Felipe Amaral, 23, com Carthoes BZ sagra-se Campeão Brasileiro Sênior Top 2013

16 de novembro de 2013

felipe_shp

[post_date]

Felipe Amaral, 23, com Carthoes BZ sagra-se Campeão Brasileiro Sênior Top

É do carioca radicado em São Paulo, Felipe Amaral, de apenas 23 anos, o título mais importante do hipismo nacional: Campeão Brasileiro de Sênior Top de 2013. Nesse sábado, 16, na Sociedade Hípica Brasileira no Rio, Felipe com o garanhão de 9 anos filho de Carthago, Premiere Carthoes BZ, foi o único que terminou o campeonato, quatro percursos, sem derrubar nenhum dos obstáculos propostos por Lucia Faria Alegria Simões na exigente altura de 1.60.

Felipe Amaral e Carhoes BZ saltam para a vitória no Brasileiro Senior Top nos 75 da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

Felipe Amaral e Carhoes BZ saltam para a vitória no Brasileiro Senior Top nos 75 da Sociedade Hípica Brasileira; imagem: Beatriz Cunha

A pista Roberto Marinho da Hípica do Rio traz boas recordações para o jovem talento. Seu primeiro título importante também foi conquistado ali, em 2008, quando, com apenas 18 anos, venceu o Grande Prêmio da Sociedade Hípica Brasileira e ganhou o direito de gravar seu nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho, cuja versão 2013 será disputada neste domingo, a partir das 13 horas.

Muito emocionado e cumprimentado, pelo pai, o também cavaleiro José Paulo Amaral, pela namorada e dona do cavalo, Roberta Ramalho, sua mãe Laura, pelos ginetes mais importantes do país e, muito elogiado pelo técnico da Equipe Brasileira, Jean-Maurice Bonneau, Felipe fez questão de lembrar da importância do cavalo.

“Ele é um guerreiro”, disse o campeão, que passou o primeiro semestre do ano aperfeiçoando seu treinamento nos Estados Unidos e Europa. “O Carthoes passou por cinco cirurgias este ano. Você pode imaginar cinco cirurgias, de um hérnia ingnoescrotal? A maioria dos cavalos não resistiria a duas. Este é o segundo concurso dele este ano e ele foi melhorando a cada dia do evento. Estou muito feliz e emocionado!”, completou Felipe.

Felipe Amaral comemora seu primeiro título de campeão brasileiro senior top; imagem; Beatriz Cunha

Felipe Amaral comemora seu primeiro título de campeão brasileiro senior top; imagem; Beatriz Cunha

Depois dos quatro percursos regulamentares do campeonato – dois no primeiro dia e os dois da final – quatro conjuntos terminaram empatados em segundo lugar com 12 pontos perdidos. Houve então um desempate para a decisão das medalhas de prata e bronze. Entre os quatro que voltaram à pista, quem levou a melhor e, portanto, a medalha de prata e o vice-campeonato brasileiro, foi Yuri Mansur Guerios que, montando QH First Devision, foi o único a terminar o desempate sem faltas.

O terceiro colocado, que colocou a medalha de bronze no pescoço, foi outro representante da nova geração carioca, Luiz Francisco de Azevedo que, embora esteja radicado na Europa, veio saltar com um cavalo que ele montou na semana das provas, o castanho Trevano de Santa Cecília. Chiquinho, como é conhecido, terminou o desempate com os 4 pontos mais rápido e o tempo de 35s19 lhe deu a terceira posição no pódio. Em 4º lugar ficou Sergio Henrique Neves Marins com Land Peter do Feroleto, que também voltou para o desempate mas terminou em 35s56 e também quatro pontos.

Outro que esteve na disputa pelas medalhas de prata e bronze foi o Campeão Brasileiro de 2012, Francisco Musa que, com Xindoctro Método, terminou o desempate com uma falta em 35s58 emplacando na 5ª colocação e ainda ficou também com a 6ª posição no geral do brasileiro com Pia Lena Jmen, com 16 pontos perdidos nos dois dias.

Comemoração no pódio do Campeonato Brasileiro Senior Top 2013

Comemoração no pódio do Campeonato Brasileiro Senior Top 2013

Troféu Perpétuo Roberto Marinho

Um dos clubes mais antigos do Rio e o primeiro clube hípico da cidade, fundado, entre outros, por Roberto Marinho, a Sociedade Hípica Brasileira tem 54 mil metros quadrados cravados em ponto nobre da Zona Sul. Este ano, a SHB completa 75 anos e motivos não faltam para festejar em grande estilo o Jubileu de Brilhante. E como parte das comemorações, a disputa do tradicionalíssimo e cobiçado por todos os cavaleiros do Brasil, Troféu Perpétuo Roberto Marinho.

O Troféu é o prêmio do Grande Prêmio de Aniversário da Hípica, que será disputado no próximo domingo, 17/11. Ele foi instituído em 1988, quando a Hípica completou 50 anos. O jornalista e empresário que dá nome ao prêmio estava presente e premiou pessoalmente ao vencedor. O primeiro a ter a o privilégio de inscrever o nome no troféu perpétuo, que fica em lugar de destaque no clube, bem em frente às pistas, foi o jovem cavaleiro Fabio Leivas da Costa, então com 20 anos. Após 25 anos ele continua na disputa e entre os favoritos. É bom lembrar que o troféu é perpétuo porque não sai do clube. Os vencedores levam para casa uma réplica e têm seu nome gravado no mítico cavalo de bronze que simboliza o prêmio.

No ano passado, o vencedor foi Rodrigo Sarmento, que na ocasião se tornou bicampeão. Além dele, apenas Fábio Leivas, Vitor Alves Teixeira e Rodrigo Ulmann Lima ganharam duas vezes cada. Este ano, o objetivo deles é tentar o tri. Será que algum deles vai conseguir? Todos os quatro estarão na Pista Roberto Marinho no domingo com muita vontade de bater esta marca inédita.
O evento tem apoio do Itaú, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Osklen, Gerdau , Globosat , AD Lifestyle, Maison Du Cavalier e Casa Moreira Calçados.

A entrada é franca.  Resultados e transmissão ao vivo – clique aqui.

 

Últimos vencedores Troféu Perpétuo Roberto Marinho
2012 – Rodorigo Sarmento
2011 – Luiz Francisco de Azevedo
2010 – Luiz Felipe de Azevedo Filho
2009 – Karina Johannpeter
2008 – Felipe Amaral
2007 – Loisse Garcia
2006 – André Miranda
2005 – João Eduardo de Carvalho

Com CPC Comunicação – Christiane Paiva Chaves e fotos: Beatriz Cunha

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...