Giovana Pass, 17, estreia com vitória no Grand Prix, válido como observatória olímpica

18 de março de 2016

Na tarde dessa sexta-feira, 18/1, foi dada largada na primeira das três observatórias olímpicas de Adestramento no Brasil durante o Internacional e Nacional da modalidade na Sociedade Hípica Paulista. Na série Internacional Big Tour – Grand Prix, a boa surpresa foi o desempenho da jovem amazona da casa Giovana Pass com Zingaro de Lyw, grande vencedora com 66,110% de aproveitamento. O julgamento esteve a cargo dos juízes olímpicos Katrina Wuest, da Alemanha, e Ghislain Fourage, da Holanda, que respectivamente com a média de 68,600% e 66,200% garantiram o índice olímpico (mínimo de 64% de aproveitamento) ao conjunto, ao lado dos juizes Claudia Mesquita, do Brasil, da peruana Marian Cuningham e Max Piraino do Chile.

Giovana Passa e Zingaro de Lyw: estreia com uma grande vitória no Grand Prix

Giovana Pass e Zingaro de Lyw: estreia com uma grande vitória no Grand Prix

“Eu queria ganhar é claro, mas não esperava. Temos muita a coisa a melhorar é claro. Mas estou muito feliz com meu resultado”, contou Giovana, que completa 18 anos daqui a duas semanas e treina com o renomado português Paulo Caetano. “Esse foi meu primeiro Grand Prix em um Internacional 3* com o Zingaro. Ele tem 11 anos e foi formado pelo Paulo Caetano e a filha dele Maria”, conta a amazona. “Minha ideia em princípio não era a Olimpíada, ainda sou muito jovem, mas esse sempre foi meu sonho. Mas vamos ver como a gente vai nas próximas observatórias e, se eu for bem, claro que estou a disposição da equipe brasileira nos Jogos Rio 2016.”

Leandro e Di Capri durante o Grand Prix

Leandro Silva e Di Caprio : 2º colocado no  Grand Prix

Em 2º lugar chegou o cavaleiro olímpico Leandro Silva apresentando Di Caprio, 63,940%. Já o 3º posto ficou com Sarah Waddel com sua nova montaria Quixote Arco Polo Z, 64,760%. Enquanto na 4ª colocação aparece João Paulo dos Santos, no dorso de Veleiro Top, 63%.

Sarah Waddel com Quixote Arco Polo Z

Sarah Waddel com Quixote Arco Polo Z

Leandro, Sarah e João Paulo ao lado de João Victor Oliva, que está treinando na Europa, formaram o Time Brasil medalha de bronze no Pan-americano 2015. Leandro e João Paulo também fizeram um índice olímpico com Katrina Wüst e Sarah Wadell com os dois juizes olímpicos. Valendo lembrar que a título de qualificação técnica – conforme critério da Federação Equestre Internacional – além do mínimo de dois índices 64% junto a um juiz olímpico em diferentes eventos a média final também precisa ser igual ou superior a 64%.

Outro forte grupo de cavaleiros disputa uma vaga no Time Brasil de Adestramento rumo aos Jogos Rio 2016 na Europa e EUA. Os nomes cotados no Exterior são João Victor Oliva, campeão sul-americano 2014 e medalha de bronze por equipe no Pan 2015, os quatro irmãos Tavares de Almeida – Luiza, amazona olímpica e medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007, Pedro, Manuel e Thaissa, Rogério Clementino e Renata Rabelo Costa, ambos medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007, Samira Uemura, Waldemar Mattei e Maciel-Dum Nascimento.

Demais provas e agenda – Na série Internacional Small Tour – Prêmio São Jorge, a vitória foi da premiada amazona Pia Aragão apresentado Baldor Interagro, 66,605%. Enquanto o 2º posto coube a Alexandre Morais de Oliveira com Rendsgaards Lathogo, 64,842%, seguido por Paula Maria Pinto Nogueira com Lucky Man, 60,368%, ambos representantes da casa.

Execução do hino nacional durante a cerimônia de premiação

Execução do hino nacional durante a cerimônia de premiação

Pela manhã foram disputadas seis provas nacionais. Nesse sábado, 19/3, a série Internacional começa às 9h30 e segue até meio dia. À tarde das 14h00 às 17h15 acontece a final da série Nacional. Já na manhã do domingo, 20, o Internacional encerra a primeira das três observatórias olímpicas na casa. A segunda observatória acontece entre 13 e 15/5 e última volta a agitar a Hípica Paulista, entre 3 e 5/6.

Resultados completos e Ordens de Entrada

 

Entrada Franca
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206
Estacionamento R$ 25,00

 

Fonte: SHP – Carola May; fotos: Luis Ruas

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...