No final de semana, 16 a 18/8, 22 conjuntos de Brasília, São Paulo e Minas Gerais disputaram o Campeonato Brasileiro de Adestramento Paraequestre 2019 movimentou o Manège Gama, em Brasília (DF), entre 16 e 18/8. Conforme a regra foram disputadas as categorias I, II, III, IV e V: classificação do maior (I) ao menor grau (V) de comprometimento físico dos cavaleiros e amazonas.
As disputas no manège Gama, de propriedade do medalhista paralímpico Marcos Fernandes Alves, o Joca, tiverem alto nível técnico. Formaram o juri Claudia Moreira de Mesquita, presidente, Arnaldo Conde Filho, Maria Luisa Varella Dal Pai, Gabriela Varella Dal Pai e, pela primeira vez, Sandra Smith de Oliveira Martins, ao lado de Claudia, também juiza internacional 4* de Adestramento.
Na sexta-feira, 16, foram disputadas as reprises Team Test e no sábado, 17, o Individual Test. A soma dos resultados dos dois definiu o placar por equipes com dobradinha das equipes 1 e 2 de Brasília, São Paulo em 3º lugar e a equipe mista São Paulo e Minas, em 4º. o Individual foram definidos dois títulos brasileiros: no Individual Test e Freestyle, que encerrou a competição no domingo, 18.
No Grau IV, o cavaleiro de São Paulo que treina na Escola de Equitação da SHP Rodolfo Luis Bertassoli Lucas, 32, com Zoonito da Boa Nova dominou o placar de ponta a ponta com três vitórias e dois títulos brasileiros. Luis, 32, sofreu um AVC anos 23 anos quando morava nos EUA onde jogava futebol, faz adestramento há apenas há dois anos e monta firme na SHP com sua treinadora Claudia Honda. “O Luis é muito talentoso. Esse ano estamos focados em garantir vitória no Troféu Eficiência FPH e já pensando nas Paralímpidas de Paris daqui a cinco anos.”
Rodolfo Lucas e Zoonito da Boa Nova: vitória no Teste Individual, 64,610%, no Team Test 61,625% e Freestyle, 60,050% e integrante da equipe de São Paulo, 3ª colocada
Mais quatro campeões brasileiros
O grande destaque do final de semana foi a amazona paralímpica veterana Vera Lucia Mazzili, 68, de Brasília, integrante do Time Brasil na Rio 2016 e Jogos Equestres Mundiais, que deu show cno final de semana vencendo as três reprises Grau I (Team competition, Individual competition e Freestyle) montando Zaco dos Pinhais. Com esse resultado, Vera Lucia, campeã brasileira Individual e no Freestyle, foi eleita melhor amazona do Brasileiro e seu Zaco, o melhor cavalo.
No Grau II o anfitrião Marcos Fernandes Alves, o Joca, dono de dois bronzes em Pequim 2008, também garantiu os dois títulos brasileiros e três vitórias com VDL Valdez. Já no Grau III, Flamarion Pereira da Silva com Jet Run também venceu as três reprises com direito a duas faixas de campeão brasileiro.
Finalmente, no Grau V, Thiago Fonseca dos Santos montando Cortez JMen, defendendo Brasília, repetiu o feito dos vencedores das demais categorias com vitória nas três reprises.
SHP com infos CBH ; fotos: Tim Maia e acervo pessoal