Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 tem alto nível e vários favoritos no GP

15 de outubro de 2014

A 24ª edição do Longines São Paulo CSI-W Indoor promete ser uma das mais disputadas e equilibradas, diante dos conjuntos inscritos para o Grande Prêmio, válido pelo ranking brasileiro Sênior Top e pelo ranking da Federação Equestre Internacional (FEI). O principal concurso de salto do continente foi aberto nesta quarta-feira (15) na Sociedade Hípica Paulista (SHP), com a coletiva que incluiu o medalhista olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, vindo da Bélgica, onde reside, especialmente para o concurso, além de outros cavaleiros e autoridades.

A entrevista coletiva movimentou o Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014

A entrevista coletiva movimentou o Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014

Representante brasileiro nos Jogos de Londres, em 2012, e bicampeão do ranking brasileiro Sênior Top, o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, ‘nascido’ na SHP, destaca o equilíbrio da competição. “Neste ano não há como citar apenas um favorito. Pelo menos dez podem ganhar, entre eles, Francisco Musa (atual líder do ranking Sênior Top), Yuri Mansur (atual campeão), Cesar Almeida (medalhista pan-americano), Totty (Bartholomeu Bueno de Miranda Neto, líder do circuito indoor da CBH), Fernando Penteado (campeão brasileiro young riders), enfim, vai depender da estrela de cada um. Vamos ver qual vai brilhar no dia da prova”.

Reynoso se considera integrante da lista dos favoritos. Sente que pode se dar bem no próximo domingo. “É um prazer poder saltar onde fui criado. Eu espero vencer o Grande Prêmio, uma prova com o mesmo padrão dos GPs da Europa, ainda mais agora em parceria com a Longines. A Hyundai também tem colaborado com a evolução do Sênior Top da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), oferecendo-nos as condições para a campanha olímpica”. Antes de pensar nos Jogos Rio 2016, o ‘atleta da casa’ espera conquistar a vaga para os Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015. “O mais importante é nossos cavalos estarem com saúde nas épocas do Pan e da Olimpíada”.

José Roberto conversa com a imprensa

José Roberto conversa com a imprensa

Ao contrário de Reynoso, o cavaleiro Doda, brasileiro mais bem colocado no ranking da FEI (38º), não se inclui entre os favoritos. A intenção do ganhador de duas medalhas olímpicas é contribuir com a evolução do concurso e do hipismo no Brasil. “Sou um admirador do Indoor da SHP. Desde o ano passado vi esse torneio ganhar uma dimensão internacional. Como monto um cavalo emprestado, meu objetivo principal não é ganhar. Quando estava no avião, já imaginava a sensação de competir no Brasil. Não tem igual. Vamos torcer para que seja um bom começo de caminho para o Rio 2016”, analisa Doda, com a tradicional humildade.

 

Futuro promissor

A amazona Giulia Scampini, de 17 anos, também participou do evento de abertura do Longines São Paulo CSI-W Indoor, representando a vitoriosa campanha da Equipe Jovem da CBH, ganhadora de sete das oito medalhas de ouro em disputa no Campeonato Sul Americano e Americano, no Chile. Recém-chegada de Santiago, a bicampeã do continente não terá descanso. “É uma grande aula disputar o mesmo concurso em que o Doda e o Reynoso estão competindo. Vou reviver a emoção do Chile. O Keep on Fighting (montaria de Giulia) retornou bem ao Brasil e está fazendo apenas um trabalho leve para o Mini GP”, aguarda Giulia.

O concurso mais charmoso da América Latina

O concurso mais charmoso da América Latina

Citado por Reynoso entre os favoritos, Fernando Penteado, 18 anos, acaba de ingressar no Sênior Top e já ocupa a quinta colocação no ranking. Sua principal virtude é saltar há dez anos com o mesmo cavalo, Arriminium. “É muito bom ser reconhecido pelos resultados conquistados. Meu cavalo está muito bem, o que me faz pensar em pódio no GP”. Para 2015, Fernando planeja temporada na Europa em busca de aprimoramento para consolidar a carreira esportiva.
Modalidade para todos

O professor assistente do pônei clube da Hípica Paulista, Cláudio Aleoni Arruda, abrilhantou a apresentação do concurso com sua história de superação. Portador de síndrome de down e também cavaleiro, Cláudio, de 29 anos, monta desde os 15 na SHP e trabalha há quatro anos na entidade. O primeiro ano como voluntário e os três últimos como funcionário registrado. “Um torneio como o Indoor é muito importante para o Brasil. Ajuda a gente e os atletas. É também, um reflexo do nosso trabalho”, avalia o consciente treinador de crianças.

