Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento Indoor 2021 na SHP definiu 20 campeões

24 de novembro de 2021

Na série Senior Top Victor Avila garantiu o bi consecutivo. Já na concorrida série Senior, Eduardo Alves de Lima, da equipe do olímpico João Victor Oliva, garantiu o título com Florisbela, de apenas 7 anos. Entre campeões e vice, representantes da casa garantiram 13 títulos.

Missão cumprida para Eduardo Alves de Lima, o Duda, com Florisbela, campeão brasileiro senior, categoria que contou com 12 conjuntos. Curiosamente Duda, 42, praticamente adestramento há somente uma década e traz na bagagem o mundo country como rodeio em bois

Foram quatro dias de intensas disputas no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento Indoor, entre 17 e 21/11, na Sociedade Hípica Paulista. Pela primeira vez, desde 2016, o picadeiro coberto Jayme Loureiro Filho da entidade que esse ano completou 110 anos de história, foi palco de uma disputa de Adestramento, a mais clássica dentre as modalidades olímpicas do hipismo. Pelo terceiro ano consecutivo com mais de 100 concorrentes, estiveram picadeiro 105 conjuntos nas disputas de cavalos novos 4, 5, 6 e 7 anos, séries elementar, preliminar, média I e II, forte I e Special (Grand Prix)

Victor Avila apresentando Corsario IGS na conquista do bicampeonato brasileiro Senior Top 2020/2021

Formaram o júri Sandra Smith de Oliveira Martins, presidente, ao lado de Cel Marcio Camargo, Lindinha Macedo, Marcio Bastos Costa, Cel Rui Cesar Mello e Bruno Magalhães que atuaram em revezamento. No Campeonato Brasileiro o título máximo do alto rendimento categoria Senior Top coube ao jovem cavaleiro Victor Trielli Avila, 25, com Corsario IGS conquistando o bicampeonato 2020/2021, com um 2º lugar no Grand Prix e um 1º lugar no Freestyle Grand Prix, fechando com a média final de 67,134%. A disputa contou com três conjuntos e o vice-campeonato coube a experiente amazona Micheline Schulze montando Domino.

Micheline montando Domino, com um 1º e um 2º lugar, vice-campeã brasileira senior top

Na categoria Senior, disputada em três provas, Eduardo Alves de Lima, o Duda, montando Florisbela, égua oldenburger de apenas 7 anos, garantiu duas vitórias na reprises St Georges, Inter I e um 3º lugar conquistando seu primeiro título brasileiro com a boa média final 70,822% de aproveitamento. Duda, 42, integra a equipe da Coudelaria Ilha Verde, liderada por José Victor Oliva que tem como atleta nº 1 seu filho o cavaleiro olímpico João Victor Macari Oliva, atualmente radicado em Portugal.

O campeão brasileiro Duda e Forisbela, de apenas 7 anos, em plena sintonia

“Monto a Florisbela desde a doma e passamos por todas as fases. Em nosso dia a dia em casa na Coudelaria Ilha Verde, também cuidamos dos cavalos nas cocheiras, fazemos tudo com eles, o que muito bom para a gente conhecê-los bem”, conta Duda, que começou no adestramento há somente 10 anos. “Sempre tive contato com cavalo e também fazia montaria em boi no interior paulista, Boituva, onde nasci”, revela o cavaleiro. “Agradeço muito a José Victor Oliva, seu João Oliva e toda equipe da Ilha Verde.”

Paulo Cesar e Fidel Sasa: vencedores do Freestyle Inter I e vice-campeões brasileiros Senior

O vice-campeonato coube a Paulo Cesar do Santos, 38, irmão gêmeo do medalhista pan-americano João Paulo Santos, que montando Fidel da Sasa garantiu o vice-campeonato com dois segundos lugares na St Georges e Inter I e vitória no Freestyle Inter I, fechando a média final de 70,822%. A trajetória de Paulo Cesar e João Paulo é semelhante à de Duda, uma vez que também começaram no Adestramento há cerca de 10 anos e chegaram a fazer montaria em bois. A série Forte II Senior contou com boa participação de 12 conjuntos.

O medalhista pan-americano João Paulo dos Santos faturou dois títulos na Taça Brasil (voltada a profissionais com cavalos em formação até a série Forte I) subindo ao topo do pódio nas séries Média I e II, respectivamente, com Ilustre E.C e Hungaro da Sasa. Enquanto seu irmão Paulo Cesar, vice-campeão Senior, levou Heron da Sasa JE ao topo do pódio na série Forte I Profissional.

O medalhista pan-americano João Paulo, bronze por equipe em Toronto 2015 e Lima 2019, com sua nova montaria
Ilustre E.C

Um dos diferenciais foi a forte participação dos cavaleiros e amazonas da SHP, considerado o principal polo da modalidade no país, contando inclusive com diversos representante da Escola de Equitação da SHP. Na categoria mini-mirim para atletas entre 8 e 11 anos – a amazona da da casa Valentina Toledo, 11, montando Felice do Nico, venceu de ponta a ponta garantindo o título brasileiro.

