Os campeões de 2023 do Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento

18 de setembro de 2023

Com série internacional, a competição, entre 8 e 10/9, na Sociedade Hípica Paulista bateu recorde de participação e definiu campeões da temporada. Cinco representantes da SHP garantiram títulos.

Consolidando o crescimento da modalidade no país e motivados pelas conquistas recentes como as quatro medalhas nos Sul-americano em 2022 e às vésperas dos Jogos Pan-americanos de Santiago, em outubro, amazonas e cavaleiros do Adestramento garantiram um novo recorde de inscrições, 145, sendo 129 delas distribuídas na série nacional – Campeonato Brasileiro e Taça Brasil -, e 16 no Concurso de Dressage Internacional (CDI 3* e 1*).

Victor Avila e Corsario IGS: tricampeão brasileiro senior top

A disputa chegou a movimentar até três pistas simultâneamente no domingo, 10/9. “Foram três grandes conquistas nesse Brasileiro: o número recorde de inscrições, presença de todas as categorias de base e boa representatividade nacional. Juntar isso tudo com um concurso internacional foi possível graças a uma equipe muito afiada. Temos um esporte amador e profissional cada vez mais dinâmico e precisamos alimentá-lo com esse tipo de evento. Não é fácil, mas é perfeitamente possível e muito gratificante para todos nós”, avaliou Sérgio de Fiori, diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Sonja Hanssen, chief Steward, Tatiana Gutierrez, secretaria geral da CBH, Sergio de Fiori, diretor de Adestramento da CBH, os juizes Natasha Waddell (Brasil), Mariette van Gansewinkel (Holanda), Marian E. Cunningham (Peru), Hans Christian Mathiesen (Dinamarca) e Claudia Mesquita (Brasil)

Tanto na série internacional quanto na nacional, todos os competidores participaram de duas provas entre sexta-feira, 8, e domingo,10, e a nota média final na soma destas provas definiu a classificação geral.

Os atletas amadores e profissionais nas categorias Senior e Senior Top disputaram títulos em diferentes séries e categorias no Campeonato Brasileiro, enquanto os atletas profissionais disputaram títulos na Taça Brasil.

Entre os destaques da SHP estão Charlotte H. Germscheid montando Handicap da Sasa, campeã Junior, Valentina Toledo com Felice do Nico, vice-campeã Mirim, Betina Toledo com Rosendo GG, vice-campeã Preliminar Aberta.

A campeã junior Charlotte com seu Handicup da Sasaimg: Jessica Serwaczak

Valentina com Felice do Nico: vice-campeã brasileira mirim

Já Manuel Tavares de Almeida com Rosa Belle foi vencedor do Grand Prix, porém não concorreu ao título brasileiro senior top por não ter disputado o Freestyle. Os profissionais que treinam na SHP Vinicius Miranda / J.A. Incitatus do Orpheu, campeão Média I Profissional, Sarah Waddell Miragaia / Neptuno da Raposa, vice-campeã Média II Profissional.

Manuel e Rosa Belle: conjunto que integra o Time Brasil no Pan 2023

Campeões do Internacional faturaram títulos no Brasileiro

Realizado conjuntamente, o Concurso de Dressage Internacional (CDI 3* e 1*), válido para obtenção do Índice Mínimo de Elegibilidade (MER, na versão em inglês) para os Jogos de Paris 2024, também definiu dois títulos no Brasileiro: Senior Top e Senior.

O CDI3* (Big Tour) contou com quatro conjuntos, e a nota média final – considerados os resultados do Grand Prix e do GP Freestyle – definiu o título do Brasileiro na Sênior Top. O GP, realizado na sexta-feira, 8, também foi válido para obtenção do MER, que é de no mínimo 67% de nota média final e com um juíz 5* da Federação Equestre Internacional (FEI), na ocasião o dinamarquês Hans Christian Mathiesen e a holandesa Mariette van Gansewinkel. Dessa vez, nenhum dos conjuntos atingiu o índice técnico.

Pelo Brasileiro, Victor Trielli Ávila montando Corsário IGS sagrou-se tricampeão brasileiro Senior Top. Medalha de prata individual e ouro por equipe nos Jogos Sul-americanos de 2022, em Assunção, a dupla vitoriosa fechou a participação na disputa com a nota média final de 65.516% (64.325% no Grand Prix e 66.705% no GP Freestyle).

