Daniel Deusser vence Copa do Mundo; Luciana Diniz e Yuri Mansur fecham em 23º lugar

22 de abril de 2014

daniel300

[post_date]

Daniel Deusser vence Copa do Mundo; Luciana Diniz e Yuri Mansur fecham em 23º lugar

O alemão Daniel Deusser com Cornet d´Amour, um garanhão westfalen de 11 anos, sagrou-se campeão FEI Longines Final da Copa do Mundo de Salto em Lyon, na segunda-feira, 22/4.

Daniel Deusser com Cornet d´Amour rumo a vitória na Final da Copa do Mundo 2013/2014 em Lyon; imagem: Dirk Caremans

Daniel Deusser com Cornet d´Amour rumo a vitória na Final da Copa do Mundo 2013/2014 em Lyon; imagem: Dirk Caremans

Representando o Brasil em sua segunda participação no evento, Yuri Mansur, campeão da Liga Sul-Americana, fez boas apresentações com QH Amor na caça e no dorso de QH First Devision nas demais duas provas fechando empatado em 23º lugar. Já a amazona olímpica paulista que defende Portugal Luciana Diniz saltou com Fit For Fun 13 e também terminou na 23ª colocação.

O alemão Frank Rothenberger assinou o desenho dos percursos.Após a 2ª parcial, o campeão olímpico o suíço Steve Guerdat e o francês Patrice Delaveau lideravam a competição sem faltas. Patrice não largou na final, devido a um problema veterinário de seu cavalo Lacrimoso HDC. Já Steve Guerdat com seu Nino des Buissonnets , vice-campeão da Copa do Mundo 2012/2013, acabou cometendo uma falta em cada uma duas passagens do GP Final fechando com 8 pontos perdidos na 5ª colocação.

A tarde estava mesmo boa para os representantes da Alemanha. Ludger Beerbaum com Chiara 22 ficou entre os quatro conjuntos sem faltas na grande final e sagrou-se vice-campeão da Copa do Mundo com apenas 4 pontos perdidos na 2ª parcial.

O vice-campeão Ludger Beerbaum, convocado de última hora, em ação com Chiara 22; imagem: Dirk Caremans

O vice-campeão Ludger Beerbaum, convocado de última hora, em ação com Chiara 22; imagem: Dirk Caremans

O cavaleiro nº 1 do mundo, o britânico Scott Brash e Ursula XII também foi um dos vencedores do GP Final com duplo zero e fechou sua primeira participação em uma final de Copa do Mundo em 3 lugar com 5 pontos perdidos na 2ª parcial.
Destaque também para a fantástica atuação do alemão Marcus Ehning, tricampeão da Copa do Mundo, com Cornado NRW, vencedor da prova final sem faltas, e quarto colocado na classificação geral com 6 pontos perdidos.

Daniel Deusser, que virou em 1º lugar no último percurso com somente 2 pontos perdidos trazidos da prova de caça, não decepcionou e deu um passeio com Cornet d´Amour em mais uma apresentação sem faltas na fantástica arena de Lyon, conquistando seu primeiro título em uma Final da Copa do Mundo.

Daniel Deusser, campeão, Ludger Beerbaum, vice e Scott Brash, 3º, comemoram na arena de Lyon; imagem: Dirk Caremans

Daniel Deusser, campeão, Ludger Beerbaum, vice e Scott Brash, 3º, comemoram na arena de Lyon; imagem: Dirk Caremans

Cornet d´Amour, um filho de Cornet Obolensky de 11 anos de propriedade de Stephex Stables, era montado pelo cavaleiro olímpico brasileiro Pedro Veniss e está com Daniel Deusser desde junho de 2012. No mesmo ano, garantiram duplo zero falta na Copa das Nações em Spruce Meadows no Canadá. Depois Cornet d´Amour se machucou e ficou sem competir por dois meses. Voltou às pistas em Wellington no início de 2013 vencendo um GP e também chegou em 4º lugar no CHIO Aachen, foi campeão alemão e vice-campeão por equipes e 5º colocado no Europeu de Saltos. Em dezembro de 2013, a dupla venceu o primeiro GP World Cup na qualificativa da Liga do Oeste Europeu em Mechelen, na Bélgica.
“Claro que a gente quer vencer sempre. Mas se alguém me dissesse que seria campeão, eu não acreditaria. O Cornet d’Amour tem um caráter muito bom, é fácil de montar tanto em pistas outdoor em indoor, é possível colocar um lance a mais ou menos e é muito cuidadoso. Tudo isso ajuda a vencer um campeonato com esse”, comemorou o campeão Daniel Deusser, de 32 anos.

 

Fatos e feitos

A vitória de Daniel Deusser e Cornet d´Amour foi a décima da Alemanha nos 36 anos de história da competição.
A Alemanha agora lidera o quadro de medalhas, seguida pelos EUA com nove títulos.
Ludger Beerbaum foi primeiro campeão da Alemanha em 1993.
O nº 1 do mundo, Scott Brash, bronze em Lyon, foi o primeiro britânico no pódio desde de 2005 com Michael Withaker, vice, em Las Vegas
O primeiro vencedor da competição foi o austríaco Hugo Simon com Gladstone em Gotemburgo, 1979.
27 conjuntos largaram na prova final na corrida pelo título 2013/2014
7 zeraram a primeira volta, cinco zeraram a segunda volta e quatro fecharam com duplo zero falta
Os EUA tiveram a maior representação com 7 conjuntos, a Alemanha contou com 5 e Suíça, Grã Bretanha e França mandaram dois cavaleiros cada.
Cavaleiros de 13 países participaram: Alemanha, EUA, Australia, Azerbaijão, Brasil, França, Egito, Grã Bretanha, Latvia, Morocco, Portugal, Suécia e Suíça.
O brasileiro Rodrigo Pessoa é um dos tricampeões da competição (1998, 1999 e 2000), ao lado do alemão Marcus Ehning (2003, 2006, 2010), da norte-americana que defende a Alemanha Meredith Michaels-Beerbaum (2005, 2008, 2009) e Hugo Simon (1979, 1996, 1997).
Yuri Mansur participou pela 2ª vez da competição. A primeira foi Leipzig, Alemanha, em 2011.

 

Placar Final
Campeão Daniel Deusser ALE – 2 pontos perdidos
Vice Ludger Beerbaum ALE – 4 pontos perdidos
3º Scott Brash GBR – 5 pontos perdidos
4º Marcus Ehning ALE – 6 pontos perdidos
5º Steve Guerdat SUI – 8 pontos perdidos
6º Maikel van der Vleuten HOL – 10 pontos perdidos
23ºE Yuri Mansur BRA- 30 pontos perdidos
23ºE Luciana Diniz POR – 30 pontos perdidos
23ºE Simon Delestre FRA – 30 pontos perdidos

 

 

SHP com FEI e Brasil Hipismo; fotos: FEI / Dirk Caremans

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...