A campeã brasileira mini-mirim Valentina Toledo deu show com Felice do Nico

O brasiliense Dmitri Drummond Vivan, 13, com Faceira da Raposa faturou o título entre os mirins (12 a 14 anos), categoria de alto rendimento de base.

Dmitri Drummond Vivan com Faceira da Raposa

Ao todo, os representantes da casa garantiram 13 títulos, 7 de campeões e seis vice-campeonatos fazendo jus a força da casa na modalidade. Na série Elementar Amador Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça com Hector MC foi vice.


Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça com Hector MC: vice-campeã Elementar Amador

Na preliminar amador teve mais uma dobradinha da FPH e SHP com Fernanda Assad Negrelli montando London Comando SN e Ivana Carneiro Feres montando Fruto do Faial.

Fernanda Assad Negrelli com seu London Comando SN
Ivana Carneiro Feres e seu Fruto do Faial

Na série Iniciantes Amador, a aluna da escola Laura Pedrini Silva com Gotinha faturou título.

Laura Pedrini Silva e Gotinha

Dando continuidade às conquistas da casa também deve dobradinha na Preliminar Juvenil com Diego Sapiro, 15, montando Lancelot do Castanheiro Cap e Rafaela Abud Mellilo, que é aluna da Escola SHP, apresentando Diana Sete.

Diego Sapiro apresentando Lancelot do Castanheiro Cap

Rafaela Abud Mellilo e Diana Sete

Na série Média II Juvenil, Bruna Hering Germsheid, 15, com Xeque Mate do Top conquistou o bicampeonato 2020/2021.

Missão cumprida para Bruna Germsheid com seu Xeque Mate do To: bicampeã brasileira

Ivana Wagner Carneiro Feres com Danubio LS garantiu o vice na série Média II Amador.

Ivana Wagner Carneiro Feres e Danubio LS

Enquanto Paula Maria Pinto de Souza Nogueira com Xangô do Arete conquistou o bicampeonato brasileiro Amador Top 2021/2019.

Missão cumprida para a amazona da SHP Paula Maria de Souza Nogueira e seu Xangô do Arete: bicampeões brasileiros

Na Taça Brasil, a amazona da SHP Raquel de Mendonça de Mattos com Maravilha VO garantiu o vice-campeonato na categoria Preliminar Profissional. Rachel também competiu com sucesso em outras categorias como a Senior, com Dileto HI, garantindo o 3º posto na reprise St Georges.

Rachel Mendonça e Maravilha VO

Destaque ainda para a participação da amazona olímpica Giovana Pass, especialmente vinda da Espanha que, entre outros cavalos, competiu com Importante da Boa Vista, na série Forte II. Sarah Waddell, integrante do Time Brasil bronze no Pan de Toronto que treina na SHP, estreou no Grand Prix com Quixote Bojangles garantindo o 3º posto.

Giovana Pass, integrante do Time Brasil na Rio 2016 e Mundial 2018, no picadeiro com Importante da Boa Vista
Sarah Waddell com Quixote Bojangles

Na disputa por equipes São Paulo faturou o título com Valentina Toledo e Felicio do Nico, Ricardo Nardy montando Rose Noir, Sarah Waddell e Quixote Bonjangles, todos representantes da SHP, ao lado de João Paulo Santos e Felice do Nico totalizando 48 pontos. O vice-campeonato ficou com o time de Brasília formado por Ana Luiza Santos Paes Fernandes com Vulcano, Dmitri Drummond Vivan e Faceira da Raposa e Thiago Fonsec dos Santos com SL Saddam, 24 pontos.

São Paulo, campeão, Brasília
Duda Alves e Paulo Cesar Santos, campeão e vice, do Brasileiro Senior Top, com José Victor Oliva, feliz proprietário de Florisbela, Marcelo Leal, diretor de Adestramento da SHP e do evento, o juiz Marcio Camargo, João Paulo dos Santos e equipe da Fazenda Sasa

Patrocinaram o Campeonato Brasileiro e Taça Brasil: Coudelaria Castanheiro, Haras Cachoeira, Marcelo Leal, Dunelli, Editora Brasil, Paula Nogueira e Confederação Brasileiro de Hipismo, por meio da lei da incentivo ao esporte.

Veja a seguir como ficaram os pódios do Campeonato Brasileiro, campeões e vice, e Cavalos Novos, campeão, vice e 3º lugar, e Taça Brasil que também tiveram direito até a pódio até 3º lugar. Para conferir o resultado prova a prova – clique aqui.

