Rodrigo Pessoa substitui Doda Miranda na equipe de Salto no Pan, mas afirma que prioridade é dar chance a novos conjuntos

16 de julho de 2015

O Time Brasil de hipismo de modalidade Saltos do Brasil nos Jogos Pan-americanos terá substituição entre medalhistas olímpicos. Foi confirmada uma inflamação na pata esquerda do cavalo AD Rahmannshof’s Bogeno, montaria de Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda (bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 96 e Sydney 2000). Com isso, a Confederação Brasileira de Hipismo pediu a substituição do conjunto pelo do campeão olímpico em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa, que montará o cavalo Status que já está novamente em plena forma. Rodrigo desembarca em Toronto no dia 18/7 e seguirá direto para a sub-vila de Nottawasaga, próxima ao local de competição da modalidade nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Compõe a equipe ao lado de Rodrigo com Status, Pedro Veniss com Quabri d´Isle, ambos sócios da Sociedade Hípica Paulista, Marlon Módolo Zanotelli / Rock’n Roll Semilly ou Zerlin M, atual melhor brasileiro no ranking mundial, Eduardo Menezes com Quintol, em atividade nos EUA, e Felipe Amaral com Carthoes BZ, atual campeão sul-americano. Os quatro titulares e o reserva serão definidos em Toronto.

“O cavalo do Doda se machucou e nós não podiamos correr o risco de não ter um quinto cavaleiro. Aprendemos a lição de Londres, que tivemos problemas a poucos dias do início das provas e não tínhamos substituto. O Rodrigo já estava no Canadá com o Status e o cavalo dele voltou em boa forma e fica à disposição caso haja algum problema com algum outro cavalo da equipe”, explicou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

Rodrigo Pessoa e Status em ação nos Jogos Equestres Mundiais 2014 na França; img: Luis Ruas

Rodrigo Pessoa e Status em ação nos Jogos Equestres Mundiais 2014 na França; img: Luis Ruas

Rodrigo Pessoa também se posicionou. “Vamos manter a estratégia de dar chance aos novos conjuntos e minha função principal continuará sendo ajudar a equipe brasileira de fora das pistas. Só entro na competição se algo der errado com algum dos outros cavalos. Tenho certeza que estamos com um time forte com o Pedro Veniss, Marlon Zanotelli, Felipe Amaral e Eduardo Menezes e com chances de brigar pelo ouro. Hoje esta é a melhor equipe que a gente podia esperar”, afirmou Rodrigo, mais premiado cavaleiro brasileiro de todos os tempos.

Ao todo, o Brasil tem 12 medalhas em Jogos Pan-Americanos na modalidade saltos, sete por equipe e cinco no individual. As competições de salto acontecem no Centro Equestre Caledon entre os dias 21 e 25 de julho.

 

Fonte: CBH

Notícias Relacionadas