Leandro Silva, Pedro Almeida e Gabriel Braga destaques da SHP no Brasileiro de Adestramento Senior Top e Senior

15 de novembro de 2017

Pela primeira vez, a Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro recebeu, entre 10 e 12/11, o Campeonato Brasileiro de Adestramento, Taça Brasil e Desafio Brasil. Duas categorias do Brasileiro – Senior Top (rendimento máximo) e Senior – tiveram status internacional. A categoria Senior Top, o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Leandro Silva com Dicaprio, que representa a Hípica Paulista, faturou bicampeonato 2016/2017 e, de quebra, no Grand Prix disputado na sexta-feira, 10, registrou o 2º índice que lhe garantiu a qualificação técnica para os Jogos Equestres Mundiais, festa maior do hipismo mundial que acontece a cada quatro anos e chega a sua 8ª edição, entre 11 e 23 de setembro de 2018, em Tryon, na Carolina do Norte (EUA).

Leandro Silva e Di Caprio: bicampeões brasileiros senior top 2016/2017 ; img arquivo Luis Ruas

O índice mínimo de qualificação para o Mundial exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na média final e de um juiz nível 5*, em no mínimo dois Grand Prix. Formaram o juri da série Internacional o holandês Eddy de Wolf, juiz oficial nível 5*, os argentinos Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora de Adestramento da CBH, a mexicana Mercedes Campdera, o chileno Max Piraino Lyon e a juíza top brasileira Claudia Mesquita.

O grupo de juizes da série internacional frente a pista Roberto Marinho na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio; img: Cesar Grana reprodução facebook

No Grand Prix, Leandro e DiCaprio registraram que registrou a média final de 67,740% e índice de 68,700% com o holandês Eddy de Wolf. Já no Grand Special, Leandro e Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil medalha de bronze e 6º individual no Pan 2015, fechou com o expressivo índice de 69,373%, a média final de 68,557% e bicampeonato brasileiro senior top 2016/2017. Com esse resultado, o cavaleiro que já disputou três Pan-americanos em 2003, 2011 e 2015, edição em que integrou a equipe medalha de bronze e foi o brasileiro chegando na 6ª colocação, e a Olimpíada 2000 está tecnicamente habilitado para fazer sua estreia em Jogos Equestres Mundiais.

Leandro Silva devidamente premiado e abençoado pelo Cristo Redentor

Sagrou-se vice-campeão brasileiro Senior Top e cavaleiro da Hípica Paulista Pedro Tavares de Almeida, integrante do Time Brasil na Rio 2016 e campeão brasileiro Senior Top 2015, com sua nova montaria Aoleo com um 3º e um 2º lugar totalizando a média final 65,693%. Em 3º lugar chegou o experiente cavaleiro Mauro Pereira da Silva Junior montando Banzai AMM, dupla vice-campeã brasileira Senior Top 2016, com a média final de 63,292%.

Pedro, vice-campeão brasileiro senior top,com sua treinadora Mariane van Cleef

Conjuntos qualificados para o Mundial

Até o momento também já estão tecnicamente qualificados para o Mundial João Victor Marcari Oliva com Xamã dos Pinhais, atleta que soma cinco índices obtidos no circuito europeu e a amazona olímpica da SHP Giovana Pass montando Zíngaro de Lyw, que a exemplo de Leandro tem dois índices. No Rio de Janeiro, Zíngaro Lyw teve imprevisto e não passou na inspeção veterinária.

Mauro Pereira Jr é o campeão brasileiro Senior e Gabriel Braga, 3º

A série Internacional do Brasileiro de Seniores teve três reprises – St Georges, Intermediaria I e Freestyle Intermediaria I – e foi válida como observatória para o Campeonato Sul Americano – Odesur 2018 em Cochabamba na Bolívia, entre 26 de maio a 8 de junho, mas que a exemplo das outras modalidades olímpicas do hipismo – Salto e Concurso Completo – deve ocorrer em outro local a ser definido em breve.

Quem faturou o título foi Mauro Pereira da Silva Junior com Don Enrico AMM que foi 4º colocado na St George, 1º na Intermediaria I e 2º no Freestyle Intermediaria fechando com a média final de 66,508%. Logo atrás, 66,445% de média na soma das três provas, aparece o vice-campeão Rodrigo Evangelista apresentando Colosso do Azeredo, que teve ótima atuação em sua estreia nessa série, respectivamente, com dois primeiros lugares e um 2º na sequência dos três dias de competição.

Mauro Pereira Junior com Don Enrico AMM, de propriedade da Ana Maria Mantegazza sócia da SHP, comemora com sua equipe

Destaque também para o desempenho do cavaleiro amador e sócio da Hípica Paulista Gabriel Tuccile Braga, treinado pelo top Leandro Silva, que apresentando Laurentio foi o grande vencedor em sua estreia em um Freestyle Intermediaria I, 67,240%, chegou em 2º St George e foi 4º na Intermediaria I fechando o Campeonato em 3º lugar com média final de 65,878%.

Gabriel Braga comemorou vitória em sua estreia no Freestyle Inter I; img reprodução facebook

SHP com Assessoria de Imprensa CBH

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...