Musa vence GP Longines e segue líder do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top e Fábio Sarti é 5º

17 de novembro de 2014

O cavaleiro mineiro radicado em São Paulo Francisco Musa comemorou na tarde do domingo, 16/11, uma conquista em dose dupla no Longines Rio Equestrian Festival, realizado na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. No dorso do cavalo Premier Xindoctro Metodo, Musa foi o único a fazer duas pistas limpas e com o tempo de 55s64 conquistou o Grande Prêmio da competição, válido pela sexta etapa Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top. Além de escrever seu nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho pela primeira vez, ele manteve a liderança do campeonato, ampliando a vantagem sobre o segundo colocado do ranking Artemus de Almeida/Zarisma, que perdeu quatro pontos na prova deste domingo e ficou com a prata no tempo de 48s61. Também com quatro pontos perdidos, mas com o tempo maior (49s67), Fernando Costa/Val d’Isere terminou na terceira posição.

 

Musa e Xindoctro:100% de aproveitamento GP Troféu Roberto Marinho, válido pelo ranking brasileiro Hyundai Senior Top, no Longines Rio Equestrian Festival

Musa e Xindoctro:100% de aproveitamento GP Troféu Roberto Marinho, válido pelo ranking brasileiro Hyundai Senior Top, no Longines Rio Equestrian Festival

A três etapas do fim do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top, Francisco Musa chegou a 84 pontos com os 20 somados neste domingo. Artemus de Almeida, que conquistou 17 pontos, tem agora 80 na vice-liderança do ranking. A terceira colocação ainda é de Sérgio Marins, que ficou em quarto no GP e chegou a 65 pontos na classificação geral do campeonato.

 

Artemus de Almeida com Zarisma, campeão do GP Longines na SHP em 19/10, vice-campeão no GP Longines no Rio

Artemus de Almeida com Zarisma, campeão do GP Longines na SHP em 19/10, vice-campeão no GP Longines no Rio

 

“Todo cavaleiro, quando começa a montar, tem o sonho de ganhar um Grande Prêmio. Ainda mais este GP do Troféu Roberto Marinho, que é um dos mais importantes do hipismo nacional. Estou muito feliz por escrever o meu nome nele”, disse o campeão Francisco Musa, que comemorou bastante a pequena vantagem que abriu sobre Artemus de Almeida no campeonato – antes da prova, apenas um ponto separava os dois, agora são quatro. “O campeonato está muito disputado e acredito que será assim até o final, uma briga ponto a ponto pelo título”, completou Musa, que vendeu Xindoctro para sua aluna Patsy Zurita. No próximo final de semana, Patsy compete com Xindoctro no Longines Rio Equestrian Festival, mas nas duas etapas finais do Ranking e Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, na Sociedade Hípica Paulista, Musa ainda vai terminar a temporada na corrida pelo título de campeão montando Xindoctro.

A 5ª posição do GP do Aniversário da SHB ficou com nosso representante Fabio Sarti e a alazã Evian Van´t Heike, vice campeão do GP Longines na SHP em 19/10, com duas faltas trazidas da primeira volta, o mesmo resultado do carioca Tiago Mesquita e seu Cathaar Z, que completaram o pódio em 6º lugar.

 

Os vencedores do GP atentos ao hino nacional

Os vencedores do GP atentos ao hino nacional

Dos 25 conjuntos que foram à pista para a primeira passagem com obstáculos a 1.55m, 12 classificaram-se para a segunda volta, sendo que apenas dois fizeram pistas limpas – além de Musa, Fernando Costa também não cometeu penalidades na primeira passagem. Para o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni, a principal prova da primeira semana do Longines Rio Equestrian Festival apresentou um nível muito alto e exigiu muita precisão dos cavaleiros.

“O nível da prova estava extremamente elevado, comparado a provas de três estrelas que são realizadas na Europa. E o Musa foi espetacular. É sempre muito bom a gente poder observar os melhores cavaleiros do país em ação e em um nível tão alto”, destaca Luiz Roberto Giugni.

O Longines Rio Equestrian Festival segue para a sua segunda semana e será disputado entre 19 e 23 de novembro, com a realização da sétima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top no sábado, dia 22.

 

Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP – após seis de nove etapas

1º Francisco Musa – 84 pontos
2º Artemus de Almeida – 80 pontos
3º Sérgio Marins – 65 pontos

Próximas etapas do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP

19 a 23/11 – Longines Rio Equestrian Festival – 2ª semana – 7ª etapa
28 a 30/11 – Classic Horse Show – SHP – 8ª etapa
12 a 14/12 – TOP Riders – SHP – 9ª etapa
SHP com as onte: MktMix Assessoria de Comunicação e CPC Comunicação; imagens: Beatriz Cunha

Notícias Relacionadas