Série Indoor SHP – nº 2 | Vítor Alves Teixeira com Zurkis: campeão do 1º GP Indoor em 1992

31 de janeiro de 2023

Um registro especial. Nessa reportagem de 1999 estão retratados três campeões do GP do CSI-W Indoor: Vítor Alves Teixeira (à direita), campeão em 1992 e que veio a garantir o bicampeonato em 1995, Doda Miranda (ao meio), que conquistou seu 1º título em 1998 e o bi em 2022, e Bernardo Alves (à esquerda), bicampeão 1999/2000. Todos os três cavaleiros são olímpicos.

Revista Hippus – Novembro de 1999

Mas vamos a alguns detalhes da primeira vitória de Vitor Teixeira. Com seu pequeno grande Zurkis Cepel Guabi, de apenas 1.52m, Vítor faturou o 1º GP Indoor – na então denominada I Copa Indoor de Hipismo – na Sociedade Hípica Paulista. “Esse Vítor é uma fera. Voou em pista e mereceu ganhar”, declarou Nelson Pessoa Filho, vice no GP Indoor 1992 com Larramy Cepel. Dos 25 conjuntos, quatro protagonizaram o desempate.

A memorável dupla Vitor e Zurkis, filho de um puro sangue inglês ganhador GP de Bento Gonçalves em POA em uma égua mestiça de crioulo com Manglarga, em flash de arquivo; reprodução O Hipismo Brasileiro

Zurkis foi o primeiro campeão do GP Indoor em 1992, mas as conquistas vão muito além.

Foi por duas vezes eleito como cavalo do ano pela revista Hippus.
Único animal a vencer o Grand Slam (GPs Internacionais de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro).
1º lugar na Liga Sul-americana para a Final da Copa do Mundo.
12º colocado no Mundial de Estocolmo.

“Por tão bela carreira era carinhosamente chamado de “O Pequeno Notável” e, acredito, que sua memória jamais será esquecida. Agradeço a Deus o privilégio de tê-lo montado e com ele ter feito este vitorioso conjunto, até hoje lembrado no Brasil e na Europa”, destacou o medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico Vitor Alves Teixeira, dez vezes campeão brasileiro.

Recortes de jornal (fonte a ser oficialmente identificada) – extraídos instagram @vitor_alves_teixeira

SHP com as fontes: Revista Hippus, O Hipismo Brasileiro por Cel Renyldo Ferreira e acervo pessoal Vitor Teixeira

Notícias Relacionadas

Ciclo de pratos do chef: Domingos, 12/11, 19/11 e 3/12

Ciclo de pratos do chef: Domingos, 12/11, 19/11 e 3/12

O Restaurante da SHP inicia um ciclo de três pratos do chef (exclusivo sócios e convidados) aos domingos. O valor é o mesmo do Buffet, R$ 115 (adultos) e R$ 89 (crianças). Não é necessário fazer reserva (atendimento por ordem de chegada). Maiores informações:...