Tudo pronto para a largada da nata jovem do hipismo rumo ao Americano e Sul Americano da Juventude

22 de abril de 2015

Sociedade Hípica Paulista recebe a 1ª Seletiva rumo no Americano e Sul Americano da Juventude 2015 na Argentina. Geração futuro se prepara para defender os títulos individuais e 100% de aproveitamento das equipes na edição anterior. A entrada é franca.

Nesse final de semana, entre 24 e 26/4, a Sociedade Hípica Paulista recebe a 1ª Seletiva da Juventude para o Campeonato Americano das categorias Mirim, Pré-junior e Junior, em novembro no Haras El Capricho, na Argentina. Em paralelo acontecem a 5ª Etapa do Circuito CBH de Cavalos Novos e provas para amadores, masters e jovens cavaleiros que não concorrem nas categorias de alto rendimento. Os percursos das seletivas têm assinatura da course-designer internacional Lucia Faria Alegria de Simões e as demais provas de Antonio Luis Blanco Junior.

Giulia Scampini vai estrear com novas montarias ; img: Duílio Andrade / Tupa Vídeo

Giulia Scampini vai estrear com novas montarias ; img: Duílio Andrade / Tupa Vídeo

 

Cerca de 100 jovens talentos entram em pista na 1ª das quatro seletivas, com participação obrigatória em duas, além do Campeonato Brasileiro. Na edição 2014 do Americano e Sul Americano da Juventude no Chile, as equipes brasileiras tiveram 100%de aproveitamento categorias: Mirim (12 a 14 anos) a 1.20 metro, Pré-junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, Junior (14 a 18 anos), 1.40 metro, e Sul Americano de Young Riders (16 a 21 anos), 1.45 metro. No individual, o Brasil foi ouro, prata e bronze nas três primeiras e prata e bronze na última.

 

Frederico Antello é um dos representantes da SHP na categoria Junior; img: Luis Ruas

Frederico Antello é um dos representantes da SHP na categoria Junior; img: Luis Ruas

Cada categoria terá duas equipes de quatro conjuntos e um reserva. “O processo seletivo deste ano é igual aos anteriores, ou seja, os três primeiros classificados nas seletivas e os três primeiros no Campeonato Brasileiro estão, desde que tenham feito a adesão até a data estabelecida, objetivamente convocados”, explica Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). “Mas como os Campeonatos Americano e Sul Americano acontecem em novembro os Campeonatos Brasileiros são em julho, o Campeão na Seletiva e o Campeão no Brasileiro não têm necessariamente a vaga titular assegurada, evitando assim um eventual prejuízo para as equipes caso tenhamos algum problema com estes conjuntos. A convocação por critério objetivo  continua inalterada, ou seja, os três primeiros do Ranking e os três primeiros do Campeonato Brasileiro de cada categoria , terão suas convocações garantidas . Somente estarão habilitados para as convocações, os atletas que tiverem regularizado sua adesão e recolhido a respectiva taxa , até a data definida nos comunicados da CBH”, explica o dirigente que destacou a importância do processo seletivo.

“As seletivas também têm como finalidade o preparo e aprimoramento técnico e emocional da nata jovem. Elas são preparadas com as características mais próximas das competições internacionais tanto quanto ao grau de dificuldade, exigência de controle emocional dos atletas e fomento do espírito de equipe”, ressalta Scampini.

Thales Marino, campeão individual children e por equipes estará em pista na SHP; img: Luis Ruas

Thales Marino, campeão individual children e por equipes estará em pista na SHP; img: Luis Ruas

 

“Esse ano tivemos uma taxa de adesão por se tratar de um campeonato em uma cidade pequena, Capilla del Señor, a cerca 100 km de Buenos Aires, com pouca infraestrutura de hotéis. Assim podemos fazer frente às despesas imediatas e já conseguir as melhores acomodações, serviços para a nossa delegação e animais”, explica o dirigente. “Os pais estão investindo de antemão uma pequena parte dos custos que teriam lá na frente para poder enviar seus filhos a essa empreitada internacional. Se consideramos que nos últimos três anos os nossos jovens conquistaram os mais altos postos nos pódios das maiores competições internacionais, com direito a hino nacional e reconhecimento como país que tem os melhores atletas e categorias de base, “o sacrifício terá valido a pena”. Além de ser um marco eterno na vida destes jovens atletas”, acrescenta Constantino.
“Ao mesmo tempo, temos uma grande admiração por esses jovens que, em nome desta paixão que é o hipismo, mesmo sendo necessário um trabalho diário com os animais , tem ainda que fazer frente às obrigações escolares que não são poucas. Aproveito para agradecer a nova geração do hipismo pela confiança em nossos projetos de base e continuem sendo estes exemplos de atletas e certamente o hipismo nacional terá um futuro brilhante.”

Os candidatos a uma vaga na equipe brasileira precisam disputar duas das quatro etapas da 1ª fase e depois obrigatoriamente os Campeonato Brasileiros. A etapa na Sociedade Hípica Paulista acontece em paralelo à 1ª seletiva em João Pessoa na Paraíba. As demais etapas da 1ª fase são o CSN Copa JK em Brasília, de 15 a 17/5, e durante o Circuito Indoor na Sociedade Hípica de Curitiba, entre 26 e 28 de junho. Os Mirins concorrem ao título brasileiro, entre 2 e 5/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) e os jovens talentos das categorias Pré-junior, Júnior e Young Riders, na Sociedade Hípica Brasileira (RJ), entre 9 e 12/7 .

 

 

Entrada Franca
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206 Brooklin Novo – SP

Notícias Relacionadas