À época de sua construção, o picadeiro coberto de Salto que hoje recebe o nome de seu idealizador Jayme Loureiro Filho, ex-presidente da SHP, consagrou-se como primeira arena de vão livre do mundo (sem pilastras de sustentação internas), segundo os noticiários da época.
As obras para a estrutura de 5,6 mil m² projetada, à época, para comportar 2,4 mil espectadores sentados, começaram em 1952. O picadeiro com 68,5 de comprimento e 80,5 de largura foi um projeto do arquiteto José Maria Rangel de Camargo.
O picadeiro – com a estrutura completa incluindo a finalização do telhado – foi inaugurado somente em 13 de março de 1965, uma vez que as obras chegaram a ser interrompidas durante alguns anos. A cerimônia simbólica de inauguração contou com José Bonifácio de Abreu Amorim, então presidente da SHP, ao lado de Jayme Loureiro Filho.
Principal palco e um dos cartões postais icônicos da Sociedade Hípica Paulista, o picadeiro recebe o Concurso de Salto Internacional e Nacional Indoor desde 1992. Entre 22 e 17 de agosto de 2023, o CSI-W Indoor SHP chega a sua 33ª edição fazendo jus à condição de mais esperado e badalado evento hípico da América do Sul.
Vale ainda destacar que as primeiras edições do antigo Torneio Pão de Açúcar, atual Copa São Paulo, também foram realizadas no picadeiro coberto e posteriormente passou para a pista de grama Gianni Franco Samaia.
Com as fontes: Centro de Memória SHP, SHP 75 anos, imagens acervo: SHP