Ao todo 61 conjuntos entre representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e, é claro, São Paulo, considerado berço da modalidade, largaram no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento na Sociedade Hípica Paulista, entre 11 e 13/11. Após a definição de 11 campeões brasileiros e da Taça Brasil no sábado, 12/11, no domingo, 13/11, saiu a decisão de mais 9 campeões desde a série Cavalos Novos até Senior Top (rendimento máximo) e ainda da categoria Pônei Escola. As disputas no complexo de Adestramento da Hípica Paulista tiveram julgamento de Claudia Mesquita, presidente, ao lado de Sandra Smith Oliveira Martins, Cel Rui Cesar Almeida, Claudia Sant´Anna, Alexandre Leão, Ricardo Leão, Natacha Waddell, André Ganc, Lindinha Macedo, Marcio Camargo e Sonia Hansen.
No sábado, 12/11, a entrega de prêmio foi antecedida por homenagens a integrantes do Time Brasil de Adestramento e oficiais da modalidade na Rio 2016. Os representantes da SHP Giovana Pass e Pedro Almeida, dois dos quatro integrantes da equipe na Rio 2016, Marcelo Servus, veterinário na Rio 2016, Marcelo Vasconcellos, chefe de equipe na Rio 2016, Alexandre Moraes de Oliveira, diretor de Adestramento da Hípica Paulista que recebeu três observatórias olímpicas, estiveram entre os homenageados. Também marcaram presença, Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, Ronaldo Bittencourt, vice presidente da CBH e que assume a entidade no próximo ciclo olímpico, e Romeu Ferreira Leite Junior, presidente da Sociedade Hípica Paulista.
Na série Senior Top (nível olímpico), Leandro Silva, cavaleiro olímpico que representa a SHP, bronze no por equipes e melhor brasileiro individual com a 6ª colocação no Pan 2015, sagrou-se campeão montando Di Caprio, de propriedade de Patrícia Villela Marino, sócia da casa .
O vice-campeonato ficou com Mauro Pereira Junior cada vez mais afiado com Banzai AMM, da esquadra de Ana Maria Mantegazza, titular do Haras Cachoeira e sócia da SHP.
Já categoria Senior, Pia Aragão montando Baldor Interagro faturou nada menos que seu 10º título brasileiro.Categoria em que Sergio de Fiori, que treina com Pia, levou Akira AMM ao vice-campeonato.
A amazona da Sophia Oliveira levou Pippilotta ao 3º posto no concorrido Brasileiro de Seniores.
Na categoria Mini-mirim, destaque para excelente atuação do jovem talento Enzo Toque, campeão brasileiro montando Oásis. Entre os mirins a faixa de campeã ficou com Andressa Lima de Assis Barreto montando HST Wonder.
Em paralelo, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) também melhor os melhores produtos Brasileiro de Hipismo (BH) e criador. O melhor criador foi o Haras Rosa Mystica com vitória Champion Hit Mystic Horse, na condução do olímpico Leandro Silva.
Entre os cavalos BH no Brasileiro, vitória para Akira AMM, criação do Haras Cachoeira, vice-campeão brasileiro senior 2016 com Sérgio de Fiori.
Já na Taça Brasil (disputada por profissionais), Don Enrico AMM, criação do Haras Cachoeira, campeão Taça Brasil Média II, apresentado por Mauro Pereira Junior, foi o melhor BH.
Representantes da casa mostram força
Jacqueline Kennusar com Rendsgaards Lathago comemorou a vitória no Brasileiro Elementar Amador.
Sohpia Oliveira garantiu o topo do pódio da série Preliminar Amador com Nobilis. Alexandre Moraes de Oliveira com J.A. Orpheu do Carnaval foi o vencedor da Taça Brasil Média I Profissional.
As representantes da casa Sonia Cendon com Lady Lu e Nichole Abdo montando Valencio fizeram dobradinha na série Forte I Amador.
Para conferir o resultado completo clique aqui.
Fonte: SHP com CBH e fotos: Luis Ruas e C.May