Zé Luiz de Carvalho é 2º a 1.45m e Pepê Muylaert, 3º, a 1.35 metro, na abertura do Rio Longines Equestrian Festival

25 de setembro de 2015

O tempo limite do percurso inicial foi decisivo. Dos nove conjuntos sem faltas na primeira passagem – de 60 da ordem de largada – apenas dois conseguiram terminar os saltos propostos por Lucia Faria Alegria Simões dentro do tempo: André Miranda com Didas de L´Esperance e José Luiz Guimarães de Carvalho com Ariness Vant Wolferink Rcli. Os dois tordilhos então voltaram para o desempate da prova principal do primeiro dia do Longines Rio Equestrian Festival, na noite desta quinta-feira, 24/9, na pista Roberto Marinho da Sociedade Hípica Brasileira. Miranda foi o primeiro a voltar a disputa contra o cronômetro e deixou claro que não queria correr riscos. Foi muito rápido. Parou o relógio em 34s83. José Luiz e Ariness, conjunto que vem de um vice-campeonato no GP Hyundai nos 80 anos do Clube Hípico de Santo Amaro, entrou para tentar chegar no tempo do concorrente mas uma falta no começo do percurso tirou suas esperanças.

José Luiz em grande salto com Ariness van´t Wolferink ; img: Beatriz Cunha

José Luiz em grande salto com Ariness van´t Wolferink ; img: Beatriz Cunha

André Miranda estava satisfeito com o desempenho de seu cavalo. “Eu achei que poderia ganhar sim pois ele é um cavalo muito bom. Quando ele está em forma, como agora, ele é rápido e competitivo”, explicou o cavaleiro que achou o tempo justo. “Estava apertado, mas bem possível. Acho que temos que começar a treinar com tempos mais justos”, afirmou. E entra com confiança total no GP deste sábado, válido para o Campeonato Brasileiro Hyndai de Sênior Top. “Eu fui segundo neste GP do ano passado. Se meu cavalo estiver bem acho que ele pode ganhar sim”, garantiu o campeão.

André e Dida de L´ Esperance rumo a vitória; img: Beatriz Cunha

André e Dida de L´ Esperance rumo a vitória; img: Beatriz Cunha

Na terceira posição da prova chegou Alberto Bento Sinimbu com Sharapova, seguido de Francisco de Mesquita Musa, Casadora Jmen, Artemus de Almeida e Quidam For Ever e Stepahnie Maciera com Concristo, todos pelo Brasil e todos com apenas 1 ponto de penalidade por ultrapassarem o tempo permitido.

Dos 92 conjuntos que largaram na primeira prova da série internacional do Longines Rio Equestrian Festival, com obstáculos a 1.35m, 26 se habilitaram ao desempate com percursos limpos. Mas foi a jovem baiana, de 24 anos, com seu fiel Estoril Cepel JL Sítio Chuin, os terceiros a entrarem na segunda passagem, que cravaram a marca imbatível de 32s80. A invencibilidade vem sendo a constante deste conjunto que é o atual Campeão Brasileiro de Sênior, vencedor do Mini GP do Circuito Indoor de Santo Amaro, em agosto e segundo lugar na prova principal da abertura do CSI de 80 anos do mesmo clube, na semana passada.

Lívia e Estoril : mais uma vez super velozes

Lívia e Estoril : mais uma vez super velozes

 

Em segundo lugar na competição, que teve percurso armado pela amazona olímpica Lucia Faria Alegria Simões, chegou o carioca Marcello Ciavaglia, com Queenie RJ, que parou o cronômetro em 32.98 e foi seguido pelo cavaleiro da SHP Pedro Muylaert com Premier Avignon.
Destaques

No sábado, o ponto alto do evento é a prova extra, a partir das 16 horas, em que o medalhista olímpico carioca Luiz Felipe de Azevedo vai tentar quebrar o recorde brasileiro e mundial de salto em altura em muro. O cavaleiro, conhecido como Felipinho, é recordista brasileiro de salto em altura (1982) com a marca de 2.31. Felipe também detém o recorde de 2.32 metros, desta vez num salto sobre um muro, na Piazza de Sienna, na Itália, conquistado em 2002. Felipinho vai tentar bater o record dele e o Mundial em salto sobre muro, que é de 2.40 metro e pertence ao cavaleiro alemão Franke Sloothaak (1991). No esquenta para competição, Azevedo passou 2.20 m no final de agosto no Haras Massangana, no Rio, o que o credencia para tentativa de quebra de recorde mundial.

No domingo, é a vez do GP Longines – Troféu Roberto Marinho. Instituído há 27 anos, o Grande Prêmio do Troféu Roberto Marinho é um clássico do calendário hípico nacional. Apenas cinco cavaleiros já venceram esta prova mais de uma vez e têm seus nomes gravados em duplicata no troféu perpétuo: Fabio Leivas (1988 e 1990), Vitor Alves Teixeira (1991 e 2000), Luiz Francisco de Azevedo (1995 e 2011), Rodrigo Ullmann Lima (2001 e 2002), e Rodrigo Sarmento (2004 e 2012).Destes, Fabio, Vitor, Rodrigo Lima e Sarmento estão inscritos e vão tentar o tri.

 

O Longines Rio Equestrian Festival conta com o apoio de Hyundai, Itaú, SporTV, AD Lifestyle, Artefacto, Feat, Osklen, Multiplan, Village Mall e chancela de FEERJ, CBH e FEI.

 

Resultado completo e Transmissão ao Vivo

 

SHP com infos: CPC Comunicação e fotos: Beatriz Cunha

 

Notícias Relacionadas