Sete representantes da SHP sagram-se campeões e três vice no Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento

27 de novembro de 2019

Cavaleiros e amazonas da Sociedade Hípica Paulista deram show no Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento, entre 21 e 24/11, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Com 113 conjuntos no picadeiro foram definidos 24 títulos e sete representantes da SHP garantiram o título, outros três ficaram com o vice-campeonato, além de outras importantes classificações.

Leandro Silva com seu parceiro de longa data retornou ao picadeiro após a conquista do bronze no Pan e faturou tricampeonato brasileiro senior top 2016/2017/2019

Subiram ao topo do pódio: o medalhista Leandro Aparecido da Silva com Dicaprio, campeão Senior Top, Julia Abdalla Nemr com Casmurro HI, campeã Junior, Paula Maria Pinto de Souza Nogueira com Estribilho (OC), campeã Forte I Amador, Gabrielle Fischer / Unicornio do Retiro, campeã Amador Top, Nicole Binder de Arruda Botelho / J.A. Orpheu do Carnaval, campeã Média I Amador, Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça / Tango R, campeã Elementar Amador, Sarah Waddell / Hillarij, campeã Média II Profissional, Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Xangô do Arete, vice-campeã Amador Top, Luciana Fernandes Pereira / Dragão HI, vice-campeã Preliminar Amador e Leandro Aparecido da Silve / Rose Noir GG, vice-campeã Elementar Profissional.


Julia Abdalla Nemr com Casmurro HI : campeã Junior

Maria Pinto de Souza Nogueira com Estribilho (OC), campeã Forte I Amador

Maria Pinto de Souza Nogueira com Estribilho (OC), campeã Forte I Amador

Havia 19 títulos brasileiros em jogo nas categorias: Elementar Mini-mirim Pôneis, Iniciantes Amador, Elementar Mini-mirim, Elementar Juvenil e Amador, Preliminar Mirim, Preliminar Juvenil e Amador, Média I Amador, Média II Juvenil, Amador e Junior, Forte I Amador, Amador Top, Forte II Senior e Senior Top, Cavalos Novos 4,5 e 6 anos e cinco na Taça Brasil para amazonas e cavaleiros profissionais nas categorias Elementar, Preliminar, Média I e II e Forte I. Vale lembrar que profissionais acima de 21 anos no Campeonato Brasileiro concorrem somente nas categorias Senior e Senior Top.


Luciana Fernandes Pereira com Dragão HI, vice-campeã Preliminar Amador

O cavaleiro olímpico Leandro Silva, dono de dois bronzes por equipes nos Pan-americanos Toronto 2015 e Lima 2019, voltou ao picadeiro com Dicaprio e conquistou o título de campeão brasileiro senior top 2019. Depois do Pan, deixei ele dar uma descansada, porque a gente vinha em treinamento intenso desde 2018. Agora no começo do ano vamos focar na seletiva olímpica seja em busca de uma vaga na equipe que ainda precisa ser confirmada ou no individual”, contou Leandro, que agora é tricampeão brasileiro senior top 2016/2017/2019.

Leandro Silva com Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH

“Eu acho que o Adestramento vem melhorando cada vez mais. Há um bom tempo estávamos muitos focados nas principais categorias como Jogos Pan-americanos e Olímpicos, esquecendo um pouco do fomento interno. Eu acho que de um tempo para cá com a qualidade dos rankings dos clubes em São Paulo, bons concursos em outros Estados, o esporte vem sendo fomentado. A participação recorde no Campeonato Brasileiro com muitos amadores, cavalos novos de boa qualidade, novos cavaleiros e amazonas já competindo em nível St Georges são coisas que a gente não via.”

Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça com Tango R, campeã Elementar Amador, treina com o Leandro Silva

Além de Dicaprio, Leandro também competiu com dois cavalos novos na série Elementar e acompanhou alunos. Seu filho Kaio Urias tem o Salto como principal objetivo e o adestramento vem a ser um importante complemento. Eu gosto de colocar o Kaio no Adestramento pois tanto para os cavalos quanto para o cavaleiro acaba também sendo uma forma de ensinar e disciplinar, inclusive ajudando na preparação dos cavalos de Salto dele. Sempre digo: se você quer ser profissional você tem que aprender a ensinar cavalos. Há uma diferença entre saber ensinar cavalos e pilotar cavalos. É preciso aprender a construir cavalos para chegar no alto nível.”


