Tiago Mesquita vence qualificativa e Musa vem com tudo para a decisão do Brasileiro Senior Top

11 de dezembro de 2014

Abrindo a série Internacional Top Riders, válida pelo ranking Brasileiro Hyundai Senior Top, nessa quinta-feira, 11/12, na Sociedade Hípica Paulista, o jovem carioca talento carioca Tiago Mesquita com Cathaar Z comemorou o 1ª posto, na prova a 1.45 metro, com armação da course-designer internacional Marina Azevedo. O evento na centenária entidade segue até domingo, 14/12, e acontece junto com a Final do Ranking SHP e o Campeonato Brasileiro de Atrelagem.

 

Thiago Mesquita e Cathaar Z rumo a vitória na qualificativa do GP Hyundai

Thiago Mesquita e Cathaar Z rumo a vitória na qualificativa do GP Hyundai

 

Participaram da disputa qualificativa para o GP Hyundai que define o campeão brasileiro Senior Top 2014, no sábado, 12/12, às 14h30, 27 conjuntos. Somente três zeraram o percurso habilitando-se ao desempate: Tiago e Cathaar Z, Rodrigo Tsau com Xena GMS e Francisco Musa com Xindoctro Método. Musa, líder do Campeonato Brasileiro Senior Top com 90 pontos, preferiu poupar Xindoctro do desempate, visando a conquista do título no próximo sábado. Rodrigo e Xena GMS cometeram duas faltas em 45s22 ficando em 2º lugar e Tiago com Cathaar Z entrou depois e buscando o zero fechou com somente um ponto por excesso tempo em 47s20.

 

Francisco Musa com seu Xindoctro fez pista limpa e vem com tudo para a grande Final

Francisco Musa com seu Xindoctro fez pista limpa e vem com tudo para a grande Final

Para Thiago, a sua primeira vitória no Internacional e Brasileiro Senior Top foi especial. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais. Esse ano, também com Cathaar Z, que está comigo há três anos, venci o GP do Circuito Indoor aqui na Hípica Paulista, fui 2º na qualificativa e 4º no Internacional da Santo Amaro, 3º na qualificativa do Internacional na Copa São Paulo, entre outras classificações”, contou Thiago, 28, satisfeito, com seu desempenho. “Agora no domingo, minha meta é buscar mais dois percursos sem faltas.”

Tiago Mesquita recebendo seu prêmio das mãos de Jean Maurice Bonneau, técnico das equipes brasileiras de Salto

Tiago Mesquita recebendo seu prêmio das mãos de Jean Maurice Bonneau, técnico das equipes brasileiras de Salto

 

O GP Hyundai também computa pontos para o Ranking Longines de Salto da Federação Equestre Internacional vai definir o campeão brasileiro senior Top 2014, valendo ainda como observatória para os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015.

Considerando que o GP Final tem peso 1,5, os quatro primeiros colocados têm chances matemáticas de conquistar o título. Francisco Musa, tricampeão do ranking brasileiro senior, vem na ponta com 96 pontos (já descartados os piores resultados das 8 primeiras etapas), seguido pelo cavaleiro olímpico Artemus de Almeida, campeão do GP Longines em 19/10 na Hípica Paulista, 90 pontos, Sérgio Henrique Marins, campeão do ranking brasileiro senior top 2013, 81 pontos. Em 4º lugar está o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do ranking brasileiro senior 2007/2008, campeão do GP Hyundai na Copa São Paulo em 1/6 e GP Longines no Rio em 22/11, 67 pontos.

 

Artemus de Almeida, vice líder do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, com Zarisma

Artemus de Almeida, vice líder do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, com Zarisma

 

O líder Musa fez o seu prognóstico. “Esse título será definido nos detalhes. Qualquer descuido ou qualquer erro pode mudar tudo. Estou focado e pensando apenas em fazer o meu melhor, evitando pensar nas possibilidades. Não tive nenhuma preparação especial, pretendo manter a estratégia utilizada em todas as etapas. Tive uma temporada muito regular e agora só dependo de mim. Sei que posso ser campeão com várias combinações de resultado, mas não penso nisso. Espero fazer uma ótima prova e não depender dessa vantagem para ser campeão”, explicou o cavaleiro, tricampeão do ranking brasileiro senior top.

Sérgio Marins e Land Peter do Feroleto fizeram somente 3 pontos por excesso de tempo na qualificativa e também vem com boas chances rumo a Final

Sérgio Marins e Land Peter do Feroleto fizeram somente 3 pontos por excesso de tempo na qualificativa e também vem com boas chances rumo a Final

 

Artemus, vice-líder, também vem com tudo. “Vejo o Musa com uma pequena vantagem. Ainda que eu vença a prova, ele pode ser campeão se ficar em segundo. Não vai ser fácil, mas estou confiante. Minha égua vem saltando muito bem e consegui dar um descanso a ela na última semana, o que é muito importante. Mas a briga vai ser boa, o nível será muito alto, e espero fazer a minha parte para jogar a responsabilidade para o Musa.”

Programação – Mas atrações não param por aí. Na grande Final do Ranking de Salto SHP, o GP, a 1.40 metro, agendando para domingo, 14, às 11h00, tem um carro 0 km para o campeão, além de outros 16,8 mil reais a serem distribuídos entre os seis primeiros colocados. Ao todo são 18 as provas para todos os níveis e categorias. A exemplo da série Internacional válida pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, os percursos tem assinatura da course-designer internacional Marina Azevedo.

O evento é aberto ao público e a entrada na Sociedade Hípica Paulista é franca.

Prova Internacional 1.45 metro

1º Tiago Mesquita / Cathaar Z – Brasil – 0/1/47s20
2º Rodrigo Yue der Tsau / Xena GMS – Brasil – 0/8/45s22
3º Francisco Musa / Xindoctro Método – Brasil – 0 – 79s80 /não saltou
4º Mario Appel / Challenge Z Bom Sabor – Brasil – 1/82s48
5º Sergio Marins / Land Peter do Feroleto – Brasil – 3/89s25
6º André Miranda / Didas de l Esperamos – Brasil – 4/73s
Programação e Resultados completos

 

Entrada Franca
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206 – Brooklin Novo – São Paulo

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SHP com MKT Mix Comunicação; fotos: Luis Ruas / SHP

Notícias Relacionadas