Zé Reynoso, Pedro Muylaert, Leandro Giunchetti e Zé Luiz Carvalho sobem ao pódio no Clássico Troféu Pedro Valente (in memoriam) nos 78 anos da Hípica Brasileira

20 de novembro de 2016

O desempate do Clássico Troféu Pedro Valente (in memoriam) do 78º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, na noite do sábado, 19/11, foi de tirar o folêgo com a liderança mudando de mãos e mãos. Dos 50 que largaram na primeira volta, dez conjuntos passaram ao desempate da delicada prova armada por Hélio Pessoa na pista Roberto Marinho. Conjunto vencedor do ano retrasado, Pedro Muylaert e Chamant, pararam o cronometro em 38s26s sem faltas. Mas o que parecia um ótimo tempo, com cara de bi, praticamente foi pulverizado por Zé Roberto Reynoso e Galip. Com seus 36s28, eles já tinham uma mão no Troféu Pedro Valente. Leandro Giunchetti com Berlin H ainda tentou ficar com o prêmio, que leva o nome de seu sogro, mas terminou com 38s58, pista limpa. Parecia mais uma vitória do paulista Reynoso, mas ainda faltava um último conjunto à disputada segunda volta. E era Rodrigo Sarmento e seu veloz, muito veloz, Calvorado JMen, que entraram para vencer e tiraram o fôlego da torcida até que, ao cruzar a bandeirola final, o relógio marcava 36.06. Tinham batido Zé Roberto e eram os vencedores!

Sarmento e o Brasileiro de Hipismo Calvorado JMen, uma das mais premiadas duplas do hipismo nacional a caminho da vitória no Clássico Troféu Pedro Valente; img; Luis Ruas

Sarmento e o Brasileiro de Hipismo Calvorado JMen, uma das mais premiadas duplas do hipismo nacional a caminho da vitória no Clássico Troféu Pedro Valente; img; Luis Ruas

“A estratégia era correr atrás Zé e ser mais rápido que ele. Só isso”, disse o cavaleiro de 45 anos, um currículo lotado de vitórias, que atribuiu ao seu cavalo, um Brasileiro de Hipismo de 15 anos, o mérito pela vitória. “Já tive muitos cavalos importantes, mas este vai ficar no meu coração. Ele sempre dá o melhor, está sempre disposto, tem um coração enorme”, festejou o campeão.

Ao final, a SHP teve quatro representantes no pódio: Zé Reynoso, Pedro Muylaert, Leandro Giunchetti e José Luiz Carvalho.

Zé Reynoso cada vez mais afiado com sua nova montaria Galip; img: Luis Ruas

Zé Reynoso cada vez mais afiado com sua nova montaria Galip; img: Luis Ruas

Pedro com Chamant

Pedro com Chamant; img; Luis Ruas

Leandro e Berlin H ; img: Luis Ruas

Leandro e Berlin H ; img: Luis Ruas

Zé Luiz eColman Cooper

Zé Luiz eColman Cooper

Campeão Rodrigo Sarmento / Calvorado Jmen – FHMG – 0/0/36s06
Vice José Roberto Reynoso Fernandez / Galip -FPH -0/0/36s28
3º Pedro Muylaert / Chamant – FPH – 0/0/38s26
4º Leandro Junqueira Giunchetti / Berlin H – FPH -0/0/38s58
5º José Luiz Guimarães de Carvalho / Colman Cooper – FPH – 0/0/40s10
6º Lucas Costa Araujo / JCR Qauntico – FHMG – 0/0/40s51

Troféu Perpétuo Nelson Pessoa

Durante a tarde, aconteceu o lançamento do Troféu Perpétuo Nelson Pessoa, que será oferecido ao vencedor do GP do CSI-W do Rio de Janeiro, a partir de 2017, uma réplica em bronze do salto no muro de 2.33m de Neco com a água Miss Moet. A diretoria da Hípica também comunicou que, a partir do ano que vem, a maior pista do clube, a de treino que tem vista do novo picadeiro, levará o nome de Nelson Pessoa. A cerimônia contou com a presença do presidente do Clube, Felipe Gomes, do presidente da FEERJ, Rodolpho Figueira de Mello, do homenageado e diversos familiares seus como a irmã e o irmão, Helio Pessoa, também cavaleiro, além do Secretário Nacional de Esportes, Leandro Cruz Fróes. Também foram homenageados com uma placa de bronze festejando o aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, com a imagem do novo picadeiro coberto, cavaleiros internacionais e olímpicos do clube como Fabio Leivas, Vinicius da Motta e João Aragão.

Nelson Pessoa, o Neco, ícone máximo do hipismo brasileiro, ladeado por Felipe Gomes, presidente da SHB, e Lea

Nelson Pessoa, o Neco, ícone máximo do hipismo brasileiro, ladeado por Felipe Gomes, presidente da SHB, e Lea

Neco agradeceu a lembrança e elogiou a iniciativa conjunta da SHB e da FEERJ: “É muita emoção ser homenageado pelo clube onde aprendi a montar, onde tudo começou e pelo qual tenho muito carinho. O clube está lindo, é o melhor clube hípicos do mundo. Também quero parabenizar a diretoria por este novo picadeiro que está maravilhoso”, disse Nelson Pessoa, um dos mais premiados e reverenciados cavaleiros do mundo.

Demais competições em 19/11

Na prova de 1.30m. Fabiana Destefano foi a melhor entre os Amadores Top, Rodrigo Lima entre os Master Top e Takeo Mihayra levou o troféu de campeão do Jovem Cavaleiro Top. Cel Ruy Couto venceu no 1.20m entre os Amadores, Andreia Stoiacov entre os Jovem Cavaleiros e Maria Pucci foi a melhor Mirim. E, na prova de 1 metro, Nathalia Espírito Santo foi a mais rápida no desempate entre os Amadores B, Pamela Fernandes chegou mais perto do tempo ideal entre os Jovem Cavaleiros B e João Marcelo Ergoroff foi o melhor Mini Mirim.

Neste domingo, as provas começam às 09h00 e a partir das 17 horas, é a vez do Grande Prêmio Roberto Marinho. Instituído há 27 anos para homenagear um dos maiores incentivadores do clube e patronos do esporte, o GP do Troféu Roberto Marinho virou um clássico do calendário hípico nacional.

Entre outras classificações dos sócios da SHP, Isabela Lins Veiga com Arthos emplacou em 2º na categoria Amador Top e sua filha Maria Pinheiro levou Badojoz Itapuã ao 3º posto na categoria Mirim.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Todas as competições serão transmitidas ao vivo e os resultados também podem ser conferidos online, em tempo real, através do site www.shb.com.br ou do aplicativo da SHB disponível para as plataformas Android e IOS.

O Concurso de Salto Nacional de Aniversário da SHB conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Governo Federal, Multiplan, Village Mall, Osklen, Ceratti, Maison du Cavalier, AD Life Style, e chancela de FEERJ e CBH.
Resultado completo e transmissão ao vivo.
SHP com a fonte: CPC Comunicação e fotos: Luis Ruas (salto) e Beatriz Cunha

Notícias Relacionadas

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Normas Ranking de Tênis SHP 2024: início em 5/5

Em 5 de maio começa o Ranking de Tênis SHP 2024 para sócios e convidados de sócios. Para fazer a sua inscrição, entre em contato pessoalente na Secretaria de Esportes, pelo e-mail esportes@shp.org.br ou com o diretor de tênis Daniel Borges. Download do regulmento -...