Sociedade Hípica Paulista 110 anos: tradição secular no esporte e social

29 de julho de 2021

Nascida em 29 de julho de 1911, auge da Belle Époque em São Paulo, a Sociedade Hípica Paulista está completando 110 anos escrevendo a história do hipismo brasileiro. Ponto de convergência da alta sociedade, o mais tradicional e antigo clube hípico do hipismo é um oásis verde na efervescente região empresarial e financeira da Berrini no Brooklin na zona sul da capital.

A origem – No início do século 20, São Paulo começava a se tornar o coração do Brasil moderno e ao mesmo crescia a prática dos esportes e também do hipismo. O primeiro presidente da Sociedade Hípica Paulista foi o Conde Eduardo de Prates, entusiasta do hipismo ao lado dos filhos Guilherme, Eduardo e Candinha, que fundou o clube em sua chácara de frente para atual Avenida Rio Branco, onde mantinha uma pista de treinamento e salto de obstáculos.

Dia de treino na Aclimação, frente a atual Avenida Barão do Rio Branco, primeira sede da SHP

Em abril de 1917, a sede da SHP passou a ocupar boa parte do Palacete Prates, no Vale do Anhangabaú. Três anos depois, os sócios investiram em um terreno de 70.000 m² em Pinheiros, possibilitando a prática de mais modalidades equestres, outros esportes e lazer. Ao mesmo tempo, Carnavais e Festas de Natal e Ano Novo, pontos de encontro da elite paulista, eram considerados as melhores da cidade.

Os anos passaram e, em 1941, os sócios investiram em uma área de 180.000 m² no Brooklin, à época ainda uma desbravada zona rural. Iniciava-se um ciclo de investimentos nesse que hoje é o mais bem estruturado clube hípico da América do Sul. O primeiro picadeiro coberto foi inaugurado em 1943. Porém até hoje nada supera o imponente picadeiro coberto que leva o nome de seu então presidente Jayme Loureiro Filho, inaugurado em 13 de março de 1965 e que permanece como um dos maiores vãos livres sem pilastras do mundo.

Excelência e tradição esportiva

Desde 1911 foram 33 os presidentes da casa , cinco com mais de um mandato. Em 2021, Fernando Sampaio Ferreira Filho, após seis anos sob gestão de Romeu Loureiro Ferreira Leite Junior, agora vice-presidente, assumiu a presidência.

Hoje o clube é palco dos mais badalados concursos hípicos no país como a Copa São Paulo, antigo Torneio Pão de Açúcar idealizado por Raul de Lara Campos em parceria com o comendador Valentim dos Santos Diniz, primeiro patrocinador do esporte, que entre 9 e 13 de junho, chega a sua 50ª edição.

José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, hexacampeão do Torneio Pão de Açúcar, atual Copa São Paulo


Porém a cada ano, o Concurso de Salto Internacional Indoor o picadeiro Jayme Loureiro Filho e idealizado desde sua primeira edição por Romeu Ferreira Leite Jr, hoje é, sem dúvida, o mais esperado evento hípico em território e principal indoor (recinto fechado) na América do Sul e Central. Em 2021, o 31º CSI-W Indoor acontece entre 28 de setembro e 3 de outubro, o maior show do hipismo brasileiro e América do Sul, com sua habitual plataforma paralela de entretenimento e relacionamento com apresentações de diversas modalidades equestres, shows musicais e concorridas áreas vip.

José Roberto Reynoso Fernandez, primogênito do saudoso cavaleiro Alfinete, na conquista do GP Indoor 2018

Ao todo, a Hípica realiza cerca de 40 esportivos ao ano, incluindo tradicionais rankings interclubes nas modalidades Salto e Adestramento. O clube também é o principal pólo da modalidade Adestramento, com realização Concursos Internacionais, válidos como seletivas pan-americanas e olímpicas. Destaque ainda para único campo de pólo na capital, onde nasceu a modalidade no país e já contou com a presença do príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, no Torneio Príncipe Gales, em 1979, além outros importantes torneios Abertos e Brasileiros.

Muita adrenalina em dia histórico de reinauguração do campo de polo da SHP em 2018

Prestigiado ponto de encontro social

A Sede Social, em estilo inglês, com seu magnífico salão nobre, nos últimos quatro anos, passou por retrofit de suas vigas, mezanino e piso e foi totalmente redecorado. Além de bem receber seus sócios e convidados está entre os mais sofisticados points para casamentos e outros eventos sociais e coorporativos.

A sede também conta com Bar & Restaurante interno e externo, com cozinha cinco estrelas, e o charmoso bar intimista Chicuta. Já o Horse Bar, muito bem localizado ao lado picadeiro de salto e com vista para pista de grama, tem um restaurante japonês de primeira qualidade.

O charmoso bar do Chicuta passou por uma reformulação na virada de 2019 para 2020

Estrutura esportiva de ponta: hipismo e muito mais

Hoje o Clube dispõe de três pistas de areia e duas de grama, três picadeiros cobertos, complexo de adestramento com dois picadeiros, o único campo de pólo na capital, redondéis para trabalho dos cavalos em liberdade e guia, mais de 400 cocheiras, além de uma prestigiada Escola de Equitação.

A pista de grama Gianni Samaia e ao fundo picadeiro coberto Jayme Loureiro Filho, inaugurado em 1965


A SHP também conta com uma excelente academia, piscina aquecida e infantil, sala de pilates, quatro quadras de tênis, quadras de beach tennis e futevôlei, espaço lúdico de recreação infantil, drive range e putting green de golf.

Futevolei foi implantado na SHP em 2019

Além do Salto, modalidade com maior número de adeptos, o Clube é ideal para prática das modalidades Adestramento, Polo e Volteio. A Escola de Equitação da SHP, também aberta a não sócios, oferece aulas de Salto, Adestramento, Polo, Pôneis, Equoterapia e Equitação Lúdica.

Hoje a Sociedade Hípica Paulista tem 585 associados e opera próximo ao limite de títulos para novos sócios, sempre visando manter a excelência de seus serviços e sua condição única de exclusivo ponto de encontro para gerações de famílias na prática do hipismo e convívio social.

Notícias Relacionadas