Começa o Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014

14 de outubro de 2014

A Sociedade Hípica Paulista (SHP) recebe o principal e mais charmoso evento de salto da América do Sul: a 24ª edição do Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014, a partir desta quarta-feira (15) até domingo (19). O GP do Concurso de Salto Internacional e Nacional é válido pelos rankings da Federação Equestre Internacional (FEI) e ranking Senior Top da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e também como seletiva da Liga Sul-americana para a final da Copa do Mundo de 2015 em Las Vegas. A competição será disputada em picadeiro coberto com a participação de mais de 500 conjuntos, entre os melhores do Brasil, além do medalhista olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, brasileiro mais bem colocado no ranking da FEI (38º), que veio da Bélgica especialmente para o concurso.

Doda veio da Bélgica especialmente para o evento

Doda veio da Bélgica especialmente para o evento

O elevado nível técnico projetado, diante dos conjuntos confirmados, reflete-se fora da pista com o inovador formato de patrocínio estabelecido entre organizadores e empresas envolvidas. O Longines São Paulo CSI-W Indoor cria um novo modelo de negócios ao extinguir as tradicionais cotas de patrocínio e substituí-las por parcerias customizadas, que apresentam como diferencial, o foco em relacionamento e a inteligência de negócios. Entre os parceiros de 2014 estão: Longines, Hyundai, Coelho da Fonseca, Intermarine, Café Três Corações, Artefacto Beach & Country, Agaxtur, Momuusk, Dicate, Sky e Cia City com apoio de By Kamy, Ceratti, Hotel Tryp, Meta Solutions, Shopping Market Place, BR Mobile, Greenext e Chivas Regal.

“O Longines São Paulo CSI-W Indoor não é apenas o mais importante concurso da temporada, é também o principal evento de relacionamento da cidade e permitirá às marcas parceiras uma integração perfeita com seu público. Acreditamos muito neste formato que amplia o resultado comercial para os apoiadores do campeonato”, esclarece Romeu Ferreira Leite, diretor de Salto da Sociedade Hípica Paulista e responsável pela organização do evento.

 

Nível europeu

O picadeiro coberto da SHP, com estrutura internacional, segue os padrões das principais arenas do hipismo europeu, sendo que seu vão livre só perde em espaço, para a pista coberta recém-construída em Dubai, incluindo-se camarotes, arquibancada, área de imprensa, sala de coletivas, praça de alimentação e outras facilidades.

Últimos retoques na mega estrutura dentro do picadeiro coberto da Hípica

Últimos retoques na mega estrutura dentro do picadeiro coberto da Hípica

Doda é um dos admiradores da arena em que irá se apresentar. “Esse picadeiro é superior a muitos que recebem os principais concursos da Europa e não tem nada a dever aos melhores do mundo. As dimensões são perfeitas, a iluminação não provoca sombra e a altura do teto dá mais segurança para o cavalo saltar. O piso que acaba de ser instalado tem o mesmo padrão das melhores pistas internacionais,” avalia Doda que chegou ao Brasil nesta segunda-feira (13) e fez um treino rápido no picadeiro coberto nesta terça-feira.

São esperadas cerca de 30 mil pessoas nos cinco dias do evento. A entrada é gratuita. Serão realizadas 17 provas da série nacional, com obstáculos de 1m10 a 1m40, e duas provas da série internacional, o Grande Prêmio, entre 1m45 a 1m60. Estão programados ainda a tradicional prova Carro x Cavalo, na tarde de domingo (19), leilão de cavalos na tarde de sábado (18) e leilão beneficente de joias, vinhos e objetos de arte, na tarde de domingo, com renda revertida ao programa de equoterapia da SHP, destinado às crianças carentes. Haverá ainda o Espaço Lego exclusivo para crianças, com exposição de esculturas da Lego, onde a garotada poderá ainda fazer passeios de mini-pôneis, e uma área de alimentação tornando o concurso uma atração de lazer para a família nesta semana em São Paulo.

O concurso mais importante da América do Sul – o Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 possui investimento total estimado em 1,5 milhão de reais e a premiação geral é de cerca de 300 mil reais. O GP, com obstáculos a até 1m60, vale também pela quinta de nove etapas do ranking brasileiro sênior top. O concurso tem organização da Sociedade Hípica Paulista com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional.

30 mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de doncurso

30 mil pessoas são esperadas durante os cinco dias de doncurso

Novamente em campanha olímpica, Doda que não compete no Brasil há um ano, terá entre seus principais concorrentes, o atual campeão do Longines São Paulo CSI-W Indoor, Yuri Mansur; Felipe Juarez de Lima, vencedor em 2012 e 2011; Sérgio Marins, campeão do ranking brasileiro sênior top 2013; o cavaleiro olímpico e bicampeão do ranking brasileiro sênior top José Roberto Reynoso Fernandez Filho; Francisco Musa, tricampeão e atual líder do ranking brasileiro sênior top, além dos destaques da SHP, Fábio Sarti, Joana Valente, José Luiz Carvalho, Bartholomeu Bueno de Miranda Neto, oTotty, e Pedro Junqueira Muylaert, o Pepê, além dos medalhistas pan-americanos Vitor Alves Teixeira e Cesar Almeida.

 

Força jovem

A amazona Giulia Scampini, de 17 anos, vai comemorar o bicampeonato americano da juventude conquistado no último final de semana em Santiago no Chile. Giulia levou o ouro pelo segundo ano consecutivo no individual e por equipe. “Era o meu planejamento, logo depois do campeonato Americano saltar o Mini GP na Hípica Paulista, clube onde treino. A visibilidade para nós é maior, competimos ao lado de atletas mais experientes, vem gente de fora, enfim, são vários motivos”, enumera Giulia.