Patrocinadores de peso

Patrocinadores de peso

“O que eu mais quero é que as crianças do Pônei Clube se tornem grandes cavaleiros. Estou muito feliz e ficarei ainda mais se isso acontecer”, deseja Cláudio, frequentador da Hípica Paulista há 15 anos e que traz no currículo dois vice-campeonatos estaduais, com obstáculos a 60 cm. Ele aprendeu a montar com cinco anos na fazenda do tio e atualmente compete na modalidade adestramento.

 

Entrada gratuita

Nesta quarta-feira (15) foram disputadas as primeiras provas do Concurso de Salto Nacional (CSN), que serão retomadas nesta quinta a partir de 10h30. As provas internacionais estão reservadas para a noite de sexta-feira e a tarde de domingo. Estão programados ainda a tradicional prova Sky Carro x Cavalo, na tarde de domingo (19), leilão de cavalos na tarde de sábado (18) e leilão beneficente de joias, vinhos e objetos de arte, na tarde de domingo, com renda revertida ao programa de equoterapia da SHP, destinado às crianças carentes.

Uma lancha da Intermarine está estacionada em frente ao picadeiro coberto

Uma lancha da Intermarine está estacionada em frente ao picadeiro coberto

Haverá também o Espaço Lego exclusivo para crianças, com exposição de esculturas da Lego, onde a garotada poderá ainda fazer passeios de mini-pôneis, e uma área de alimentação e lojas com produtos hípicos, tornando o concurso uma atração de lazer, gratuita, para a família nesta semana em São Paulo.

 

Transmissão ao vivo de todas as provas

As 21 provas do concurso terão transmissão ao vivo pela SHP TV, pelo portal www.shp.org.br. Vários outros sites nacionais também mostrarão as imagens das competições, além do portal de TV da FEI, www.feitv.org. A Fox Sports transmitirá ao vivo as provas mais importantes entre quinta-feira e sábado. O GP do domingo será gravado e mostrado à noite.

 

Serviço
Longines Grand Prix CSI-W Indoor 2014
Data: de quarta-feira (15) a domingo (19) – Entrada franca
Local: Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206, Brooklin – São Paulo – SP
Estacionamento: R$ 25,00)

 

Programação

Dia 16 – quinta-feira
10h30 – Prova 04 – CSN – 1,35m
13h00 – Prova 05 – CSN – 1,35m
16h30 – Prova 06 – CSN – 1,40
20h00 – Prova 07 – CSN – 1,10m

Dia 17 – sexta-feira
09h00 – Prova 08 – CSN – 1,30m
11h00 – Prova 09 – CSN – 1,10m
15h00 – Prova 10 – CSN – 1,20m
18h30 – Prova 11 – CSN – 1,40m
21h00 – Prova A – CSI – 1,45m

Dia 18 – sábado
9h00 – Prova 12 – CSN – 1,15m
11h00 – Prova 13 – CSN – 1,20m
14h00 – Prova 14 – CSN – 1,30m
16h30 – Leilão de cavalos
20h00 – Prova 15 – Mini GP – 1,40m

Dia 19 – domingo
09h00 – Prova 16 – CSN 1,25m
11h30 – Prova 17 – CSN – 1,35m
13h30 – Leilão beneficente
14h30 – Prova B – CSI – 1,50m / Longines Grand Prix CSI-W Indoor
16h45 – Prova carro x cavalo Sky
18h00 – Prova B – CSI – 1,50m – Desempate / Longines Grand Prix CSI-W Indoor

 

Fonte: ZDL Comunicação; fotos: Luis Ruas

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...