O vice-campeão da Senior Top foi Murilo Augusto Machado montando Jorge V.O, conjunto que integrou o time dourado no Odesur, e que fechou no Brasileiro com 64.560% de nota média final (63.435% no GP e 65.685% no GP Freestyle). Manuel Tavares de Almeida Neto competiu com duas montarias, mas apenas no Grand Prix, em que venceu com Rosa Belle atingiu 66.152% de nota média final.

Murilo e Jorge VO

Valendo o pódio no Brasileiro Sênior, o CDI1* (Small Tour) contou com 12 conjuntos. A disputa foi definida com a nota média na soma dos resultados do Prêmio São Jorge e da Intermediária I Freestyle. Sagrou-se campeão Eduardo Alves de Lima montando Florisbela V.O que registrou 68.934% de nota média final. A dupla venceu o PSG (67.794%) e foi vice na Inter I Freestyle (70.075%).

Duda e Florisbela VO

A faixa de vice-campeã brasileira Senior ficou com Joana Marie Sliwik montando Intef Interagro que fechou sua participação com a média de 68.800%. A amazona alemã radicada no país venceu na Inter I Freestyle (70.100%) e foi vice no PSG (67.500%).

Campeões e vices no Brasileiro

Na disputa que reuniu amazonas e cavaleiros amadores foram distribuídos 13 títulos em diferentes séries e categorias. A série Cavalos Novos foi disputada nas categorias 4, 5, 6 e 7 anos com participação de 22 conjuntos.

Na 4 anos, vitória de Paulo César dos Santos/Proton da Sasa JE (79.400% ) que teve como vice Eduardo Alves de Lima/Pastrono V.O (76.000%). Na 5 anos, o campeão foi Murilo Augusto Machado/Onabeat V.O (TE) (77.000%), em 2º lugar se posicionou Roberto Antonio Pereira de Souza Filho/Drosa Toti Moon (TE) (70.100%) e em 3º Edneu Senhorini/Orvalho Mito do Vouga (70.100%).

Na categoria 6 anos, o campeão foi o cavaleiro português radicado no Brasil César Marques montando Nagoh CAP OA (68.550%), e o vice Jeferson Rodrigo Pereira/Norton Crystal (67.500%).

Na 7 anos, Frederico Correa Mandrot montando Marajá da Sasa JE foi o campeão (67.120%), enquanto a vice foi Joana Marie Sliwik apresentando Marfim da Sasa JE (66.892%).

Comemoração no pódio da categoria Cavalos Novos 7 anos

Na série Elementar Mini-mirim, o destaque foi Helena Bilhalba Hilleshein que faturou o título no Brasileiro montando Sax das Cataratas (68.228%) e foi vice com Sheik (67.713%).Na Elementar Aberta vitória de Juciane Belinkevicius montando Neox do Drosa (69.361%), se posicionando como vice Renata Martim com Pinkerton Interagro (68.399%).

Na Preliminar Mirim, o campeão brasileiro da temporada é João Gabriel Pereira Perdonssini montando Mamboo do Castanheiro (72.215%), que teve como vice Valentina Toledo montando Felice do Nico (72.178%).

Valentina honrando as cores da casa no pódio do Brasileiro Mirim

Na Preliminar Aberta, vitória de Serena van Parys Prada Piergilli com P-Único do Vouga (67,441%), faturando a faixa de vice a dupla Betina Toledo com Rosendo GG (66.113%).

Na Junior, somando duas vitórias conquistou o Brasileiro de 2023 Charlotte Hering Germscheid montando Handicap da Sasa JE que fechou com média final de 68.161% depois de um bonito Freestyle que rendeu 71,933%. A faixa de vice-campeã ficou com Serena Van Parys Prada Piergilli com Nobelis e nota média final de 65.079%.

Jessica Forgach Serwaczak montando Ideal do Vouga foi a campeã na Amador Top com 61.855% de nota média final. Na série Média I Aberta, o título do Brasileiro ficou com Mayara Guião/Black (63.993%) e o de vice com Lais Hoeltgebaum com Vulcão Itapuã (63.462%).

Na Média II Aberta, Jessica Forgach Serwaczak montando Eufrates HPS faturou o Brasileiro (64.670%), enquanto Rafaela Abbud Melillo com Franco foi a vice (64.491%). Na Forte I Aberta a campeã foi Roberta Prescott Naso montando Gallante DPC (64.061%), e a vice Alessandra Chebi Sadek montando Novelo JMem (60.566%).

A série Jovem Cavaleiro não elegeu um campeão na temporada, mas contou com a participação amazona Bruna Hering Germscheid, sócia da SHP, montando Espartano LS que dessa vez ficou abaixo do índice de 61%.

