Time Brasil Junior conquista o bi e Mirim prata na Copa das Nações nos EUA

02 de março de 2014

equipe_junior_shp

[post_date]

Time Brasil Junior conquista o bi e Mirim prata na Copa das Nações nos EUA

Para a nata jovem do hipismo brasileiro o Feriado de Carnaval foi de muito trabalho e concentração com a largada na Copa das Nações da Juventude Hollow Creek Farm no Festival Equestre de Inverno, nos EUA. No sábado, 1/3, o Time Junior (14 a 16 anos) com a nossa sócia Giulia Scampini / Keep on Fighting ao lado de João Victor Aguiar / Wamira, Alberto Bento Sinimbu / Sharapova  e Bianca de Souza Rodrigues conquistou o bicampeonato.

Alberto, Bianca, Giulia e João Victor: medalhistas de ouro na Copa das Nações e o bicampeonato junior

Alberto, Bianca, Giulia e João Victor: medalhistas de ouro na Copa das Nações e o bicampeonato junior

Na série Mirim (12 a 14 anos), o time formado por Pedro Egoroff / Anton 640, também melhor cavaleiro do categoria, Thales Marino / Ballla 12, Vittorio Burger / Cheese Z, Paulo Miranda / Larissa levou a medalha de prata. Na categoria Young Rider (16 a 21 anos), dessa vez, o Time Brasil ficou de fora da decisão final e o melhor resultado brasileiro foi do nosso representante Guilherme Saraiva com Utah Z. Em 2013, na 1ª edição do evento, o Brasil havia conquistado Ouro nas categorias Mirim, Junior e bronze no Young Riders. Confira como foi páreo.

Caio Sérgio de Carvalho, treinador e chefe de equipe do Brasil, ao lado dos medalhistas mirins Vittorio Burger, Pedro Egoroff, Thales Marino e Paulo Miranda

Caio Sérgio de Carvalho, treinador e chefe de equipe do Brasil, ao lado dos medalhistas mirins Vittorio Burger, Pedro Egoroff, Thales Marino e Paulo Miranda

Time Brasil Junior leva o bi na Copa das Nações

Cinco das oito equipes habilitaram-se para segundo percurso na corrida pelo título. O time Brasil deu show de categoria e sagrou-se campeão com apenas 11 pontos perdidos (pp), os EUA foram prata, 15 pp, e o México levou bronze 18 pp.

Após fechar a primeira volta com apenas 6 pp, Giulia e seu Keep on Fighting, que havia registrado 5 pp, abriu a segunda rodada e fechou muito bem com apenas 1 falta dentro do tempo.

A categoria de Giulia Scampini e Keep on Fighting rumo ao bicampeonato da categoria Junior

A categoria de Giulia Scampini e Keep on Fighting rumo ao bicampeonato da categoria Junior

Depois foi a vez de Bianca que havia registrado 6 pp na 1 volta e dessa vez não terminou a sua apresentação devido a dois refugos no rio que com os reflexos dos refletores assustou seu cavalo Abernante .

Cabia aos outros dois representantes manter a liderança brasileira.Dito e feito, a exemplo da 1ª passagem, Alberto com Sharapova foi muito consciente e fechou novamente com apenas 1 ponto perdido por excesso de tempo. E, finalmente, João Victor, único que veio da Europa, teve a responsabilidade de garantir o ouro e perfeito do início ao fim cruzou a linha de chega com duplo zero falta.

 

João Victor Aguiar e Wamira  em clique espetacular no Palm Beach International Equestrian Center

João Victor Aguiar e Wamira em clique espetacular no Palm Beach International Equestrian Center

Giulia, que também integrou o time de ouro em 2013 e está habilitada para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014, tinha motivos de sobra para comemorar. “Sou a única que pude comemorar a vitória por dois anos consecutivos. Essa conquista é uma recompensa pelo nosso esforço. Eu gostaria de agradecer a todos, inclusive, os patrocinadores que trabalharam para que pudéssemos estar aqui. Formamos uma grande equipe muito unida em prol do Brasil.”

Para João Victor, jovem pupilo do treinador top mundial Nelson Pessoa, que já vinha competindo em Wellington há algumas semanas ao contrário dos demais integrantes que chegaram há dez dias da competição, rever os amigos foi um prazer. “Nós nos conhecemos há muitos anos e saltar juntos aqui foi muito divertido.”

Neco, nosso sócio honorário e um dos melhores treinadores de todos os tempos, com seu  aluno João Victor

Neco, nosso sócio honorário e um dos melhores treinadores de todos os tempos, com seu aluno João Victor

Para Alberto, pela primeira vez em Wellington, a participação foi uma experiência muito boa. “Estou muito feliz”, garantiu o top goiano. O treinador e chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho, também ilustre sócio da Hípica Paulista, destacou a importância do processo seletivo que começou no Sul-Americano e Americano da Juventude na Argentina em outubro de 2013 e formou uma equipe forte para vir aos EUA.

