O desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche no Indoor SHP 2023: assista à vitória de Gui Foroni e Eduardo Leonidas

05 de setembro de 2023

Na prova show que encerrou o Longines São Paulo Horse Show, o 33º Indoor da Sociedade Hípica Paulista no domingo, 27, a dupla formada pelo cavaleiro Guilherme Foroni e o piloto Eduardo Leônidas venceu o “Desafio carro x cavalo.”

Guiherme e Estrella de Semilly cumprindo a primeira parte do desafio

Pela sétima edição consecutiva do maior evento hípico em recinto fechado da América Latina, o “Desafio carro x cavalo Stuttagart Porsche” levantou a torcida e promoveu uma acirrada disputa entre as duplas formadas por cavaleiros e amazonas com pilotos que conduziram no picadeiro um modelo Macan. As duplas foram formadas por sorteio, misturando cavaleiros estreantes na prova com veteranos no Desafio e pilotos consagrados em diferentes categorias das competições Porsche.

Guilherme a caminho da Porschen Macan

Com o tempo cravado em 99.34 segundos, a dupla formada por Guilherme Dutra Foroni montando Estrella de Semilly e pelo piloto Eduardo Leônidas garantiu o título em 2023. “A prova foi fantástica, tinha mais alto confiança do que da primeira vez que participei dois anos atras, e meu cavaleiro fez um trabalho excepcional. É difícil pilotar em uma pista como esta, a tração é baixíssima, então tem que controlar muito bem o carro e ainda assim ter velocidade. É bem desafiador, e para não errar é esquecer o que tem ao redor, memorizar o traçado e ir embora”, comemorou Leônidas, campeão da Porsche Club Route Tour Cup 2023 e que em 2022 foi campeão da Porsche Club Drivers Cup e integrou a equipe campeã da Porsche Club Cup.

Leonidas ao volante da Porsche Macan e Guilherme como copiloto a caminho do título

Campeão do Clássico no CSI-W5* Longines SP Horse Show – 33º Indoor SHP, Guilherme Foroni vibrou com a vitória em sua terceira participação na prova: “É espetacular terminar a festa deste jeito. Eu tive um fim de semana maravilhoso, com muitas classificações e eleito o melhor cavaleiro do Concurso. Para o Desafio, este ano arrisquei mais e investi no animal, montei uma égua fantástica que salta 1,30m. Estou muito feliz com esta conquista”.

Guilherme e Leonidas na merecida cerimônia de premiação

A faixa de vice-campeões ficou para a dupla Piero Massenzi Nunes Ferreira montando Diamant SH e Rodrigo Cirilo que cravaram o tempo de 99.51. Um dos mais promissores jovens talentos do hipismo brasileiro, Piero, campeão no Paulistão da Pré-junior este ano, também integrou a equipe medalha de prata na categoria Mirim no Sul-americano da Juventude de 2022, na Argentina. O piloto Rodrigo Cirilo integrou a equipe campeã da Porsche Club Cup 2022 e campeã da Porsche Club Drivers Cup em 2018.

O bronze do “Desafio carro x cavalo Stuttagrt Porsche” ficou com a primeira dupla que abriu a disputa formada pelo cavaleiro Sérgio Henrique Neves Marins montando LF Brilhante e o piloto Tom Filho no tempo final de 99.58. Experiente e premiado cavaleiro, Marins, que já competiu em Olimpíadas, nos Jogos de Atenas 2004 no Concurso Completo, coleciona medalhas, entre elas o ouro individual no Salto nos Jogos Sul-americanos de 2018, em Cochabamba, Bolívia. Piloto da Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil, Tom Filho integrou a equipe campeã da Porsche Club Cup em 2017 e foi campeão da Porsche Club Drivers Cup em 2015.

Patrocinadora do “Desafio carro x cavalo”, a Stuttagart Porsche distribuiu R$ 20 mil em premiação.

Entenda a prova

O primeiro a largar no “Desafio” é o cavaleiro que precisa cumprir um percurso conhecido apenas no momento da prova. A cada derrube de obstáculo o conjunto (cavalo/cavaleiro) é penalizado com três segundos acrescidos ao seu tempo.

Quando o cavaleiro termina o percurso ele desce do cavalo, a pé salta um obstáculo, corre até o carro (um Porsche modelo Macan) entra pela porta do acompanhante e assim que afivela o cinto de segurança o piloto arranca para cumprir o seu percurso, delimitado por cones dispostos entre os obstáculos. Em cima de cada cone tem uma bolinha de tênis que não pode ser derrubada, caso isso ocorra, cada derrube penaliza o piloto com três segundos acrescidos ao tempo final da prova.

A dupla campeã é a que na soma dos resultados, já descontadas as penalizações, fizer o menor tempo.

Notícias Relacionadas