Elementar Amador


Campeã Gabrielle Abatte de Andrade / Salamandra New Cartoon – FPH – 66,179%
Vice Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça / Hector MC – FPH – 65,920%

Preliminar Amador


Campeã Fernanda Assad Negrelli / London Comando SN – FPH – 66,901%
Vice Ivana Wagner Carneiro Feres / Fruto Faial – FPH – 66,845%

Iniciantes Amador


Campeã Laura Pedrini Silva / Gotinha – FPH – 68,791%

Elementar Mini-mirim


Campeã Valentina Toledo / Felice do Nico – FPH – 70,804%
Vice Edgard Josua Salvatore Mano / Whitley – FEERJ – 69,742%

Elementar Juvenil


Campeã Manuela Benatti / Luar V.O. – FPH – 68,449%
Vice Ruan Pereira Miranda / Hero Interagro – FPH – 66,351%

Preliminar Mirim


Campeão Dmitri Drummond Vivan / Faceira da Raposa – FHBR – 76,625%
Vice Luiz Otavio Bressani Correia / Triton do Piratininga – FPH – 75,911%

Preliminar Juvenil


Campeão Diego Sapiro / Lancelot do Castanheiro Cap – FPH – 69,209%
Vice Rafaela Abud Melillo / Diana Sete – FPH – 64,709%

Média I Amador


Campeã Ingrid Prioste / Exotico do Faial – FPH – 60,2865%

Média I Juvenil


Campeã Serena Parys Prada Pergili / Formosa Itapuã-Sta – FPH – 64,635%

Média II Juvenil


Campeã Bruna Hering Germsheid / Xeque Mate do Top – FPH – 65,831%

Média II Amador

Campeã Mayara Guião / Valdez – FPH – 67,275%
Vice Ivana Wagner Carneiro Feres / Danubio LS – 66,540%

Forte II Amador Top


Campeã Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Xango do Arete – FPH – 67,606%

Forte II Senior
Campeão Eduardo Alves de Lima / Florisbela – FPH – 71,626%
Vice Paulo Cesar dos Santos / Fidel da Sasa – FPH – 70,822%

Especial

Campeão Victor Trielli Avila / Corsario IGS – FPH – 67,134%
Vice Micheline Ivette Schulze / Domino – FPH – 65,891%

Cavalos Novos 4 anos

Campeã Giovana Pass / Magnum (High 5 Us x Ulinda M) – FPH – 80,900%
Vice Manuel Raposeiro / Glam Star do Drosa (Glamourdale x Hillarij) – FPH – 80,800%
3º Eduardo Alves de Lima / Nirvana VO (Tulum Comando SN x Essencia HI) – FPH – 78,800%

Cavalos Novos 5 anos


Campeão Murilo Augusto Machado / Novidade V.0 (Negro x Ornella) – FPH – 89%
Vice Cesar Marques / Marechal do Castanheiro (General Santana x Filo do Castanheiro) – FPH – 80,70%
3º Cesar Marques / Maximo do Castanheiro (Colosso do Azeredo x Ginger do Castanheiro) – FPH – 79,300%

Cavalos Novos 6 anos


Campeão Victor Trielli Avila / Luar HM – (Diamante Negro do Juliana x Wilrona) – FPH – 77,900%

Cavalos Novos 7 anos


Campeão Murilo Augusto Machado / Jorge V.O. (Xama dos Pinhais x Visqueira VO) – FPH – 74,341%
Vice Vinícius Miranda / Jane Esther II SVN (Negro x Esther) – FPH – 73,470%
3º Sarah Waddell / Juizo HI (Dom HI x Flecha HI) – FPH – 61,627%

Taça Brasil

Elementar Profissional

Campeão Carlos Vicente Pereira Cardoso / Mar da Sasa JE (Unico x Estrelicia do Juliana) – FPH – 68,058%
Vice Almir Marinho / Oeste do Castanheiro (Figo do Juliana x Urveira do Castanheiro) – FPH – 67,161%
3º Luana Vasquez / Nescau do Drosa (Gaston do Drosa x Africa VO) – FPH – 66,006%

Preliminar Profissional


Campeão Carlos Vieira Pereira Cardoso / Mestre da Sasa JE (Unico x Estrelicia do Juliana) – FPH – 68,012%
Vice Raquel de Mendonça de Mattos / Maravilha VO (Sol VO x Uva VO) – FPH – 66,657%
3º Frederico Correa Mandrot / Maraja da Sasa JE (Unico x Framboesa da Sasa) – FPH – 66,232%

Média I Profissional


Campeão João Paulo dos Santos / Ilustre CE – FPH – 68,142%
Vice Luiz Augusto Ichaso / Ronaldinho – FPH – 67,996%
3º Rogério da Silva Clementino / Douwina van de Goed Ree – FPH – 66,410%

Média II Profissional


Campeão João Paulo dos Santos / Hungaro da Sasa – FPH – 68,142%
Vice Ricardo Nardy / Rose Noir GG – FPH – 67,996%
3º Roger Vieira Gama / Iliada RM – FPH – 63,359%

Forte I Profissional

Campeão Paulo Cesar dos Santos / Hero da Sasa – FPH – 69,251%
Vice Frederico Correa Mandrot / Galileu LS – FPH – 68,862%
3º Joana Sliwik / Intef Interagro – FPH – 68,700%

Fonte e fotos: SHP – C.May e Brunna Netto

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...