Taça Brasil de Adestramento

Disputa reservada aos atletas profissionais que disputaram os títulos da temporada em cinco séries.

Na Elementar Profissional o campeão sul-americano de 2022 Paulo César dos Santos somou mais uma vitória, desta vez apresentando Ouro da Sasa JE com 71.169% de nota média final. O vice foi Marcos Antonio Araújo montando O Dom Pedro VP (70.423%).

Na Preliminar Profissional, Cristiano Augusto da Silva montando Beethoven levou o título de 2023 ao registrar 70.304% de nota média final. A faixa de vice ficou com a dupla Luan de Souza Farias/Nero CSA (68.927%).

PRELIMINAR ABERTA
Na Preliminar Aberta sagrou-se campeã Serena van Parys P. Piergilli com P-Único do Vouga, 67,441% e Betina Toledo, sócia da SHP, com Rosendo GG foi vice, 66.113%.

Comemoração no pódio da concorrida categoria Preliminar Aberta

Na Média I Profissional, vitória de Vinicius Miranda da Costa com J.A. Incitatus do Orpheu com 66.404% de avaliação final. Sara Godoy apresentando Meretíssimo do Vouga conquistou a faixa de vice com 66.075% de nota média final.

Na Média II Profissional, vitória do medalhista pan-americano e também campeão sul-americano (2018) João Paulo dos Santos montando Mar da Sasa JE com 67.919% de avaliação final. Sarah Waddell Miragaia, medalhista pan-americana e chefe do Time Brasil de Adestramento, faturou a faixa de vice-campeã apresentando Neptuno da Raposa com 66.628% de nota média final.

Na Forte I Profissional vitória de Carlos Vicente Pereira Cardoso montando Lego da Sasa JE com 67.463% de média final. A vice foi Monique Cristina Ferreira da Silva com Estival Interagro (63.175%).

Atuaram no júri os L4/5* Hans Christian Mathiesen (Dinamarca) e Mariette van Gansewinkel (Holanda), os L3/4* Claudia Moreira Mesquita e Natacha Waddel, pelo Brasil, e Marian E. Cunningham (Peru), Márcio Camargo (L1/2*) e os juízes nacionais Lindinha Macedo,  diretora de Adestramento da FPH , Sérgio de Fiori, diretor da CBH , Rui César Mello, Petra Garbade e Sonia Hanssen.

CAMPEONATO BRASILEIRO

SENIOR TOP
Campeão Victor Trielli Ávila / Corsário IGS – FPH – 65.516%
Vice Murilo Augusto Machado / Jorge V.O – FPH – 64.560%

SENIOR
Campeão Eduardo Alves de Lima / Florisbela V.O – FPH – 68.935%
Vice Joana Marie Sliwik / Intef Interagro – FPH – 68.800%
3º João Paulo dos Santos / Húngaro da Sasa JE – FPH – 67.402%

CAVALOS NOVOS 4 ANOS
Campeão Paulo César dos Santos / Proton da Sasa JE – FPH – 79.400%
Vice Eduardo Alves de Lima / Patrono V.O – FPH – 76.000%
3º Marcos Antonio Araújo / Polaris V.O – FPH – 75.800%

CAVALOS NOVOS 5 ANOS
Campeão Murilo Augusto Machado / Onabeat V.O (TE) – FPH- 77.000%
Vice Roberto A. Pereira de Souza Fº / Drosa Toti Moon (TE) – FPH -70.100%
3º Edneu Senhorini / Orvalho Mito do Vouga – FPH – 70.100%

CAVALOS NOVOS 6 ANOS
Campeão César Marques / Nagoh CAP OA – FPH – 68.550%
Vice Jeferson Rodrigo Pereira / Norton Crystal – FPH – 67.500%
3º Edneu Senhorini / Nepal do Vouga – FPH – 59.450%

CAVALOS NOVOS 7 ANOS
Campeão Frederico Correa Mandrot / Marajá da Sasa JE – FPH – 67.120%
Vice Joana Marie Sliwik / Marfim da Sasa JE – FPH – 66.892%
3º Lindelvan da Costa Santos / MRpastor Mito do Vouga – FPH – 66.679%

ELEMENTAR MINI-MIRIM
Campeã Helena Bilhalba Hilleshein / Sax das Cataratas – FGEE – 68.228%
Vice Helena Bilhalba Hilleshein / Sheik – FHMG – 67.713%
3º Donatella H. Appel / Coligny Z – FPH – 67.306%

