Yasmin Almendros é bronze e Giulia Scampini, 4ª, no Sul Americano da Juventude; Argentina faz dobradinha

Encerrando o Sul Americano da Juventude – FEI Southamerican Championship na tarde do domingo, 11/9, foi definido o pódio Young Riders (16 a 21 anos) que agitou a Sociedade Hípica Paulista durante seis dias de competição. A difícil disputa a 1.45 metro, último estágio antes da categoria Senior Top, teve armação do course-designer internacional Helio Pessoa. Honrando as cores do Brasil o 3º posto coube à amazona amazonense Yasmin Almendros montando Piaf de Quintin que era líder da competição, mas com uma falta e um ponto por excesso (5 pontos) na última passagem, acabou garantindo a medalha de bronze totalizando 10,85 pontos.

Yasmin e Piaf de Quintin tiveram grande atuação; img: Emerson Emerim

Yasmin e Piaf de Quintin tiveram grande atuação; img: Emerson Emerim

Colada com  10,89 pp, a premiada amazona da casa Giulia Scampini e seu Keep on Fighting, conjunto 2º colocado na prova final com apenas 1 pontos perdido,  foi 4ª colocada. A disputa foi acirrada uma vez que os quatro primeiros colocados fecharam com menos de uma falta de diferença.

Giulia e Keep on Fighting também levaram o prêmio de melhor estilo

Giulia e Keep on Fighting também levaram o prêmio de melhor estilo

Deu Argentina no alto no pódio com Lihuel Gonzales montando Checa Z, conjunto vencedor da prova final sem faltas, e que ao longo do campeonato acumulou apenas 9,35 pontos perdidos (pp).

Lihuel Gonzales e Checa Z: único duplo zero no GP Final

Lihuel Gonzales e Checa Z: único duplo zero no GP Final

Para alegria da numerosa delegação e torcida dos “hermanos”, o vice-campeonato também foi da Argentina com Martina Campi montando Resistire Piam que fechou a competição totalizando 10,27 pp.

Martina e Resistire Piam em ação na Final do Sul Americano

Martina e Resistire Piam em ação na Final do Sul Americano

Lihuel, 19, estava só felicidade. “Campeão sul americano Young Riders é meu principal título até hoje”, garantiu o jovem talento que revelou não ter títulos expressivos nas categorias de base, mas já venceu sete GPs na Argentina. “Monto com Martin Dopazo no meu Haras La Pasion. Sempre sonhei com isso e quero continuar montando e ser cavaleiro profissional. Quero agradecer a toda minha equipe e amigos e também aos brasileiros que me receberam como se fosse na minha casa”, finalizou o campeão Lihuel.

A brasileira Yasmin, 19, três vezes ouro por equipes em Campeonatos Sul Americanos, uma Pré-junior 2014 e duas no Young Riders 2015/2016, se mostrou muito satisfeita. “Ano passado nesse mesmo Campeonato Young Rider na Argentina fiquei em 4º”, lembrou Yasmin, amazonense que desde o início do ano mora em Campinas onde estuda Engenharia Civil.

“Estou montando somente aos finais de semana em Itapecerica da Serra com meu instrutor de André Miranda. Hoje fiz uma falta que me tirou o ouro, mas está bom demais! Esse foi o melhor Campeonato que fiz com meu cavalo Piaf que tem 13 anos e está comigo quatro. Nunca fizemos três zeros em um campeonato, foi a primeira vez,” destacou a medalhista de bronze.

Mais um clique do conjunto medalha de bronze Yasmin e Piaf de Quintin

Mais um clique do conjunto medalha de bronze Yasmin e Piaf de Quintin

A amazona da casa Giulia Scampini, bicampeã americana junior 2013/2014, 4º colocada também levou o prêmio de melhor estilo brasileiro e Santiago Brandolino da Argentina foi avaliado como cavaleiro estrangeiro de melhor estilo.

Giulia Scampini, 4ª colocada, e melhor estilo entre os brasileiros; img: Emerson Emerim

Giulia Scampini, 4ª colocada, e melhor estilo entre os brasileiros; img: Emerson Emerim

 

Guilia Scampini / Keep on Fighting - melhor estilo brasileira Santiago Brandolino / Clon Cooper - melhor estilo estrangeiro

Guilia Scampini / Keep on Fighting – melhor estilo brasileira
Santiago Brandolino / Clon Cooper – melhor estilo estrangeiro

podio_sulamericano_shp650

 

Campeão Lihuel Gonzales / Checa Z – ARG – 9,35 pp
Vice Martina Campi / Resistire Piam – ARG – 10,27 pp
3º Yasmin Almendros Marinho Santos / Piaf de Quintin – BRA – 10,85 pp
4º Giulia Scampini / Keep on Fighting – BRA – 10,89 pp
5º Daniel Halaban / Qualmate du Breil – BRA – 17,69 pp
6º Rafael Moderno / El Santo – BRA – 20,80 pp

 

Resultado completo

 

SHP com a fonte: CBH; fotos: Emerson Emerim

carolaYasmin Almendros é bronze e Giulia Scampini, 4ª, no Sul Americano da Juventude; Argentina faz dobradinha