[post_date]
Claudio Arruda estreia no adestramento e dá mais um passo rumo ao sonho olímpico
Quem não conhece Claudio Aleoni Arruda? Claudio, 28, por onde passa faz amizade, é figura notória e querida em nosso clube, em todo meio hípico e em suas palestras de motivação pelo país afora. Portador de síndrome de down, Claudinho é apaixonado por cavalos desde criança e sua primeira cavalgada seu deu, aos 5 anos, na fazenda do avô em Minas Gerais. Mas foi bem mais tarde, já com 15 anos, que deixou as piscinas e começou a montar na Escola de Equitação da Sociedade Hípica Paulista. Desde então foram inúmeras as conquistas dentro e fora das pistas.
Na modalidade Salto, Claudio coleciona títulos nas provas internas de Salto na SHP e Salto para Iniciantes na Federação Paulista de Hipismo. Evoluiu tanto que há três anos, Claudinho atua como professor assistente do pônei clube da SHP e vem inspirando jovens e adultos com seu exemplo de superação e metas. No Concurso de Salto Internacional Indoor 2013, a cada ano o principal evento na centenária entidade, o cavaleiro marcou presença na coletiva de imprensa ao lado de seu ídolo, o medalhista olímpico brasileiro Doda Miranda.
Como todo atleta de ponta, Claudio também sonha em disputar uma Olimpíada. Para portadores de síndrome de down e outras pessoas com algum tipo de deficiência intelectual, a próxima grande disputa mundial é a Olimpíada Especial 2015 em Los Angeles nos EUA. “Eu quero representar o meu país em uma Olimpíada”, garante Claudio.
Para tanto, Claudio precisa competir na modalidade adestramento. O talentoso cavaleiro não perdeu tempo e no último 15 de março fez a sua estreia no picadeiro da Sociedade Hípica Paulista. Montando Talismã, que também é seu companheiro na pistas de salto, Claudio garantiu sua primeira vitória no adestramento na reprise Iniciantes I.
Para realizar de fato o sonho olímpico, ainda falta a inclusão do hipismo entre as modalidades do Special Olympics Brasil. Mas nada é impossível para esse dedicado jovem cavaleiro que já é e tem todas as qualidades de um verdadeiro campeão.
Nenhuma conquista vem fácil. Curiosamente, Talismã ia deixar a Escola de Equitação de SHP. Mas, ao final, a família Ogata, proprietária de Talismã, acabou doando o animal a Claudio que, sem recursos para garantir seu sustento, conta com um importante apoio da Sociedade Hípica Paulista que isentou o cavaleiro da habitual taxa de manutenção de um cavalo próprio na Escola.
Curiosamente, ao contrário do que poderia se imaginar, o mundo de Claudio não se resume aos cavalos. Convidado em Escolas, Congressos e Associações diversas, ele também se dedica a palestras e apresentações. Um exemplo é sua participação ao lado de outros seis jovens da ONG Carpe Diem na autoria do livro “Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir”, primeiro livro sobre acessibilidade e comunicação escrito por pessoas com síndrome de Down, lançado em 2011. No ano seguinte, em 21 de março de 2012, por ocasião do Dia Internacional da Síndrome Down, o livro teve seu lançamento em inglês na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, com presença dos ilustres jovens brasileiros.
Fonte: SHP