Vitória para Stephanie Behar no Brasileiro de Amazonas Top 1.30m e Carolina Borja é vice, a 1.20m

13 de outubro de 2020

O Campeonato Brasileiro de Amazonas na Sociedade Hípica Paulista, único torneio de hipismo 100% feminino ao ano, agitou a Sociedade Hípica Paulista, entre 7 e 11/10. Quase três centenas de conjuntos de nove estados totalizando 295 concorrentes disputaram os títulos brasileiros nas categorias Amazonas B, 1m, Amazonas A, 1.10m, Amazonas, 1.20m, e Amazonas Top, 1.30m. Após as finais por equipes na sexta-feira, 9, e sábado, 10, com sete diferentes Estados no pódio, no domingo, 11, foi dia das decisões individuais todas com emocionantes desempates entre conjuntos zerados, apontando para alto nível técnico da competição.]

Sintonia e parceria que fazem a diferença: Stephanie Behar e seu GR Armani

Fechando as finais individuais na categoria Amazonas Top, após a 3ª e última prova, três conjuntos estavam zerados: a amazona da casa Stephanie Behar Braga com GR Armani e a mineira Mariana Frauches Chaves com duas montarias: Carthagena e Dunoville. Sagrou-se campeã Stephanie Behar Braga com GR Armani, dupla que também foi campeã brasileira Amador Top 2017 na mesma pista, que cruzaram a linha de chegada na ótima marca de 41s36. “Foi uma emoção muito grande, esse título é especial e todo do Armani, o cavalo da minha vida”, destacou Stephanie, 30.

100% de aproveitamento para o dupla campeã brasileira Amazonas Top Stephanie e GR Armani

Conforme a regra, um mesmo atleta não pode chegar entre os três primeiros. Mariana garantiu o vice com Carthagena, sem faltas, em 44s37 e foi 4ª com Dunoville, mais rápida no desempate, 40s53, mas com um derrube.

Mariana e Carthagena rumo ao vivo

A 3ª colocação ficou com a paranaense Jessica Carvalho de Sá montando Abril Grancento que fechou o campeonato com apenas 1 ponto perdido.

Jessica e Abril Grancento

Em 5º lugar no Campeonato ficaram empatadas com 4 pontos Jordana Laffranchi com Casalana JMen, Giulia Scampini com Keep on Fighting, ambas amazonas da casa, Janice Ambrosio Merzvinskas com JAM Shiva Z e Thais Balbino de Souza com Pic Pic Une Aimee.


Jordana, a Kika, apresentando Casalana JMen
Giulia e Keep on Fighting: parceria de uma vida

Na série Amazonas, 1.20m, disputada na pista de areia, cinco conjuntos zerados após a 3ª prova voltaram ao desempate para decisão do título. Última em pista, a amazona carioca Patricia Watt Vianna com Catherine C JMen faturou o título, sem faltas, 44s17. E esse foi nada menos que o segundo título da amazona de 37 anos que há um mês também foi campeã brasileira Amador em Curitiba. “Estou muito feliz, para mim foi muito especial. Esse ano já consegui o título brasileiro de amador também a Catherine, uma égua muito especial, um fenômeno”, comentou a campeã Patrícia, 37.

Patrícia e Catherine C JMen: dupla que arrematou dois títulos brasileiros em um mês

Também com atuação perfeita, pista limpa, dm 44s17, Ana Carolina de Almeida Borja montando Caprice van de Hermitage, dupla da casa, faturou o vice, 44ss17.

Ana Carolina, a Carol, com Caprice van de Hermitage, cavalo que segue em plena forma aos 18 anos

Bruna Tarallo Libertini Cervelati com Garfield Cooper zerou em 46s62 garantindo o bronze e Francis Berl com Land X do Feroletto chegou em 4º, 42s92, duas faltas. Todas por São Paulo. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação a amazonense que defende São Paulo Lara Ozores de Souza com Risketou Tok, que teve um contratempo e acabou eliminada no desempate, e a paranaense Maria Eduarda Pacheco com Vanyt SH, que fechou a competição com apenas um 1 pp.

Bruna e Garfield Cooper

A final Amazonas A, na pista de grama, também só foi decida após desempate entre três conjuntos. Última em pista a amazonas do interior paulista Isabella Rodrigues Molinari, 21, com Ravell Vila Fal faturou seu 1º título brasileiro sem faltas, em 35s97. “Foi muito emocionante. Contei muito com a ajuda desse meu campeão o Ravell. Estou muito feliz. Foi o meu título brasileiro”, destacou a campeã que monta em Itu no interior paulista.

Isabella e Ravell Vila Fal

O vice-campeonato ficou com Mayara Toledo Messias apresentando L Esprit que abriu o desempate com percurso limpo em 38s68.