Sarah Waddell cpm Hillarij, campeã Média II Profissional, conjunto em franca ascensão, com Luis Augusto Pacheco Ambar, diretor de Adestramento da SHP

E, sem dúvida, o hipismo e o adestramento são para toda vida. Bem sucedida amazona que conquistou todos os títulos na categoria Junior, Nicole Binder de Arruda Botelho, 59, voltou ao picadeiro após 43 anos e comemorou os títulos paulista, brasileiro e ranking da Sociedade Hípica Paulista, onde monta, na categoria Média I Amador. “Voltei a competir graças ao meu cavalo J.A Orpheu do Carnaval. O Alex (Alexandre Morais) meu instrutor que formou ele, fez as provas e me incentivou a voltar a competir. Depois de dois anos, topei. Orpheu, hoje com 16 anos, está tá com a gente há cerca de 9 anos, foi domado tardiamente em nossa fazenda e depois o levamos para Sociedade Hípica Paulista. “Esse ano não posso me queixar: ganhei todas as competições em que entrei”, contou Nicole.


Nicole Binder de Arruda Botelho / J.A. Orpheu do Carnaval, campeã Média I Amador

“Em 2020 provavelmente vou competir na média I novamente, porque o Orpheu já um cavalo mais velho. Quer tentar melhorar as notas, corrigir os errinhos e continuar me divertindo. Pode ser que surja um outro cavalo, mas por enquanto é o Orpheu mesmo”, adianta a amazona que na verdade nunca ficou longe dos cavalos. “Fiquei mais de 40 sem competir, mas sempre continuei montando. Agora estou gostando das provas, temos bons juizes, você cria metas e objetivos. Acho que vale muito a pena.”

Formaram o juri Sandra Smith de Oliveira Martins, presidente, ao lado de Claudia Moreira de Mesquita, e Natacha Waddell, todas juízas internacionais 4*, André Ganc, Petra Garbade, Lindinha Macedo, Marcio Navarro de Camargo.

Confira o abaixo os pódios com representantes da SHP e para conferir o resultado completo – clique aquil.

Elementar Amador – 8 conjuntos


Campeã Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça / Tango R – FPH – 65,383%
Vice Ivana Feres / Fruto do Faial – FPH – 64,747%

Preliminar Amador – 11 conjuntos


Campeã Fabiana Maroni / Garibaldo do Sasa – FPH – 66,312%
Vice Luciana Fernandes Pereira / Dragão HI – FPH – 64,083%

Média I Amador – 6 conjuntos


Campeã Nicole Binder de Arruda Botelho / J.A. Orpheu do Carnaval – FPH – 68,521%
Vice Roberta Presscot Naso / Gallante DPC – FPH – 63,129%

Média II Junior – 1 conjunto


Campeã Julia Abdalla Nemr / Casmurro HI – FPH – 64,783%

Forte I Amador – 2 conjuntos


Campeã Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Estribilho (OC) – FPH – 61,905%

Amador Top – 3 conjuntos


Campeã Gabrielle Fischer / Unicornio do Retiro – FPH – 64,288%
Vice Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Xangô do Arete – FPH – 60,675%

Senior Top – 1 conjunto


Campeão Leandro Aparecido da Silva / Dicaprio – FPH – 69,262%

Brasileiro de Cavalos Novos e Taça Brasil

Elementar Profissional – 7 conjuntos


Campeã Yara do Amaral Fernandes / Ibis do Castanheiro – FPH – 68,017%
Vice Leandro Aparecido da Silva / Rose Noir GG – FPH – 66,978%

Média II Profissional – 7 conjuntos


Campeã Sarah Waddell / Hillarij – FPH – 67,180%
Vice Ricardo Nardy Silva / Impacto dos Diamantes – FPH – 65,470%

SHP com Imprensa CBH – fotos: Carola May

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...