No último final de semana, entre 23 e 25/2, o primeiro de sete Internacionais e Nacionais de Adestramento programados pela CBH na temporada 2024 movimentou a Sociedade Hípica Paulista. O próximo Internacional também acontece na casa entre 21 e 24/3. Antes porém, em 9/3, rola a 1ª Etapa do Ranking de Adestramento SHP.
O bom número de concurso permite que os cavaleiros e amazonas possam escolher o melhor momento para competir de acordo com a programação e estágio de cada cavalo.
Estiveram frente ao julgamento da série Internacional com chamada de 3,2 e 1* os juízes Claudia Mesquita, presidente, Natasha Waddell, Marcio Camargo, todos do Brasil, o argentino Cesar Lopardo, Omar Zayrik do México, e o renomado francês Jean-Michel Roudier, juíz olímpico 5*, que também deu atenção especial aos cavalos novos, julgando e ministrando uma concorrida palestra. A série Nacional teve o mesmo quadro de juizes complementado em esquema de rodízio com Lindinha Macedo e André Ganc.
Uma das novidades em 2024 é que as reprises de cavalos novos passaram a fazer parte da série Internacional para animais de 5, 6 e 7 anos que, com isso, tem a possibilidade de classificar para o Mundial 2024. Já a série de cavalos novos 4 anos, contou com boa participação e resultados na Hípica Paulista, segue fazendo parte do programa nacional.
Jean-Michel Roudier, que esteve pela última vez no Brasil há 11 anos, gostou do que viu. “Estou realmente admirado com o progresso, antes de mais nada, quanto a criação. A gente costumava dizer que os lusitanos são maravilhosos para o piaffe e a passage e parava aí. Mas agora, mesmo entre os cavalos novos, podemos ver um galope realmente maravilhoso, um passo maravilhoso e também o treinamento está muito mais de acordo com o que queremos ver nos cavalos novos nos dias de hoje. Estou realmente feliz em poder dar alguma notas altas aqui, que também deixou uma mensagem para a comunidade do adestramento brasileiro. “Sigam nesse caminho: evoluindo em harmonia com o cavalo, com leveza e autossustentação para alcançar a uma maravilhosa reunião no Grande Prêmio. Eu cruzo os dedos para o futuro.”
Patrocionaram o evento Rancho Cariama e Fazenda Sasa com organização CBH, chancela da Federação Equestre Internacional e apoio Sociedade Hípica Paulista