Nove dias de Clínica de Volteio CBH na SHP: seleção equipes, projeto social e treino condutores de guia

30 de janeiro de 2023

Foram dias de intensas atividades no curso de volteio, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo, na Sociedade Hípica Paulista, entre 20 e 28/8. Com treinamento especial para as equipes de Seniores, Juniores, atletas de base e projeto social Fazenda Educadora, além de workshop para lungers (condutores de corda dos cavalo), aliado à planejamento antecipado, o escopo foi bastante amplo. As atividades foram acompanhadas por Maria Luiza Giugni, a Malu, diretora de volteio da CBH,dando todo o apoio ao projeto.

Integrantes da equipe Junior de Volteio: aquecimento e descontração

Frente ao curso, a treinadora das equipes brasileiras, a alemã Agnes Wehrhan, que entre 2005 e 2022, contabiliza nada menos que 14 visitas ao Brasil, além de treinamentos especiais na Alemanha antes de diversas competições internacionais.Como treinadora da equipe brasileira desde 2005, Agnes Werhahn é responsável pelas maiores conquistas do Brasil em campeonatos internacionais com destaque para o 6º lugar por equipes no Mundial 2010 e 11º posto individual em 2008.

Parte do grupo do curso se prepara o Campeonato Mundial Junior – FEI Vaulting World Championship for Young Vaulters and Juniors 2023, – na Suécia, entre 26 de 30 de julho. Em 2024, a principal competição será o Campeonato Mundial Senior – FEI Vaulting World Championship for Seniors – em Berna da Suíça, entre 15 e 21 de julho.

Equipe brasileira Senior

Entre os integrantes das equipes brasileiras estiveram a postos Carolina Plihal e Manuela Chade, representantes da SHP, Nicolas Martinez, Clara Zerwes, Giovanna Pimentel, Francesco Orra Catalano e Valentina Melo de Moura Coutinho, categoria Senior, e Sophie Cambrai Martin, Helene Natalle Lejeune, Flavia da Rocha Brito, representantes da SHP, Giovanna Ricardo, Manuela Santos Garcia, Naomí Hidaka, Sofia Crivelli Visconti, Raquel Souza Martin, Eduarda Azevedo e Edoardo Crivelli Visconti, categoria Junior.

Equipe brasileira Junior

“Aproveitamos os dias de treinamento também um pouco como forma de seleção das equipes. Havia um grupo de dez que eu novamente dividi em dois grupos para que pudéssemos nos concentrar melhor. Trabalhamos muito bem junto com os treinadores locais”, destacou Agnes Werhahn.

“Dessa vez, trabalhamos com bastante antecedência, tivemos módulos especiais com as equipes Senior e Junior. Ao final, devemos ter alguns Juniores na equipe Senior. Também precisamos selecionar os seis melhores Juniores e reservas para o Mundial 2023 em julho. Em 2023, teremos o Mundial de Seniores novamente com a participação dos seis melhores e reservas”, complementou a treinadora.

Em 23/1, a parte da tarde foi reservada a um treinamento do projeto social Fazenda Educadora, que atua com volteio beneficente e apresentações itinerantes.

Jovens volteadoras da Fazenda Educadora a postos na SHP com Izac Araújo e Agnes Werhahn

Na sexta-feira, 27, lungers da SHP participaram de um treino especial de guia com Agnes.

Carla Massenzi, experiente treinadora de volteio e coordenadora da escola da SHP, participou do treino de guia com Agnes Werhahn, ao lado de profissionais da SHP

“Acho que o volteio – se todos trabalharem aqui no Brasil trabalharem juntos com tranquilidade – esse para mim seria o objetivo principal. Eu busco trabalhar com neutralidade e ajudar a todos. E, ao final, ontem vimos uma grande harmonia e independentemente de eu voltar ao Brasil ou não, espero sempre dar o impulso para harmonia pois assim pode haver progresso”, finalizou a treinadora.

SHP com informações Imprensa CBH; imagens Agnes Werhahn e cedidas

Notícias Relacionadas

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Representantes da SHP premiados no Troféu Eficiência FPH 2023

Em 27/3, a Federação Paulista de Hipismo premiou os melhores do ano de 2023 com Troféu Eficiência Cel Renyldo Ferreira na Casa Bisutti, na capital paulista. Cel Renyldo, homenageando "in memorian" um ícone do hipismo nacional e internacional, foi o criador do Troféu...