Caio Sérgio, Bianca, Giulia, João e Alberto durante a coletiva de imprensa após a conquista do bicampeonato junior

Caio Sérgio, Bianca, Giulia, João e Alberto durante a coletiva de imprensa após a conquista do bicampeonato junior

Time Brasil Mirim conquista a medalha de prata

Sete equipes competiram na primeira volta e seis voltaram para a 2ª decisiva e acirrada rodada. A nata jovem do México foi ouro sem faltas e Brasil foi prata com apenas 4 pontos, seguido de perto pela Venezuela, bronze, com 5 pontos.

Coube a Pedro Egoroff com seu Anton 640 abrir a rodada brasileira e com mais um percurso zero falta manteve fortes as chances brasileiras. De quebra, o resultado também garantiu ao jovem talento paulista o título de melhor cavaleiro da série – uma vez que Pedro zerou todos os percursos ao longo da competição, incluindo as duas provas preparatórias.

Pedro Egoroff, melhor cavaleiro da categoria Mirim

Pedro Egoroff, melhor cavaleiro da categoria Mirim

Depois foi a vez de Thales Marino com Balla 12, que havia registrado 6 pontos na 1ª volta, e fechou a 2ª com somente uma falta. O terceiro conjunto brasileiro em pista foi Paulo Miranda com sua Larissa que também deu show de categoria garantindo duplo zero falta. Finalmente, Vittorio Burger, integrante do Time de Ouro Mirim 2013 e vencedor da segunda prova preparatória para competição, também fez bonito e após pista limpa na 1ª volta fechou com um só derrube na 2ª.

Comemoração no pódio da categoria Mirim: México, campeão, Brasil, prata e Venezuela, bronze

Comemoração no pódio da categoria Mirim: México, campeão, Brasil, prata e Venezuela, bronze

O time campeão do México contou Franco Antonio Gama Quadrini / Good Girl, Mauricio Huesca Perez / Adermie PP, Nicole Meyer Robredo / Acatitlan RM e Carlos Hank Gonzalez / Joker.

Donos da casa garantem o bi no Young Riders

Coube aos donos da casa com o time formado por Frances Land / Vieanne, Wilton Porter / Radio City, Lillie Keenan / Londinium e Michael Hughes / Luxina a medalha de ouro com apenas 4 pp e o bicampeonato dos EUA. A Alemanha foi prata, 8pp, e o México, bronze, 23 pp.

O Time Brasil, 7º colocado, contou com Guilherme Saraiva de Moraes / Utah, Carolina Drummond / Opium du Breau, Anna Paula Noronha / Unique Times e Luis Antonio Piva / Zaterdag Cooper. O melhor resultado foi do experiente e sempre competitivo Guilherme e Utah que fecharam a 1ª volta com somente 5 pp. Carolina com sua nova montaria Opium de Breau registrou 13 pp e Anna com Unique Times, 18 pp.

O top pernambucano e representante da Hípica Paulista Guilherme Saraiva e Utah Z em ação na Copa das Nações da Juventude 2014

O top pernambucano e representante da Hípica Paulista Guilherme Saraiva e Utah Z em ação na Copa das Nações da Juventude 2014

Já o nosso representante Piva não largou bem Zaterdag Cooper. Já sem chances, o cavaleiro que emplacou em 3º lugar na 2ª prova preparatória fez bem em poupar sua montaria ainda na primeira passagem.

 

“Gostaria de parabenizar todo o nosso time, através do Constantino Scampini, diretor das categorias de base, e do diretor, treinador e chefe de equipe de Salto, Caio Sérgio Carvalho, por mais esta importante conquista. As categorias de base são um dos principais projetos da minha gestão na CBH e estou muito feliz e orgulhoso do trabalho impecável de todos os envolvidos, desde os tratadores, veterinários, treinadores, atletas e até suas famílias”, destacou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

Aplausos para as equipes brasileiras

Aplausos para as equipes brasileiras

“Foi um dia memorável, para todos nós. Estamos todos muito felizes e agradecidos pelo apoio incondicional que a CBH tem nos prestado. Só assim podemos proporcionar esta maravilhosa experiência para o desenvolvimento desses jovens atletas durante todos esses dias que ficamos aqui em Wellington. A todos que no Brasil nos apoiaram e prestaram excelentes serviços, permitindo que nós pudéssemos ficar focados somente na competição, nosso muito obrigado”, finalizou Constantino Scampini, diretor das categorias de base da CBH.

A disputa em Wellington é a primeira do calendário 2014 e dá início a uma série de competições já visando o Campeonato Americano Mirim, Pré-Junior e Junior e Sul-Americano de Young Rider, entre 7 e 12 de outubro em Santiago, no Chile.

 

SHP com as fontes: Brasil Hipismo,  Equestrian Sports Productions e MKT Mix Comunicação; imagens: Luis Ruas/CBH

Notícias Relacionadas