva montando Di Caprio, conjunto integrante da equipe medalha de bronze e 6º individual no Pan 2015, que agora visando os Jogos Olímpicos Rio 2016 passou a disputar o nível Grand Prix, garantiu o 3º posto, com a média final de 64,789%.
Pedro Almeida, que começou a montar Xaparro do Vouga na temporada 2015, fez uma homenagem especial. “Hoje eu gostaria de agradecer ao Edneu José Senhorini que ensinou e treinou o Xaparro do Vouga até nível do Grand Prix”, destacou Pedro,referindo-se ao cavaleiro e treinador que trabalhou na Coudelaria Rocas do Vouga, de propriedade de sua família.
Já na série do Brasileiro Senior – que teve três disputas: reprises São Jorge, Intermediária I e Freestyle Intermediária I – o placar foi apertado com os três primeiros colocados na mesma casa decimal. A grande campeã foi Sarah Waddell, integrante da equipe medalha de bronze no Pan 2015, cada vez mais afiada com Xerife dos Diamantes, com dois primeiros e um terceiro lugar, fechando com a média final de 68,703%. Resultado este que chegou a ser retificado, pois de primeira Sarah havia sido anunciada como vice-campeã.
O vice-campeonato ficou com Pia Aragão, nove vezes campeã brasileira, apresentando Baldor Interagro, 68,650%. Já o 3º posto coube ao jovem talento Antonio Victor Marcari Oliva montando Xerife do Top, vencedor do Freesytle Intermediária I, que fechou com a média final de 68,225%.
Balanço – Para Sandra Smith de Oliveira Martins, juíza e diretora de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, o saldo foi positivo. “Entre todas as séries tivemos a participação de 48 conjuntos de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná com provas desde manhã até de noite. Fiquei muito contente com as arquibancadas cheias e o público prestigiando o Adestramento”, destaca Sandra. “Também agradeço o patrocínio do Haras Quixote, Coudelaria Ilha Verde e apoio da Magnetic Pet e Castel Denmark”, acrescentou a dirigente. A organização foi da Federação Paulista de Hipismo, Confederação Brasileira de Hipismo com supervisão da Federação Equestre Internacional.
Internacional e Campeonato Brasileiro Senior Top
Campeão Pedro Tavares de Almeida / Xaparro do Vouga – BRA – 67,256% (média das duas provas)
Vice Manuel Tavares de Almeida / Aoleo – BRA – 66,336%
3º Leandro Aparecido da Silva / Di Caprio – BRA – 64,789%
4º Pia Aragão / Zepelim Interagro – BRA – 64,324%
5º Rogério da Silva Clementino / Bravíssimo – BRA – 63,604%
6º Manuel Tavares de Almeida / Xisto Mac – BRA – 62,818%
Internacional e Campeonato Brasileiro Senior
Campeã Sarah Waddell / Xerife dos Diamantes – BRA – 68,703%
Vice Pia Aragão / Baldor Interagro – BRA – 68,650%
3º Antonio Victor Marcari Oliva / Xerife do Top – BRA – 68,225%
4º Victor Trielli Avila / Nobel do Retiro – BRA – 67,230%
5º Leandro Aparecido da Silva / Laurentio – BRA – 66,740%
6º Bruno de Certaines / Finesse – BRA – 65,616%
SHP com fonte: CHSA e fotos: Carola May