Semana de treinamento de volteio na SHP fecha com sucesso

31 de maio de 2016

Na última semana, entre 21 e 28/5, mais uma clínica de volteio agitou a Hípica Paulista. A base da equipe brasileira, liderada por Carla Massenzi, recebeu a volteadora e treinadora alemã Katharina Steinberg, convidada da Confederação Brasileira de Hipismo, para mais uma temporada de preparação rumo ao Mundial 2016. No domingo, 22/5, o grupo teve uma visita especial: o super atleta da natação brasileira Manoel dos Santos, ex-recordista mundial e medalhista de bronze, fez uma palestra.

O time Brasil de volteio com medalhista olímpico da natação Manoel dos Santos

O time Brasil de volteio com medalhista olímpico da natação Manoel dos Santos e Katharina Steinberg

Defender o Brasil é sempre um grande desafio e honra. “Acho que o esporte é muito importante para os jovens e seu todo futuro na vida”, destacou Manoel dos Santos, que, entre outros pontos, também fez um paralelo entre a natação e o hipismo. “Precisamos entrar na água e tratá-la com carinho e suavidade, ter concentração e não pensar em nada a nossa volta. Certamente isso também se aplica à sintonia entre os volteadores e o cavalo, um cavaleiro e seu cavalo”, ponderou o campeão.

Pose fácil: mas somente para volteadores

Pose fácil: mas somente para volteadores ao lado de Katharina Steinberg, Malu Giugni e Carla Massenzi

Exceto na 3ª feira, 24/5, quando Katharina esteve no Clube Hípico de Santo Amaro para um workshop, os demais dias foram de treinos intensos na Hípica Paulista: aberto na segunda e quarta-feira, em 23 e 25/5, e nos outros dias junto à equipe brasileira. “Em 2006, conheci a equipe do Brasil, tivemos contato porque na época procuravam um cavalo e emprestamos um com o qual eu treinava para que fossem ao Mundial de Aachen”, conta Katharina.

No último dia da clínica, o treino com cavalo foi no picadeiro coberto

No último dia da clínica, o treino com cavalo foi no picadeiro coberto

“Os brasileiros têm muita motivação, são muito positivos e fico muito contente em poder trabalhar com eles. Acho que ainda precisam trabalhar um pouco cada um dos exercícios técnicos. Espero que eu possa contribuir em algo e passar algumas dicas para os treinadores para corrigir principalmente os exercícios obrigatórios”, resumiu Katharina.

treino01

 

Além do fomento a modalidade de modo geral, a iniciativa da clínica bem como a palestra com Manoel dos Santos faz parte da jornada do Time Brasil de Volteio visando o Mundial de 2016 em Les Mans França, em agosto.

 
SHP com a fonte: CBH; fotos: CMay

Notícias Relacionadas