Doda Miranda fatura GP Longines 33º Internacional Indoor na Sociedade Hípica Paulista e agora é tri

28 de agosto de 2023

No domingo, 27/8, o GP Longines Troféu Jayme Loureiro Filho, a 1.60m, dotado em 1 milhão de reais, fechou Internacional de Salto – CSI-W5* Longines São Paulo Horse Show, o 33º Indoor, perante casa lotada na Sociedade Hípica Paulista. Sagrou-se campeão o medalhista olímpico Doda Miranda montando Dinozo Un Prince, único a cumprir os dois exigentes percursos sem faltas.

Doda e Dinozo Un Prince: campeão do GP5* Longines no 33º Indoor Sociedade Hípica Paulista

Dos 35 conjuntos, conforme a regra, os 12 melhores habilitaram-se à 2ª e decisiva volta com armação do course-designer olímpico Guilherme Jorge, entre os quais cinco sem faltas. Com percurso limpo e o melhor tempo na 1ª volta, Doda com Dinozo un Prince foi a último a largar, precisando bater o então líder Stephan Barcha com Chevaux Goldfinger Império Egípcio que havia zerado o 1º percurso e com traçado mais cauteloso no 2º, em 50s62, totalizando 2 pontos perdidos por excesso de tempo, viria a garantir o vice.

Stephan e Chevaux Goldfinger Império Egípcio a caminho do vice

Doda mostrou a que veio e com mais uma pista perfeita em 46s89, conquistou o bi consecutivo 2022/2023 e com o título conquistado em 1998 entrou para o hall dos tricampeões. Pela conquista, o cavaleiro garantiu a fatia de 250 mil de um total de 1 milhão de reais em jogo. “Foi uma vitória bonita, o cavalo do Doda é muito cuidadoso. É um cavaleiro com muita experiência o que faz diferença”, destacou Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil, que acompanhou a competição ao lado do chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda.

O campeão Doda e Dinozo un Prince em salto perfeito

“Realmente vencer esse GP é uma alegria muito grande, tenho trabalho muito todo apoio da minha equipe e família e tenho procurado diariamente superar meus próprios limites e, graças a Deus, os resultados estão acontecendo. Quero seguir trabalhando com os pés no chão”, destacou Doda.

Também com ótima atuação, a 3ª e 4ª colocação coube a Guilherme Foroni apresentando Chelsea JMen e ao jovem talento 3º Sgt Paulo Miranda montando Kentucky M, ambos com apenas uma falta no primeiro percurso e pista limpa no segundo em 45s73 e 46s15.

Guilherme e Chelsea JMen

O jovem talento Paulinho com Kentucky M, BH de 10 anos, de criação e propriedade do sócio da SHP Caio Costa

Em 5º lugar aparece o 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Concello S Son JMen, seguido por Gabriel Kayan Soares Magalhães montando Expecto du Vieux Chateau do Santo Antonio, respectivamente, com 5 e 6 pontos na soma dos dois percursos em 64s15 e 50s43.

Thiago e Concello S Son JMen,

Com o resultado Doda Miranda, que recém conquistou o pentacampeonato senior top, segue na liderança do ranking brasileiro senior top após 7 de 10 etapas com 118 pontos e Stephan Barcha que vinha em 3º agora é vice-líder totalizando 111 pontos. O GP Longines também foi uma importante oportunidade para os cavaleiros em atividade no país pontuarem no ranking mundial da Federação Equestre Internacional. Logo após o GP, Stephan voltou para Europa, onde também vem quente na corrida por uma vaga no Time Brasil no Pan 2023.

Stephan com o técnico do Time Brasil Phillipe Guerdat

Chiara Mariottini, diretora geral da Hermès no Brasil, entregou premiações especiais da marca a todos a todos classificados

Na cerimônia de premiação estiveram presentes, entre outros, o anfitrião Fernando Sampaio Ferreira Filho, presidente da Sociedade Hípica Paulista, Stephan Ellenbruch, presidente do comitê de Salto da Federação Equestre Internacional e que também presidiu o júri e Miguel Palmer, vice-presidente da Longines na América Latina.

Doda e Stephan recebendo os cumprimentos de Miguel Palmer, vice-presidente da Longines na América Latina

Stephan Ellenbruch, presidente do comitê de salto da FEI

Rumo ao Pan

GPs importantes no Brasil e Exterior e Copas Nações fazem parte da preparação e observação para formação do Time Brasil no Pan-americano 2023. As provas do hipismo no Pan-americano 2023 no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, e o Salto está agendado entre 31/10 e 4/11. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Essa semana, a Confederação Brasileira de Hipismo irá anunciar uma lista e pré-convocados (short list) para Final da Copa das Nações FEI entre 29/9 e 2/10, onde também há uma chance do Brasil conquistar uma vaga em Paris, bem como para formação do Time Brasil no Pan-americano.

Patrocinaram o CSI-W5* e CSN4* Longines São Paulo Horse Show: Longines, Stuttgart Porsche, BTG Pactual, Hermes, Grand Pista Jundu, Alat Horse, Hilton Hotels, Gauss Capital, Alsafort, Alper Seguros, Bonsucex, Haras Larissa, Belfort, Granero, Grupo Benatti, TM Insurance Lau Rent, Haras Rosa Mystica, Porto Seguro, Paula Torres, Vingt Flowers, Jo Malone, 100% Eventos, Lucky U, Equistro – Vetoquinol com apoio By Kamy, Kiolo, Galeria Moderna, Sorvete La Basque, Solo Snacks, 3 Corações, Água Prata, Organne, Haras la Estância e chancela da Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional.

Fernando Sampaio Ferreira Filho, presidente da SHP, com os vencedores do GP Longines e Doda Miranda erguendo o Troféu Perpétuo Jayme Loureiro Filho, passa a ter sua posse definitiva com a conquista do tri

Comemoração no pódio do GP Longines

Campeão Doda de Miranda / Dinozo Un Prince – BRA – 0/0 – 0/46s89
Vice Stephan Barcha / Chevaux Goldfinger Império Egípcio – BRA – 0/2 – 2/50s62
3º Guilherme Foroni / Chelsea JMen – BRA – 4/0 – 4/54s73
4º 3º Sgt Paulo Miranda / Kentucky M – BRA – 4/0 – 4/46s15
5º 3º Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello S Son JMen – BRA – 4/1 – 4/49s63
6º Gabriel K. Magalhães / Expecto du Vieux Chateau do Sto Antonio – BRA – 0/6 – 6/50s43

SHP com CBH e fotos: Luis Ruas

Notícias Relacionadas