Em 2013, os atletas da Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo, receberam homenagem durante o SHP Indoor, pelos títulos conquistados no Campeonato Americano em Rosário, na Argentina. “Neste ano vamos repetir a cerimônia”, enfatiza Giulia que irá montar Keep on Fighting. “É muito inspirador participar de um evento que terá o Doda saltando. É um ídolo e quem sabe um dia chego ao nível dele”.

Vibração do público na edição 2013

Vibração do público na edição 2013

O talento que se observará na pista de areia, de 70 x 48m, da SHP, não estará restrito aos cavaleiros, amazonas e suas montarias. O GP e as demais provas, contarão com um armador de credencial de nível quatro da FEI, Guilherme Jorge, candidato a desenhar os percursos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os principais momentos de sua carreira estão cinco edições dos Jogos Pan-americanos, sendo quatro, como assistente e uma como armador principal, no Rio de Janeiro, em 2007. Também participou de quatro Olimpíadas como assistente (Atlanta, Sydney, Atenas e Londres) e desenhou duas finais de Copas do Mundo.

Obstáculos em harmonia

Quem dirigir um olhar mais atento aos obstáculos do Longines São Paulo CSI-W Indoor vai perceber que os obstáculos estarão mais requintados em relação àqueles utilizados nos concursos tradicionais. “O hipismo está evoluindo e as pistas estão mais modernas, mais leves, mais delicadas. Há mais harmonia entre flores, plantas e outros objetos da pista. Estamos desenvolvendo obstáculos especialmente construídos para o ambiente do Indoor da SHP”, afirma o artista plástico Sidnei Tendler.

Entrada da arena por onde passarão os principais conjuntos do país

Entrada da arena por onde passarão os principais conjuntos do país

Ao contrário dos picadeiros europeus, hermeticamente fechados devido ao rigor do inverno, a arena da SHP possui aberturas laterais, o que torna o ambiente mais leve, segundo Sidnei. “Essas aberturas proporcionam uma vantagem para compor os elementos. Posso adiantar, por exemplo, que o ‘muro’ será uma novidade, com verde escuro e prata, as cores predominantes dos obstáculos”. Sidnei chegou a montar na adolescência. Teve uma marcenaria no Rio de Janeiro e mora há 12 anos na Bélgica. Ele está trabalhando nos obstáculos há várias semanas internado na marceria da Hípica Paulista.

 

Arte fora da pista

O fotógrafo paulista Raphael Macek, levará à SHP a exposição de quadros (metacrilato) de algumas das 150 fotos publicadas em seu livro ‘Equine Beauty – A Story of Horses’, lançado no final de 2013 pela editora alemã TeNeues, em cinco idiomas. As imagens retratam cavalos das mais variadas partes do mundo, incluindo as montarias do sheik de Dubai, Doda e Athina Onassis de Miranda, além de obras inéditas.

Grandes nomes patrocinam o evento

Uma impressionante lancha foi colocada na entrada da arena por um dos patrocinadores do evento

“São fotos mais artísticas revelando um detalhe da cultura do local onde foram feitas ou mais focadas na expressão dos animais”, conta o também artista plástico de 33 anos, graduado na Escola de Belas Artes de Nova York”. A exposição começará na quarta-feira, na abertura do concurso, na sede da SHP.

 

Transmissão ao vivo de todas as provas

As 21 provas do concurso terão transmissão ao vivo pela SHP TV, pelo portal www.shp.org.br

Vários outros sites nacionais também mostrarão as imagens das competições, além do portal de TV da FEI, www.feitv.org. A Fox Sports transmitirá ao vivo uma prova as provas mais importantes entre quinta-feira e sábado. O GP do domingo será gravado e mostrado à noite.

 

 

Serviço
Longines Grand Prix CSI-W Indoor 2014
Data: de 15 a 19 de outubro de 2014 – Entrada franca
Local: Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206, Brooklin – São Paulo – SP
Estacionamento: entrada pela Rua Guaraiuvas, sem nº, fundos da SHP (R$ 25,00)

Programação
Dia 15 – quarta-feira
12h00 – Prova 01 – CSN – 1,35m
14h30 – Prova 02 – CSN – 1,35m
18h30 – Prova 03 – CSN – 1,40m

Dia 16 – quinta-feira
10h30 – Prova 04 – CSN – 1,35m
13h00 – Prova 05 – CSN – 1,35m
16h30 – Prova 06 – CSN – 1,40
20h00 – Prova 07 – CSN – 1,10m

Dia 17 – sexta-feira
09h00 – Prova 08 – CSN – 1,30m
11h00 – Prova 09 – CSN – 1,10m
15h00 – Prova 10 – CSN – 1,20m
18h30 – Prova 11 – CSN – 1,40m
21h00 – Prova A – CSN – 1,45m

Dia 18 – sábado
9h00 – Prova 12 – CSN – 1,15m
11h00 – Prova 13 – CSN – 1,20m
14h00 – Prova 14 – CSN – 1,30m
16h30 – Leilão de cavalos
20h00 – Prova 15 – Mini GP – 1,40m

Dia 19 – domingo
09h00 – Prova 16 – CSN 1,25m
11h30 – Prova 17 – CSN – 1,35m
13h30 – Leilão beneficente
14h30 – Prova B – CSI – 1,50m / Longines Grand Prix CSI-W Indoor
16h45 – Prova carro x cavalo Sky
18h00 – Prova B – CSI – 1,50m – Desempate / Longines Grand Prix CSI-W Indoor

 

 

Fonte: ZDL Comunicação; imagens: Luis Ruas

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...