ELEMENTAR ABERTA
Campeã Juciane Belinkevicius / Neox do Drosa – FGEE – 69.361%
Vice Renata Martim / Pinkerton Interagro – FPH – 68.399%
3º Renata Martim / Incrível Interagro – FPH – 68.338%

PRELIMINAR MIRIM
Campeão João Gabriel P. Perdonssini / Mamboo do Castanheiro – FGEE – 72.215%
Vice Valentina Toledo / Felice do Nico – FPH – 72.178%
3º Helena Coimbra Veiga Brito / Faísca – FHMG – 70.509%

PRELIMINAR ABERTA
Campeã Serena van Parys P; Piergilli / P-Único do Vouga – FPH – 67,441%
Vice Betina Toledo / Rosendo GG – FPH – 66.113%
3º Manuela Rielo Benatti / Luar V.O – FPH – 65.846%

JUNIOR
Campeã Charlotte H. Germscheid / Handicap da Sasa JE – FPH – 68.161%
Vice Serena Van Parys Prada Piergilli / Nobelis – FPH – 65.079%

AMADOR TOP
Campeã Jessica Forgach Serwaczak / Ideal do Vouga – 61.855%

MÉDIA I ABERTA
Campeã Mayara Guião / Black – FPH – 63.993%
Vice Lais Hoeltgebaum / Vulcão Itapuã – FPrH – 63.462%
3º Antony Manuel Riera Castro / Imperador DMJ – FHBR – 61.040%

MÉDIA II ABERTA
Campeã Jessica Forgach Serwaczak / Eufrates HPS – FPH – 64.670%
Vice Rafaela Abbud Melillo / Franco – FPH – 64.492%
3º Rafaela Gasparotto O. Carvalhaes / Volvo VA – FHBR – 57.522%

FORTE I ABERTA
Campeã Roberta Prescott Naso / Gallante DPC – FPH – 64.061%
Vice Alessandra Chebi Sadek / Novelo JMEM – FPH – 60.566%
3º Rafaela Gasparotto O. Carvalhaes / Axel VDL – FPH – 57.354%

**

TAÇA BRASIL (Profissionais)

ELEMENTAR PROFISSIONAL
Campeão Paulo César dos Santos / Ouro da Sasa JE – FPH – 71.169%
Vice Marcos Antonio Araújo / O Dom Pedro VP – FPH – 70.423%
3º Almir Marinho / Portimao do Castanheiro – FPH – 68.726%

PRELIMINAR PROFISSIONAL
Campeão Cristiano Augusto da Silva / Beethoven – FPH – 70.304%
Vice Luan de Souza Farias / Nero CSA – FPH – 68.927%
3º Rodrigo Evangelista / Aloa Des Neiges – FPH – 67.284%

MÉDIA I PROFISSIONAL
Campeão Vinicius Miranda / J.A. Incitatus do Orpheu – FPH – 66.404%
Vice Sara Godoy / Meretíssimo do Vouga – FPH – 66.075%
3º Diego Fernando / Motor da Sasa JE – FPH – 65.886%

MÉDIA II PROFISSIONAL
Campeão João Paulo dos Santos / Mar da Sasa JE – FPH – 67.919%
Vice Sarah Waddell Miragaia / Neptuno da Raposa – FPH – 66.628%
3º Carlos Vicente Pereira Cardoso / Mestre da Sasa JE – FPH – 66.535%

FORTE I PROFISSIONAL
Campeão Carlos Vicente Pereira Cardoso / Lego da Sasa JE – FPH = 67.463%
Vice Monique Cristina Ferreira da Silva / Estival Interagro – FPrH –n 63.175%
3º Ana Luisa Santos Paes Fernandes / SL Saddam – FHBR – 62.980%

EQUIPES

Campeã Rio Grande do Sul – 421,043%
Juciane Belinkevicius / Neox do Drosa
João Gabriel Pereira Perdonssini / Mamboo do Castanheiro
Helena Bilhalba Hilleshein / Sax das Cataracas
Luiza Afonso Squeff / Kepler AMM

Vice-campeã São Paulo – 418,079%
Cristiano Augusto da Silva / Beethoven
Paulo Cesar dos Santos / Ouro da Sasa
Serena Prada Piergilli / P-Único Mito do Vouga
Luiza Dias Ferreira Mendonça / Lusitano Interagro

3ª Minas Gerais – 409,551%
Helena Coimbra Veiga Brito / Faisca
Helena Magalhães Ferrari / Sheik
Isis Rodrigues Viera / Eros
Ariane Romano Maciel / Argent

Matéria a ser complementada com mais imagens

Resultado completo

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...