Série Histórico Indoor SHP – nº 1 | Origem e construção do picadeiro de salto Jayme Loureiro Filho

17 de janeiro de 2023

À época de sua construção, o picadeiro coberto de Salto que hoje recebe o nome de seu idealizador Jayme Loureiro Filho, ex-presidente da SHP, consagrou-se como primeira arena de vão livre do mundo (sem pilastras de sustentação internas), segundo os noticiários da época.

Fase de construção do picadeiro coberto de Salto

As obras para a estrutura de 5,6 mil m² projetada, à época, para comportar 2,4 mil espectadores sentados, começaram em 1952.  O picadeiro com 68,5 de comprimento e 80,5 de largura foi um projeto do arquiteto José Maria Rangel de Camargo.

A estrutura metálica do telhado do picadeiro fez história

O picadeiro – com a estrutura completa incluindo a finalização do telhado – foi inaugurado somente em 13 de março de 1965, uma vez que as obras chegaram a ser interrompidas durante alguns anos. A cerimônia simbólica de inauguração contou com José Bonifácio de Abreu Amorim, então presidente da SHP, ao lado de Jayme Loureiro Filho.

Inaguração do picadeiro coberto oficial do picadeiro em março de 1965

Luiz Matarazzo e Silva, Jayme Loureiro Filho e José Bonifácio de Abreu Amorim na Sociedade Hípica Paulista em 1961, período em que picadeiro ainda estava em construção

Principal palco e um dos cartões postais icônicos da Sociedade Hípica Paulista, o picadeiro recebe o Concurso de Salto Internacional e Nacional Indoor desde 1992. Entre 22 e 17 de agosto de 2023, o CSI-W Indoor SHP chega a sua 33ª edição fazendo jus à condição de mais esperado e badalado evento hípico da América do Sul.

A construção do picadeiro coberto foi iniciada em 1952 e terminou em 1965

Vale ainda destacar que as primeiras edições do antigo Torneio Pão de Açúcar, atual Copa São Paulo, também foram realizadas no picadeiro coberto e posteriormente passou para a pista de grama Gianni Franco Samaia.

Com as fontes: Centro de Memória SHP, SHP 75 anos, imagens acervo: SHP

Notícias Relacionadas

Ciclo de pratos do chef: Domingos, 12/11, 19/11 e 3/12

Ciclo de pratos do chef: Domingos, 12/11, 19/11 e 3/12

O Restaurante da SHP inicia um ciclo de três pratos do chef (exclusivo sócios e convidados) aos domingos. O valor é o mesmo do Buffet, R$ 115 (adultos) e R$ 89 (crianças). Não é necessário fazer reserva (atendimento por ordem de chegada). Maiores informações:...