Mayara e L Esprit rumo ao vice

Já 3ª colocação foi da mineira Marina Villaça de Almeida com Agatha Aragom, 37s86, uma falta. Com apenas 1 pp no campeonato, a carioca Malva Abreu Rolla com Bertha RJ garantiu a 4ª colocação, seguida pela paranaense Kamila Miksza Ribas Prestes com Uca das Cataratas e carioca Marianna de Barcellos montando Desiree RJ, totalizando 2 e 4 pp, respectivamente.

Marina e Agatha Aragom

Na final Amazonas B, disputada na areia, nada menos que 18 conjuntos foram ao desempate que na altura de 1/1.05m é disputado valendo a melhor aproximação ao tempo ideal que foi de 57 segundos e é mantido oculto até o final. Sete voltaram a zerar. Sagrou-se campeã a jovem amazona de Minas Gerais Valentina Alves de Brito Gonçalves com Risling do Rio Acima, 56s93. “Esse foi o meu primeiro título brasileiro, estou muito feliz. A minha estratégia no desempate foi manter um ritmo constante, não muito devagar e prestar bastante atenção na medição do percurso pelo pistinha. Agora quero terminar o ranking de Minas Gerais e ano que vem planejo saltar os Campeonatos Brasileiros de Amazonas e da minha categoria”, destacou a campeã Valentina, que monta no Cepel em Belo Horizonte.

O vice-campeonato ficou com a paulista Bianca Andrade com SL Hannah e 3ª colocação foi da catarinense Renata Ferreira Lima montando Afrodite Método em 56s81 e 56s74. Da 4ª à 6ª colocação aparecem a catarinense Isabela Zattar Tonello com Vanilla Sky Top, a carioca Fernanda de Oliveira Diehl montando Larinera JMen II e a Victoria Vendramin apresentando Ivana Itapuã, todos sem faltas, em 56s74, 58s39 e 55s60.


Bianca e SL Hannah

Renata e Afrodite Método

Final Amazonas B – 1.05m

Campeã Valentina Alves de Brito Gonçalves / Risling do Rio Acima – FHMG – 0 pp – 0/56s93
Vice Bianca Andrade / SL Hannah – FPH – 0 pp – 0/56s86
3° Renata Ferreira Lima / Afrodite Método – FPH – 0 pp – 0/56s81
4º Isabel Zattar Tonello / Vanilla Sky Top – FCH – 0 pp – 0/56s74
5º Fernanda de Oliveira Diehl / Larinera JMen II – FEERJ – 0 pp – 0/58s39
6º Victoria Vendramin / Ivana Itapuã – FPrH – 0 pp – 55s60

Final Amazonas A – 1.15m

Campeã Isabella Rodrigues Molinari / Ravell Vila Fal – FPH – 0 pp – 0/35s97
Vice Mayara Toledo Messias / L Esprit – FPH – 0 pp – 0/38s68
3º Marina Villaça de Almeida / Agathha Aragom – FHMG – 0 pp – 4/37s86
4º Malva Abreu Rolla / Bertha RJ – FEERJ – 1 pp
5º Kamila Miksza Ribas Prestes / Uca das Cataratas – FPrH – 2 pp
6º Marianna de Barcellos / Desiree RJ – FEERJ – 4 pp

Final Amazonas – 1.25m

Campeã Patricia Watt Vianna / Catherine C JMen – FEERJ – 0 pp – 0/40s84
Vice Ana Carolina Borja de Almeida / Caprice van de Hermitage – FPH – 0 pp – 0/44s17
3º Bruna Tarallo Libertini Cervelati / Garfield Cooper – FPH – 0 pp – 46s62
4º Francis Berl / Land X do Feroletto – FPH – 0 pp – 8/42s92
5º Lara Ozores de Souza / Risketou Tok – FPH – 0 pp – Elm
6º Maria Eduarda Pacheco / Vanyt SH – FPrH – 1 pp

Final Amazonas Top – 1.35m

Campeã Stephanie Behar Braga / GR Armani – FPH – 0pp – 0/41s36
Vice Mariana Frauches Chaves / Carthagena – FHMG – 0 pp – 0/44s37
3º Jessica Carvalho de Sá / Abril Grancento – FPrH – 1 pp
4º Mariana Frauches Chaves / Dunoville V – FHMG – 0 pp – 4/40s53
5º Jordana Laffranchi / Casalana JMen – FPH – 4 pp
6º Giulia dal Canton Scampini / Keep on Fighting – FPH – 4 pp

SHP com fotos: Luis Ruas e Fernando Faciole

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
URL has been copied successfully!

Notícias Relacionadas

Copa do Brasil 2024 na SHP tem vitória Raphael Leite no GP, a 1.40m

Copa do Brasil 2024 na SHP tem vitória Raphael Leite no GP, a 1.40m

Na sexta-feira, 13/12, o Concurso de Salto Nacional 3* Copa do Brasil, teve seu primeiro GP, a 1.40m, e no final de semana até domingo, 15/12, serão definidos os campeões nos GPs, a 1.05, 1.15, 1.25 e 1.35m, marcando o encerramento da temporada oficial na Sociedade...