Nesse final de temporada de 2016, a amazona da Sociedade Hípica Paulista que defende as cores de Portugal Luciana Diniz aposentou dois de seus grandes cavalos de concurso: As Taro e Lady Lindenhof. Ambos contribuíram muito para a carreira da amazona olímpica e venceram diversos grandes prêmios em concursos internacionais, cada um com suas particularidades.
O valente As Taro, 19 anos, é um animal da raça Oldenburg, filho de Azett em égua Wettstreit. O talentoso alazão com certeza foi um grande desafio na carreira de Luciana, uma vez que sofre de uma severa artrite no alto do pescoço, que o deixava desconfortável com qualquer cabeçada. Depois de tentar várias soluções, Luciana passou a montá-lo apenas com o bridão solto na boca do cavalo e seguro apenas pelas rédeas e por um tipo de barbela de couro.
Sem dúvida uma solução única que os transformou em um conjunto único. Entre suas inúmeras classificações internacionais, destacam-se o vice-campeonato nos GPs de Monte Carlo e Verona em 2009 e 2010.
Veja a performance da dupla no Gucci Paris Masters:
Lady Lindenhof, de 15 anos, é uma Sela Francesa, produto de Grand Chef Bleus em Type d’Elle, originalmente chamada Nangaye du Kergane e montada pelo cavaleiro francês Kevin Staut. Ao longo dos cinco anos em que esteve sob a sela de Luciana, venceu os GPs de Cannes e Valkenswaard em 2014, e foi vice-campeã em Genebra, Hamburgo, Aachen e Doha no mesmo ano, entre inúmeras outras classificações.
A égua alazã será uma reprodutora no Haras du Meautry, na França, lar de outros cavalos aposentados de Luciana, como Suzie Quattro, Locarno e As Taro.
Assista a vitória de Lady e Luciana em Valkenswaard:
SHP com Brasil Hipismo; fotos: Studforlife, Diary of a Working Student e site oficial Luciana Diniz