Na tarde desse domingo, 6/12, o GP Troféu Francisco Sanches Moreno, o Chiquinho, disputado a 1.40/1.45m, encerrou o Ranking de Salto SHP que em 2020 contou com 11 etapas. Estiveram em pista 61 conjuntos entre os quais 23 foram ao desempate idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo. Em páreo acirrado a vitória foi do cavaleiro olímpico Stephan Barcha, 31, que montando La Noblesse JMen II cruzou a linha de chegada em 41s07.
O vice-campeão foi Gabriel Gouveia montando Campitello que havia assumido a liderança no início do desempate com percurso limpo em 41s29.
O jovem talento Thales Marino,19, que na véspera venceu o GP Internacional Top Riders, levou LWX Ashley ao 3º posto, em 41s97, sem faltas.
“Fui muito legal competir em um GP tão disputado e conseguir bater o tempo no final”, comentou o campeão Stephan, penúltimo em pista, que montou La Noblesse JMen, habitual montaria de seu aluno Felipe de Mello Siqueira, somente nesse GP. “Como eu estava sem cavalo para o GP, o Felipe emprestou a Noblesse e deu tudo certo”, acrescentou Stephan, que levantou o Troféu Francisco Moreno Sanches e arrematou a fatia de cerca de 40 mil reais de um total R$ 70 mil em jogo. De quebra, o cavaleiro ainda ganhou um relógio Bulova, entre por Cecília Rocha. Roberto Greco e seu filho Felipe de Mello Siqueira, proprietários de La Noblesse Jmen, também ganharam uma réplica do Troféu Francisco Moreno Sanches.
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação Sergio Marins com SM California Guabi, Gabriel, dessa feita, com MSC Cartier e José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando Tindara JMen, todos zerados, 42s58, 43s64 e 44s55. Fernando Ferreira, conselheiro da SHP, e Pedro Muylaert, cavaleiro internacional da SHP radicado na Europa.
Thales vence o Ranking da série 1.40m e garante uma bota Diva
Na contagem do Ranking da série 1.40m Thales Marino foi o campeão, Totty Miranda, vice, e Adolpho Lindenberg, 3º. Ao final ainda rolou o sorteio de duas botas Diva entre todos os campeões do ranking de 0.60 a 1.40m e mal Thales saiu do pódio foi chamado de volta pois foi o primeiro sorteado.
O outro feliz ganhar de uma bota Diva sob medida foi o cavaleiro Ricardo Ricci, campeão da série Amador A/Master A.
Sobre Francisco Moreno Sanches, o Chiquinho
Desde 2019, o GP Final do Ranking da Sociedade Hípica Paulista passou a contar o Troféu Perpétuo Francisco Moreno Sanches, o querido Chiquinho. Atuante nas décadas de 50/60/70, Chiquinho foi pioneiro e exímio professor formando campeões de destaque no Brasil e Exterior como, entre outros, Caio Sérgio de Carvalho, Alberto Muylaert, Romeu Loueiro Ferreira Leite Jr, e outros já falecidos como Roberto Luiz Joppert, José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, e Gianni Samaia. Com sua atenção especial a cada cavaleiro e cavalo, Chiquinho vive na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecer e treinar com ele.